Hot News MD
domingo, 22 de agosto de 2010

Dança de Salão - Sua História

Aqui no Mundo da Dança como não poderia deixar de ser temos espaço para qualquer modalidade, estilo ou tipo de dança de nosso planeta. Sempre baseando-se em pesquisas e materiais técnicos, mas também opiniões do autor e do público participante através dos comentários fornecidos. Dando os devidos créditos a quem é de direito e sempre citando o material pesquisado, trabalhando assim como um veículo de informação ( principalmente ).
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Então vamos lá saber o que é Dança de Salão.

Origem Dança de Salão
Dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto.

Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.

Internacionalmente, para fins de competição, o termo dança de salão se restringe a certas danças, de acordo com as categorias -- International Standard e International Latin -- definidas pelo Conselho Mundial de Dança (WDC, na sigla em inglês).

As danças praticadas nesses estilos são:
  • A valsa lenta (ou valsa inglesa);
  • O tango internacional (diverso do tango argentino);
  • A valsa (também chamada de valsa vienense);
  • O foxtrote e o quickstep (International Standard);
  • O samba (diferente das modalidades de samba brasileiro);
  • O chachachá;
  • A rumba
  • O passo doble;
  • E o jive (International Latin).
Acompanhe a Série: Dança de Salão e Seus Estilos

A dança de salão tem origem nos bailes das cortes reais na européias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França.
É possível que o abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrittio Caroso.
Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.
A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.

Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos vinte. As primeiras danças criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças americanas, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.
Existe uma versão brasileira semelhante ao swing chamada soltinho.
No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada,zouk, salsa e tango

author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Dança de Salão - Sua História Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance