Hot News MD
terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A importância de preservar a Dança.

Sétima postagem da Série Viajando Pelo Mundo da Dança. Isso é ótimo, porque estamos aprendendo bastante a pensar o quanto a dança é importante para a humanidade. Será mesmo? O que seria do mundo que conhecemos sem a dança? Então! Essa é a questões que trago hoje até vocês. A dança e sua importância na história da humanidade.

A importância na Infância

A dança revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades do movimento. É a arte de mover o corpo como um todo, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Na infância ela é de fundamental importância, pois oferece o desenvolvimento de hábitos saudáveis que podem modificar futuros aparecimentos de doenças crônicas enquanto adulto, além de propor maiores habilidades motoras para diversas atividades; redução de lesões; melhoria da adaptação social; etc.

A dança tem como objetivos:
  • Trabalhar as capacidades físicas assim como o movimento, expressão, musicalidade, literalidade, criatividade e socialização.
  • Incentivar a prática da atividade física.
  • Desenvolver o conhecimento da dança, os limites e a capacidade de aperfeiçoamento do(a) dançarino(a).
  • Desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.
  • Interação social com o grupo e entre si.

A importância da Dança (Mais considerações)

Ao passar dos dias, é notável a consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. 
O desenvolvimento do ser humano como um todo se dá de maneira bastante ampla.
  • TÁTIL – Sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo.
  • VISUAL – Ver os movimentos e transformá-los em atos.
  • AUDITIVO – Ouvir a música e dominar o seu ritmo.
  • AFETIVO – Emoções e sentimentos transpostos na coreografia.
  • COGNITIVO – Raciocínio, ritmo, coordenação.
  • MOTOR – Esquema corporal.



Essas são apenas alguns dos vários e muitos benefícios que a dança pode trazer, sendo de forma diferente a cada indivíduo que a pratica.
Roger Dance

author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: A importância de preservar a Dança. Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance