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quarta-feira, 23 de março de 2011

Saúde na Dança em 10 lições

A Dança é uma atividade física que requer bastante do nosso corpo, e para isso a saúde é muito importante. Temos que estar com nosso corpo em dia para que possamos tirar o maior proveito possível desse ferramenta fantástica, capaz de grandes coisas.

01 - Alimentação
A alimentação é um fator muito importante na dança. O alimento é o combustível do organismo, é dela que tiramos toda energia empregada para realizarmos os movimentos e performances. Temos que ter um cuidado especial nos alimentos ingeridos, inclusive antes das apresentações dos espetáculos. As vésperas devemos consumir alimentos mais leves e de fácil digestão, para que a maior parte da energia fique armazenada no corpo sendo usada durante a dança. Alimentos pesados e de difícil digestão vão exigir mais do organismo gastando mais energia.

02 - Higiene
A higiene é algo que devemos citar aqui de maneira global. A saúde esta intrinsecamente ligada a higiene. Devemos ter o cuidado com tudo que envolve nosso corpo. Um bom banho, cuidados com os dentes, cabelos e principalmente as mãos. Sim são das mãos  a maior porta de entrada de doenças em nosso organismo. Lembre-se sempre de lavar bem as mãos. Além do mais uma pessoa bem limpa e asseada é sinal que esta de bem com a vida, isso também se reflete na saúde mental.

03 - Saúde Mental
Nossa mente tem uma influência enorme em nosso corpo, acarretando reflexos no organismo capaz de mudar o comportamento e metabolismo do mesmo. Para que possamos extrair o máximo do nosso corpo temos que estar em dia com nossa saúde mental. Ria muito, seja feliz, pratique sua fé. Leia, pinte, converse com seus amigos, passeie e faça tudo aquilo que você gosta e te deixa feliz.

04 - Metabolismo
O metabolismo de nosso corpo é algo complexo que devemos respeitar. Existe pessoas que se não tem uma boa noite de sono, no outro dia rendem pouco. Outras ingerem pouco líquido, acabam ficando desidratadas e isso mexe no metabolismo. A água é um solvente universal que ajuda na quebra dos compostos quimicos dos alimentos , sem contar que somos mais de 70% feitos de líquidos. Nosso corpo tem limites que devem ser respeitados.
Saiba mais sobre o Metabolismo: Blog Alimente-se com Sabedoria
05 - Descanso
Toda atividade física deve ser seguida de um momento de repouso, as vezes em busca de aperfeiçoar nosso corpo para a dança exageramos nos exercícios e dinâmicas. Sobrecarregando assim nossa musculatura, esqueleto, sistema cardio-respiratório e outros vários aspectos. Devemos dar uma atenção maior ao corpo e perceber quando ele pede descanso. Fora a atividade da dança também temos toda nossa rotina do dia a dia. Então temos que tentar organizá-la de uma forma que nos traga prazer e satisfação em estar realizando tais atividades. Lembre-se de descansar adequadamente sempre que necessário.

06 - Hidratação
A hidratação do organismo é algo imprescindível. Temos que prestar bastante atenção neste item, pois como já citei nesta postagem, somos maior parte composto de líquido. Para um bom funcionamento dos rins, por exemplo, a água é muito importante. De  acordo com os nutricionistas devemos tomar no mínimo 2 (dois) Litros de água por dia. Sempre que estiver terminado uma atividade longa de dança, lembre-se de tomar bastante água para repor os líquidos perdidos. Não podemos esquecer que o corpo não perde só líquidos mais também muitos sais minerais. Para isso eu aconselho os isotônicos, que são ótimos repositores dos sais minerais.

07 - Alongamento
Toda atividade física deve ser iniciada com um bom alongamento. O alongamento ajuda a oxigenar a musculatura, aquecendo o corpo e preparando o sistema cardio-respiratório para a atividade que virá. Tenha uma especial atenção com essa parte. Muitos dançarinos tem uma real preguiça de se aquecer, como adoram dançar não vêem a hora de estar fazendo aquilo que gostam - A Dança. Mais temos a obrigação de respeitar nosso corpo, dando a ele um aquecimento adequado. Faça a experiência, você renderá muito mais durante a dança.

08 - Medicina Esportiva
A medicina hoje está tecnologicamente bastante avançada, principalmente a medicina esportiva. Pois é, a dança além de ser uma atividade cultural também é considerada uma atividade esportiva. Nós dançarinos somos artistas mais também atletas. Os atletas devem ter um acompanhamento diferenciado, porque praticamos uma atividade de exige bastante do corpo. Existe dançarinos que vivem profissionalmente, praticando a dança de seis a oito horas diárias. Então aconselho fazer uma bateria de exames regularmente.

09 - Os Pés
Nossos pés são fundamentais para tudo na dança e na vida também. Eles nos fornecem a base para movimentos complexos, e mesmo quando estamos fazendo algum movimento de solo ele continua sendo importante. Devemos estar atentos a eles realizando sempre consultas aos podólogos e fisoterapeutas. Muitas vezes sofrem pequenas fraturas ou estiramentos causando lesões crônicas que comprometem a performance do dançarino(a). Então mais atenção para os pés, eles são a base de tudo.

10 - O que você acha importante?
Sim, aqui no décimo título dessa postagem quero deixar livre para você colocar o que acha necessário para se ter uma boa saúde. Tenho certeza que teremos ótimas idéias. Dê sua contribuição deixando um comentário falando sobre o que você acha importante.
Participe sua opinião é extremamente importante para o Mundo da Dança.
Leitura Complementar:
Aqui cito dois blogs de Dança que falam sobre o assunto.
- Dicas de Dança: A saúde do Bailarino - Dança e Lesões.
- Dance Forever: Os 4 Benefícios para a saúde na Dança.
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Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

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Item Reviewed: Saúde na Dança em 10 lições Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance