Hot News MD
sábado, 27 de março de 2010

Dança Folclórica Gaúcha - Parte 1

Dança Caranguejo

A dança do caranguejo é uma dança folclórica  brasileira  de origem açoriana muito parecida com o minueto.
Já foi muito popular em todo o Brasil, e existem referências a ela desde o século XIX.
Dança-se aos pares, coreografando-se dois círculos concêntricos: um só performado por homens e outro por mulheres. Os círculos vão movendo-se em direções opostas, oportunizando-se a alteração dos pares iniciais.

É uma dança cantada, com letras que variam conforme a tradição popular de cada região.



Canção

(Versos mais freqüentemente cantados no sul do Brasil)

    Caranguejo não é peixe
    Caranguejo peixe é
    Caranguejo está na praia
    À espera da maré

    Sim sim sim
    Não não não
    Estou à tua espera
    E não me dás
    Teu coração  



Chico Sapateado

Fonte: Blog Rosane Volpato
Apresenta coreografia onde ora o par de dançarinos se enlaça pela cintura e executa passos da polca, ora tomam-se pelas pontas dos dedos da mão direita e realizam giros e sapateados.

Chimarrita Balão

Fonte: CTG Barbosa Lessa
A Chimarrita balão, é conhecida somente no litoral norte e planalto nordeste do Rio Grande do Sul. Balão foi uma dança bastante vulgarizada em Portugal no século passado, e teve, no Brasil variantes como o Balão faceiro. Não existe, a não ser na denominação, a mínima semelhança entre a Chimarrita balão e a tradicional Chimarrita. Esta dança é de pares independentes. Apresenta uma simbiose curiosa, pois engloba duas gerações coreográficas extremamente distintas: é dança de pares enlaçados (geração que se vulgarizou entre os latinos somente a partir do século passado), e, ao mesmo tempo, dança sapateada (tal geração atingiu o auge da popularidade entre os latinos, no século XVIII).

Chote de Duas Damas

Bonita variante do chote, em que o homem dança com duas damas simultaneamente.
Não necessita de melodia específica, dança-se ao som de um chote comum. Pelos gaúchos  é dançada com partitura de “Chote Laranjeira”.

Veja também:


author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Dança Folclórica Gaúcha - Parte 1 Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance