Hot News MD
sábado, 11 de dezembro de 2010

Dançando e Conhecendo.

Essa é a terceira postagem da série Viajando pelo Mundo da Dança. Hoje iremos falar de como a dança traz conhecimento de várias formas. Quando dançamos, independente do estilo ou tipo de dança, entramos em um universo de conhecimento único. Tendo a oportunidade de vivenciar vários aspectos que remetem a essa mesma dança.

Conhecendo o Corpo
Como já disse anteriormente em outras postagens, nosso corpo é a ferramenta para o desenvolvimento da dança e dos movimentos que são complementados pela emoção que transmitimos através dele.
Então toda atividade de dança que realizamos traz um conhecimento bastante intimo do nosso corpo. Aprendemos seus limites, amplitudes e capacidade. Buscando a partir disso desenvolver cada vez mais nosso próprio potencial, melhorando nosso conhecimento do corpo e aumentando nossas fronteiras.
Atingimos esse conhecimento através dos estudos do movimento, desde sua elaboração até sua concepção, dando sentido a expressão representada por ele. Porque quando dançamos queremos sempre transmitir algo.


Conhecendo os Sentimentos
Quando elaboramos uma coreografia ou fazemos parte dela, somente como dançarinos, tanto para o coreógrafo quanto para quem irá executar a dança existe uma experiência de conhecimento que precisa ser desenvolvida.
Essa experiência é a forma como vamos expressar os movimentos, tentando passar uma mensagem através da coreografia a ser executada. Damos vida ao espetáculo, interpretando a história da composição coreográfica. Essa expressão é um complemento importante e precisa muito da maturidade corporal e sentimental do dançarino(a). Muitas vezes sabemos executar os movimentos com perfeição, mas eles se tornam vazios se não colocarmos a expressão. Devemos entender qual mensagem se deve passar.


Conhecendo a Cultura
Em todas as modalidades ou estilos de dança, existem uma profunda ligação histórica. De onde surgiu, quais foram as influências que sofreram. Em que época e local da história humana vieram, qual tendência foi seguida.
Muitas danças são de fundo folclórico (representam a cultura de um povo), outras foram se aperfeiçoando e absorveram técnicas e influências de vários segmentos e povos.
Algumas surgiram por acaso, outras foram criadas por uma necessidade de se expressar. Então devemos conhecer a fundo a história que envolve a modalidade de dança que praticamos, pois com isso fica mais fácil entender todo o conjunto de coisas que envolve essa modalidade.


author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Dançando e Conhecendo. Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance