Hot News MD
sábado, 18 de dezembro de 2010

O que é Dança?

Chegamos a quarta postagem da série Viajando pelo Mundo da Dança. Sejam sempre bem vindos a conhecer e debater esse assunto que é tão envolvente para nós que amamos a arte de dançar. Sempre que puder deixe um comentário e participe ativamente na construção desse Blog. Hoje iremos falar sobre "O que é a Dança?".
Se procurarmos desde os primórdios da humanidade, a dança sempre esteve presente representando várias passagens. Sabemos que a dança representa a fé, fertilidade, abundância, sofrimento, guerras, amor, entre vários outros aspectos históricos do cotidiano da história humana.
Aqui procuraremos falar um pouco disso, mas sabemos que o universo que envolve a dança é algo grandioso e espetacular.

Atividade Física - Dança.

Muitos praticam a dança como atividade física para complementar o organismo e ficar em forma. A dança realmente trás muitos benefícios, tais como, maior flexibilidade, melhor oxigenação do sangue e metabolismo regulado de maneira geral. Mas também trás uma higiene mental e psicológica. Quando fazemos algo que gostamos e nos dá prazer, isso melhora nossa saúde mental de maneira global. Quando se trata da dança então ai é significativo a melhora. Na dança aprendemos a lidar com vários tipos de sentimentos, "aqueles que usamos para dar vida ao movimento". Uma dança sem sentimentos não passa nenhuma energia ou mensagem e o dançarino se torna vazio. Não tenha medo de colocar seus sentimentos na dança, porque cada dançarino faz que sua dança se torne única. Mesmo que esteja dançando a mesma coreografia que outros do grupo.
Com a prática da dança conhecemos nosso corpo e sua limitações, buscando aperfeiçoar esse corpo para tirar melhor proveito dele, Por consequencia estamos sempre de bem conosco e a saúde sempre em alta.

Cultura - Dança

A dança é um seguimento da arte espantosamente enraizado na cultura de um povo. Todos os povos do planeta, em todas as épocas de nossa história, usaram a dança como mecanismo de expressão da sua cultura. A dança já foi usada para louvar a deuses, rituais de fertilidade, cerimônias de guerra, casamentos, melhores plantações, espetáculos de divertimento e outros milhões de motivos.

Quando se tem algum evento cultural que representa um povo e sua trajetória dentro da  história do mundo, lá vem a dança como carro chefe. Bem na frente em destaque. O carnaval por exemplo: As escolas de samba colocam a comissão de frente, dançarinos representando o tema que a escola escolheu para o desfile. Quem falou que tinha de ser a dança para abrir o desfile?

Isso é óbvio, a dança está em todos os momentos de nossa vida. Quando casamos, quando fazemos aniversário de 15 anos (para as mulheres), em vários acontecimentos sociais. A dança sempre vai estar a frente de várias coisas em nossa vida.


Espetáculo - Dança

A dança com o passar do tempo também se tornou um movimento de cultura de shows e distração, ou seja, o artista dançarino ganhou destaque nos palcos e teatros de todo o mundo.
Desse movimento surgiram várias vertentes e modalidades de dança. Hoje temos o (Tap Dance - Sua História), (Musical Teatro), (Ballet - Sua História) e vários outros estilos.
O espetáculo de entretenimento surgiu como necessidade de vários motivos. Um deles era de comemoração de casamentos na época das cortes da europa, outras linhas seguiam a distração das tropas na segunda guerra mundial e também visando ganhar dinheiro com grandes montagens que percorreram vários teatros em todos os lugares.
Espetáculos culturais também tiveram sua vez em festas folclóricas que representavam seus povos e do outro lado manifestações culturais vindo das ruas, tais como, (Dança de Rua - Sua História).

Enfim existe uma gama enorme de motivos e incentivos para que a humanidade sempre esteja em constante criação e desenvolvimento de novas danças e maneiras de expressar essa arte.


Então: "O que é Dança?"
Dança é saúde e bem estar mental, dança é a representação de um povo e sua cultura, dança é alegria e distração e também amor  e expressão. Dança é tudo isso e muito mais. Paixão e dedicação.
Roger Dance - Autor Blog Mundo da Dança

author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: O que é Dança? Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance