Hot News MD
segunda-feira, 6 de maio de 2013

Equilíbrio na Dança.

Um dos fundamentos primordiais na dança é o equilíbrio. Um item que devemos tentar dominar o melhor possível, é dele que precisamos para realizar giros e saltos, bem como a movimentação no palco. Quem domina perfeitamente este item tem uma enorme facilidade para implementar as técnicas elaboradas por cada estilo ou modalidade de dança. Alguns tipos de dança exigem muito mais do equilíbrio, quanto mais técnico mais equilíbrio devemos ter.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Leitura complementar:


O que é equilíbrio?

É a habilidade de manter o corpo centrado. É um estado que se caracteriza pelo completo silêncio e o vazio de forças opostas em todos os lados. Só é possível conseguir o equilíbrio através da coordenação de três sistemas do corpo.

São eles:
  1. Sistema vestibular (localizado no ouvido interno)
  2. Sistema motor (feito de músculos, tendões e articulações)
  3. Sistema visual (esse sistema envia sinais visuais dos olhos ao cérebro sobre a posição atual do corpo)

É fundamental ter equilíbrio para uma boa performance na dança, pois ele é necessário no constante deslocamento do corpo para fazer ajustes sutis. É importante também rápidas mudanças no posicionamento do corpo, especialmente nos pés, tornozelos, joelhos e quadris. O equilíbrio é necessário para tornar os movimentos suaves e completos.

Exercícios para aumentar seu equilíbrio:


1- Descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos do pé para o chão. É necessário se concentrar na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Puxe para cima e para fora das articulações mantendo os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.

2- Fique em pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo entre o calcanhar e a bola do pé, fique nessa posição por 1 minuto e mude para o outro pé, repetindo o mesmo exercício.

3- Fique em pé com o peso do corpo entre o calcanhar e a bola do pé, levante o calcanhar e gire lentamente para a esquerda cerca de 90 graus sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita mais vezes e alterne os pés. Se o exercício tiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.

Caso você perca o equilíbrio durante os exercícios, tente recuperá-lo com o mínimo ajuste possível, estenda a mão e toque levemente uma cadeira ou a parede com a ponta dos dedos.


Aproveitem as dicas e pratiquem muito, assim terão bons resultados nas aulas e apresentações.
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Equilíbrio na Dança. Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance