Hot News MD
terça-feira, 4 de janeiro de 2011

É possível haver dança sem música?

Viagem pelo Mundo da Dança é uma série que remete a reflexões sobre nosso cotidiano na dança e como essa arte influencia toda a humanidade. Já tratamos de vários assuntos até aqui com cinco postagens que abordam de maneira ampla o corpo, os sentimentos, a expressão corporal, o condicionamento físico, a conscientização corporal e outros vários aspectos.
Hoje chegamos a sexta postagem da série: Viagem pelo Mundo da Dança nos perguntando se é possível haver dança sem música? O que você acha?



O corpo fala.

Isso mesmo nosso corpo está em constante comunicação com tudo e todos ao nosso redor. A comunicação não só se dá somente pela fala, mais sim pela expressão que o corpo projeta em um diálogo muitas vezes silencioso. O corpo em um todo é responsável por mais de 80% da comunicação. Então podemos concluir que para transmitirmos algo muitas vezes não necessitamos sequer de uma palavra.

Dança sem música.

A dança pode sim se dar em um âmbito de total silêncio, porque muitas vezes a coreografia por si só passa uma mensagem muito profunda e impactante. Com significado que está amplamente ligado ao contexto do que se esta dançando.
A música é um complemento importante na coreografia, mesmo porque muitos seguimentos da dança surgiram depois de movimentos musicais que se relacionam. Mas também hoje existe muitas danças que se dão as vezes sem a música e passam uma expressão mais viva do que se tivessem sendo acompanhadas por algum tipo de som.

Expressão e impressão.

Quando dançamos com música, geralmente seguimos uma lógica que a própria música impõe. Mas quando não há música o corpo fica livre para se expressar e causar uma outra impressão. Faça uma experiência e monte uma sequência coreográfica sem música dentro de seu estilo. Dance sem música, depois coloque uma música e dance novamente. Se observar verá outro sentido, uma outra visão. Alguns dançarinos não conseguem se expressar na coreografia sem que haja música, mas na verdade a música é só um complemento.

A dança é algo transcedental que o corpo pede, para podermos botar para fora todo nosso sentimento daquilo que vivenciamos no cotidiano que envolve nossa cultura.
Roger Dance

author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: É possível haver dança sem música? Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance