Hot News MD
sábado, 30 de janeiro de 2010

As Manifestações Culturais em Paulínia


Ao longo dos anos, as administrações municipais sempre demonstraram interesse no Setor cultural, incentivando festas e outros eventos culturais.

O dicionário Aurélio define o que é cultura: "O complexo dos padrões de comportamento das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc., transmitidos coletivamente e típico de uma sociedade". Com base nessa definição, realizamos um levantamento das manifestações culturais que existiram em Paulínia e que despertaram o interesse dos munícipes e da imprensa.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca


Em Agosto de 2006 Paulínia sediou o 3º Fórum Cultural da RMC (Região Metropolitana de Campinas), um evento importante que veio destacar a cidade e colocá-la em evidência no cenário cultural regional, além do mega projeto do prefeito Edson Moura em transformar a cidade em um pólo cultural. Para isso criou o projeto "Magia do Cinema" com implantação de um teatro, Museu do Cinema, Rádio e Televisão e estúdios cinematrográficos.
Anterior a esse projeto, um espaço importante para expressões artísticas na cidade foi a criação do CEART (Centro de Artes de Paulínia), em 1993. O CEART foi um espaço para desenvolvimento de atividades ligadas a arte e cultura, com cursos de teatro, iniciação musical, violão, guitarra, baixo, piano, dentre outtras, destinados a crianças, adolescentes e adultos.


Muitas festividades hoje extintas marcaram o calendário cultural da cidade, vale lembrar da Folclorada realizada no mês de Agosto. A festa se baseava nas manifestações culturais de várias regiões do Brasil, como danças, comidas e costumes.

A Paulitália também foi outra festa inclusa no calendário, mas precisamente no mês de novembro. Ela contava a história dos imigrantes italianos através de fotos, objetos, documentos e artesanato. Durante a festividade, a grande atração eram as barracas que comercializavam a culinária típica e artesanato.

Não podemos deixar de mencionar a Folia de Reis que percorria algumas ruas com cantos típicos, festivais de danças com grupos que vinham de várias cidades, Festa de São Bento, até Festas juninas estiveram incorporadas ao calendário cultural do município.
A tradicional Quadrilha não podia faltar, além das comidas típicas.

A música sempre teve seu espaço na vida cultural da cidade, desde as serestas tocadas no coreto da praça até o lançamento de CD que trás participações importantes como da Banda Santa Cecília e Grupo de Violeiros.

Outro momento que marcou na área musical foi em 2001, quando ocorreu o 1º Festival regional de Música de Paulínia, que revelou novos talentos da música raiz. Os três melhores colocados recebiam premiação em dinheiro. Além da disputa das duplas, havia apresentações de violeiros como Mazinho Quevedo, do trio Sertanejo Dorinho, Iara e Pontelli e outros. Em homenagem aos negros, vários eventos tiveram destaque, entre eles, uma exposição de objetos, telas, palestras, vídeos e oficinas de capoeira com objetivo de resgatar, divulgar e valorizar a influência negra na nossa cultura.

HOJE - Muitas atividades tradicionais, como o carnaval que a municipalidade realiza. Festividade que sempre existiu no município, desde 1928, a animação era por conta dos cordões, depois passaram para os blocos carnavalescos e hoje temos uma das maiores festas carnavalescas da região com desfiles de escolas de samba, blocos, trios elétricos e bailes. O carnaval ganhou destaque na Região Metropolitana de Campinas por ter seu próprio espaço, o "Sambódromo".

Gincana de Férias, tradicional entre os jovens, atrai também moradores de outros municípios. A gincana acontece no mês das férias escolares, em julho. Com a participação de várias equipes que reúnem seus integrantes para competir em diversas provas, no final da competição as equipes que alcançarem a maior pontuação, são premiadas. O encerramento fica por conta de shows musicais. Outros momentos são bem conhecidos da população como, por exemplo, Desfile Cívico (7 de Setembro), Natal das Luzes, quermesses, peças teatrais, danças e outros.
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: As Manifestações Culturais em Paulínia Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance