Hot News MD
sábado, 23 de abril de 2011

Eficiência e Eficácia na Dança - Coreógrafo

Essa são duas palavras que trabalham de forma conjunta e tem significados sutis, trazendo uma grande diferença no produto final - Coreografia. Aos coreógrafos resta saber aplicar de forma conjunta e coerente essas palavras para atingir o resultado final de forma satisfatória. No ramo da dança hoje em dia não basta só ter talento e gostar de dançar, deve-se estudar e pesquisar muito para se aplicar os conhecimentos de maneira mais objetiva - trazendo resultados maiores em menor tempo.

"Eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas"
Peter Drucker

Etimologia da palavra.
Fonte: Administradores - O portal a administração Autor: Bruno
Ambas as palavras possuem o mesmo radical, “efic”, que vem do latim, e passa um significado de qualidade, de correção, de coisa certa. Porém, é no sufixo que elas diferem e é, justamente, aí que mora a grande diferença entre elas. E o entendimento desta sutil, mas importantíssima diferença é que separa o bom profissional do ótimo profissional.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Partindo para o campo do sufixo vamos entender melhor a diferença.

Eficiência
Comecemos pela palavra “eficiência”. O sufixo “ência” remete a um modo, a uma característica, a uma maneira de fazer algo. Por exemplo, ter “consciência” é fazer algo conscientemente, ter “paciência” é fazer algo pacientemente, logo ter “eficiência” é fazer alguma coisa eficientemente, ou melhor, corretamente, “fazer certo as coisas”.
Eficácia
Agora passemos para o termo “eficácia”. O sufixo da mesma, “ácia”, quer dizer que a palavra é um substantivo, logo é uma coisa. Como por exemplo, “audácia” que é algo audacioso, impetuoso, levando-nos a entender que o termo “eficácia” vem ao encontro do significado de algo com qualidade, alguma coisa correta, “as coisas certas”


Aplicando Eficiência e Eficácia na Dança.
Um Coreógrafo(a) pode chegar a ser eficiente sem ao menos ser eficaz, mas nunca vai chegar a ser eficaz se no mínimo não for eficiente.
Isso nos leva a pensar que primeiro devemos nos preocupar em ser eficientes. Dominar o assunto, modalidade ou estilo de dança que praticamos. Devemos pesquisar profundamente o estilo de dança e prestar bastante atenção na forma de passar esse conhecimento aos Dançarinos(as).

Não podemos simplesmente fazê-los copiar os movimentos mecânicamente. O domínio do movimento é extremamente importante. A técnica aplicada deve ser observada plenamente, mas também se deve passar um conteúdo. O movimento deve ter vida, para que se possa atingir a eficiência do mesmo.

Através disso todo o conjunto - Composição Coreográfica - terá um sentido, sendo eficiente. Com isso será mais fácil se atingir a eficácia que se propõe ao espetáculo.

Não podemos esquecer que o coreógrafo lida com pessoas, que cada um tem suas particularidades. Ele tem que saber identificar isso e extrair o que tem de melhor de cada um. O grupo ou Companhia de Dança é como se fosse uma caixa de ferramentas, cada qual tem seu talento, sua função, e o coreógrafo se souber utilizar isso da forma correta ( Eficiência ) conseguirá atingir o objetivo ( Eficácia ) de maneira satisfatória.


Talentos x Equipe
Um coreógrafo deve se atentar a um detalhe importante no meio da equipe - O talento. Muitas vezes temos alguns dançarinos talentosos no conjunto, que devemos saber usar de forma inteligente. Extraindo sua eficiência e colocando-a a serviço da equipe. O talento deve ser algo que sirva de exemplo numa maneira positiva. Todos da equipe tem que querer atingir o objetivo se espelhando no dançarino mais talentoso. Se não tomar cuidado com essa preciosa ferramenta, pode-se gerar uma divisão no grupo.
Nunca caia nessa armadilha, saiba trabalhar a cabeça do seu grupo, dando alto estima a todos e reforçando sempre que são uma equipe.

Leitura complementar: Coreografia. Grupo ou Equipe?
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Eficiência e Eficácia na Dança - Coreógrafo Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance