Hot News MD
terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Relação do Corpo com a Dança.

Continuando nossa Viagem pelo Mundo da Dança, daremos início a nossa quinta postagem sobre esse assunto tão pertinente quanto maravilhoso. Participe comentando e ajudando na construção desse Blog. Sua opinião é muito importante. Hoje falaremos sobre a relação que o corpo tem com a dança e o modo como isso influencia toda a história do desenvolvimento dessa cultura.


Conscientização Corporal

Corpo não é apenas uma forma em movimento correndo, nadando ou dançando. É, menos ainda, uma vitrine de marcas e logotipos. Instrumento do homem no mundo, o corpo é possibilidade permanente de invenção de novas finalidades e a disposição para vivê-las.
O corpo é o nosso referencial mais imediato e concreto. Operar um computador, dirigir carro, jogar futebol, dançar, fazer amor, enfim toda e qualquer iniciativa em toda e qualquer direção parte, invariavelmente, do próprio corpo.
Instrumento de comunicação do homem no mundo é por intermédio do corpo que recebemos e emitimos informações, de fora e de dentro de nós. Entretanto, o que comumente ocorre é o impedimento desse intercâmbio devido ao acúmulo de tensões que enrijecem os músculos, bloqueiam as articulações, afetam a respiração, restringem os movimentos e comprometem o psiquismo, contribuindo para estressar e dessensibilizar o organismo humano.
Conscientização corporal não é psicologia, doutrina religiosa ou fisioterapia. Trata-se de um trabalho de auto-regulação do tônus muscular e de organização postural, com técnicas de relaxamento, micromovimentos (consciência mio-ósteo-articular = músculos, ossos, articulações), criatividade, dança livre. Seu objetivo é controlar os níveis de estresse e promover a integração corpomental, por meio da Sensibilização: reativação dos órgãos sensórios.
Maria Helena Imbassaí*
* Poeta e contista, atriz e produtora teatral, professora de Conscientização Corporal na Escola Angel Vianna, desde 1987 e no Centro Municipal de Saúde Ernani Agrícola, desde 1999.

A consciência corporal é um fator muito importante na vida de um dançarino(a), o domínio da dança tem uma relação bastante íntima com esse seguimento. Devemos trabalhar muito para adquirir essa técnica de conhecimento do corpo, ai poderemos tirar o maior proveito possível da dança.

O corpo tem uma relação completa com a dança, por vários motivos. Alguns deles são: Saúde, Leveza, Flexibilidade e Condicionamento Físico.

Relação - Saúde
Quando praticamos a dança, usamos uma ferramenta bastante complexa que é o corpo e aí passamos a dar real valor a essa ferramenta. Nos alimentamos melhor, buscamos sempre estar em dia com a saúde dormindo e descansando adequadamente. Com isso melhoramos de maneira global nosso metabolismo e qualidade de vida.

Relação - Leveza e Flexibilidade
Com a prática dos exercícios que envolvem as técnicas de dança e até mesmo com a própria dança, adquirimos muita flexibilidade nos movimentos como um todo, facilitando a oxigenação dos músculos e trazendo por consequencia muita leveza ao organismo e estrutura muscular. Isso traz uma sensação muito gostosa, pois o corpo esta em dia consigo mesmo.

Relação - Condicionamento Físico
Bom o próprio nome já diz, o condicionamento físico mantém o corpo num patamar elevado de satisfação. Temos mais fôlego para as atividades cotidianas e nos cansamos bem menos. A expectativa de vida aumenta e o metabolismo como um todo melhora significativamente.

Poderia dizer aqui muitos mais benefícios que a dança traz para o corpo. Então vamos amar a dança e continuar perpetuando essa arte tão importante para nós seres humanos.

author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Relação do Corpo com a Dança. Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance