Dança Folclórica Brasileira

Estudando muito sobre as danças da humanidade, tive a idéia de desenvolver um tema abrangente sobre o Folclore Brasileiro.
Nas próximas postagens escreverei sobre um assunto muito interessante, que fala das danças folclóricas do Brasil.
Vou tentar colocar todas as manifestações culturais de todos os 27 (vinte e sete) estados da federação. Acredito eu, que vai ser uma satisfação imensa percorrer este caminho do Mundo da Dança com vocês meus nobres leitores.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_dança

Folclore | Seu Significado
Fonte: Wikipédia - a enciclopédia livre
Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A Carta do Folclore Brasileiro, em sintonia com as definições da UNESCO, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraize em tradições que podem ter grande antigüidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. 




Manifestações Folclóricas - Danças e Seus Estados


Compartilhe Google Plus

Sobre Roger Dance

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.