Hot News MD
quarta-feira, 17 de março de 2010

Kathak - Dança Clássica Indiana




A palavra Kathak, contador de história, deriva de ‘katha’ que significa história. A origem do Kathak, portanto, está ligada à tradição dos katha-vaachaks, ou contadores de histórias.
Eram peregrinos que, de aldeia em aldeia, cantavam a glória de Deus, dançando em círculos e elevando os braços em louvação. Eram os templos e o povo, além dos governantes locais, destas aldeias, que lhes davam o suporte de sobrevivência.
O Kathak é uma dança do norte da Índia que sofreu grandes modificações em função da invasão árabe a partir do século X d.C. Ao obedecerem a etiqueta da nobreza mugal, desenvolveu-se uma nova arte privativa das cortes.
Com isto, emergiram duas garanas (escolas) principais, baseadas na localização de seus patronos reais: a agarana de Lucknow (influenciada pela cultura Awadh) e a garana de Jaipur (influenciada pelo culto a Krishna). Enquanto a garana de Lucknow atém-se aos elementos sutis e expressivos da dança, a garana de Jaipur focaliza-se na arte do trabalho com pés e dos detalhes técnicos.



 Essência, técnica e repertório

As expressões no Kathak são muito delicadas e deveriam ser vistas, preferencialmente, de perto. Existe  uma grande quantidade de movimentos sutis das sobrancelhas e de emoções transmitidas através das expressões dos olhos e do rosto. Uma grande quantidade de significados nas expressões miméticas, por isso, a audiência deve ficar atenta para estas.

Durante os recitais os dançarinos de Kathak comunicam-se com a audiência. Uma tradição que remonta ao tempo de origem, na qual muitas vezes o dançarinos faz pilhérias com a platéia.  

O recital compreende:

 Vandana – saudação a alguma deidade, geralmente, Ganesh, Vishnu, Shiva ou Saraswati. Em seguida, o dançarino explica o que será visto em termos dos aspectos técnicos. Ele começa com o thaat (mantendo-se na posição na qual ele irá se movimentar devagar e delicadamente, como se estivesse flutuando).

Tatkar e Torhe – compostos por um complexo e itenso ritmo de trabalho dos pés, em ciclos de múltiplos de oito batidas.

Gat – baseado em passos de animais como elefantes, pavões e gamos.

Abhinaya – o dançarino desenvolve temas poéticos como Holi (festival das cores) ou a natureza (primavera). A apresentação é concluída com um Ghazal ou Geet. 


author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Kathak - Dança Clássica Indiana Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance