Hot News MD
domingo, 14 de fevereiro de 2010

Como ter uma Dança limpa?

É muito difícil falar disso por escrito, esse papo exige olho no olho, mas vou começar o texto com uma frase incrível de Fred Astaire: "Se a dança for certa não deve haver um único movimento desnecessário." Isso quer dizer que para uma dança ser limpa, cada movimento deve ser calculado, pensado e coreografado, não deve existir nenhuma 'sobra'. Se você vai elevar os braços, qualquer rotação de punho ou ondulação que aconteça durante a elevação deve ser proposital e não fruto de vícios, desleixo ou distrações. Citando o sábio Chapolin,todos os movimentos devem ser friamente calculados.



Como conseguir uma dança limpa? O papel da professor(a) de dança é essencial nesse processo, pois a correção e o exemplo visual são as melhores formas de aprender. É um trabalho muito sutil e sofisticado. Abaixo, coloquei alguns exemplos em vídeos para ajudar, pois entendendo visualmente a diferença, fica mais fácil fazer auto correções.


Deborah Colker tem um trabalho coreográfico muito limpo e objetivo. Assista cuidadosamente o vídeo e perceba como nada 'sobra' na dança. Os membros do corpo vão para o movimento seguinte sem 'soluços' nem 'desvios'. Não é a toa que ela está na equipe do Cirque du Soleil...


Agora um exemplo totalmente contrário do que foi mostrado acima. Um vídeo para dar o contra exemplo, portanto, essa apresentação me chamou muita atenção: movimentos incertos, impensandos e nada calculados. Improviso total, sem nenhum preparo. Observem o vídeo com cuidado e vejam a diferença em relação ao trabalho de Deborah Colker, é grande a falta de cuidados estéticos com os movimentos e a falha organização corporal.




Procurei dois exemplos bem diferentes de propósito, minha intenção era propor a análise crua. Movimento limpo não tem rótulo, em qualquer atividade corporal ele segue as mesmas regras. Atletas são treinados para terem movimentos limpos, assim como apresentadores de TV e palestrantes. Independente da forma com que ele se aprensenta, sempre será reconhecido. Quem tem movimento limpo para dançar, tem também para andar ou fazer compras, enfim qualquer atividade que precise da coordenação corporal. Espero que tenham gostado e se quiserem enriquecer a postagem podem deixar algum comentário.
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Como ter uma Dança limpa? Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance