Hot News MD
terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ballet Nacional da China

A cultura é uma marca muito forte na história da humanidade (História da Dança), e uma das formas de se perpetuar esse movimento em todos os tempos é a formação de Companhias de Dança que carreguem essa história, representando seus povos e suas artes mais íntimas da formação cultural de cada nação.

Um desses exemplos é o Ballet Nacional da China, um exemplo que se repete em todos os tempos de todos os povos. Com a fundação dessas Companhias de Dança pelo mundo, cada uma com suas particularidades e maneiras de trabalhar, o universo da dança se enriquece culturalmente de uma maneira grandiosa e diversificada. Colocando a dança como um dos principais representantes da manifestação cultural do planeta.
Apresentações e Turnês
Uma das funções do Ballet Nacional da China é promover a aproximação entre os povos. Dentro dessa perspectiva, atua como um autêntico embaixador cultural do país, especialmente no mundo ocidental. Foi levando essa mensagem de paz e confraternização que se apresentou em mais de 20 países da Ásia, Europa e Américas, além de Hong-Kong, Macau e Taiwan.

As bem sucedidas turnês aos Estados Unidos, Reino Unido, Rússia eAlemanha — que se estenderam também à Holanda, Suíça, Bélgica e Áustria — contribuíram de maneira decisiva para o prestígio internacional do grupo.


Ballet Nacional da China
O Ballet Nacional da China (NBC), ou a Central Ballet Troupe como é conhecido na China, com sede em Pequim, foi fundada em 31 de dezembro de 1959, e é a unica companhia nacional de balé do país. Mestre Pedro Gushev da antiga União Soviética, estabeleceu uma base sólida de balé clássico para o Ballet Nacional da China.
A Companhia produziu ballets chinêses, balés ocidentais, balés modernos, bem como danças modernas. Seu repertório inclui:

Obras em chinês:
  • Destacamento Vermelho de Mulheres
  • A Lanterna Vermelha
  • Song of the Mountain Yimeng
  • Emboscada das Dez Lados
  • O Rio Amarelo
  • Liang Zhu
  • O Sacrifício do Ano Novo
  • A Câmara de casamento

Obras ocidental:
  • O Lago dos Cisnes
  • Giselle
  • Coppélia
  • Dom Quixote
  • Le Corsaire
  • A Sagração da Primavera
  • La Fille Mal gardée
  • A Bela Adormecida
  • Pas de Quatre

Muitos dançarinos do Ballet Nacional da China ganharam ouro, prata e bronze em diversas competições internacionais de balé.
O Teatro Tianqiao foi construído especificamente para a Companhia, em 1959, e foi renovado em 2001. Este teatro é um dos poucos teatros da China, que se especializam em balé e ópera performances.


                         


A Companhia
O Ballet Nacional da China foi fundado em 1959 e é a única companhia de dança estatal do país. Desde a sua criação, a proposta era preservar a tradição da dança chinesa e incorporar ao repertório as grandes obras do bale romântico ocidental. Nesta esteira, vieram à luz produções de bailados consagrados como Dom Quixote, Romeu e Julieta e A Bela Adormecida.

Trabalhando em seu outro viés, o Ballet Nacional da China vem dando crescente importância às criações contemporâneas dos mais diversos estilos e escolas. Incorporando a técnica do balé clássico, a companhia conseguiu a proeza de retratar, através de seus passos, a vida e a cultura do país.
O Ballet Nacional da China possui uma enorme central técnica, onde se encontra armazenado um vasto acervo de cenários e de figurinos, utilizados em todas as suas produções de bailados e óperas-bailados.

Lanternas Vermelhas
Em sua primeira turnê brasileira, o Ballet Nacional da China apresentará um espetáculo baseado no maior sucesso cinematográfico do internacionalmente famoso cineasta Zhang Yimou: Esposas e Concubinas, indicado para o Oscar. 

Coube a Xin Peng Wang a delicada tarefa de recontar, através do idioma do balé clássico, a obra-prima do cineasta chinês, em evento do mais elevado significado cultural. A obra foi batizada de Lanternas Vermelhas e tem música de Qigang Chen. 

A ação do espetáculo se desenrola nos anos 1930. Uma jovem é forçada a tornar-se a terceira esposa de um velho senhor feudal. Suas duas enciumadas esposas a recebem com relutância. O quarteto passa o tempo jogando “mahjong” e assistindo em casa aos espetáculos da Ópera de Pequim. O senhor e suas três esposas levam o jogo ao extremo de interagirem com os atores. Em meio às performances, a terceira esposa acaba se deparando com seu amante, um especialista em artes marciais do elenco da Ópera. Mas o segredo do casal é descoberto por obra do ciúme da segunda esposa, que os denuncia ao marido. Para sua surpresa, ao invés de cair em suas graças, ela só consegue enfurecer seu amo e acaba por enlouquecer.


“Um balé moderno com os recursos de uma mega-produção cinematográfica… uma obra colossal de teatro dançado” - The New York Times
“O Oriente encontra o Ocidente em estilo épico” - The Sunday Times

Visite o hotsite do Balé da China: www.dellarte.com.br/baledachina/
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Ballet Nacional da China Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance