Atividades na Dança - Profissão Dançarino.

Seguindo nossa série de Como ganhar dinheiro na dança, falaremos mais um pouco sobre a profissão de dançarinos. Quais são as atividades que podemos trabalhar e como funciona o mercado de trabalho desse área. Existem bastante áreas para nossa profissão, só basta saber escolher e garimpar adequadamente. Não deixem de participar, colocando sua opinião sobre o assunto abordado.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Principais atividades

O dançarino pode desenvolver atividades envolvendo, bailado ou dança, coreografia e ensino.
  • Atuar como intérprete e coreógrafo em espetáculos, performances e eventos.
  • Desenvolver trabalhos de preparação corporal para atores e dançarinos no teatro e na TV.
  • Produzir e dirigir espetáculos teatrais.
  • Selecionar profissionais para atuação em espetáculos (curador)
  • Criar, desenvolver e coordenar ações e projetos de dança em instituições, fundações e organizações não- governamentais.
  • Ministrar aulas em escolas de ensino fundamental e médio, no ensino informal (estúdios, centros de cultura, empresas) e em escolas técnicas (formação de dançarinos amadores ou profissionais).
  • Desenvolver pesquisas na criação artística e na educação.

Áreas de atuação e especialidades

Um dançarino pode atuar no corpo de balé de companhias nacionais ou estrangeiras, academias de dança, emissoras de televisão, teatro, magistério. Porém, não é somente nos palcos que o dançarino pode brilhar. Ele também tem espaço nos bastidores, podendo realizar direção cênica, iluminação, produção e cuidar da parte de comunicação visual de um espetáculo, por exemplo.

Mercado de trabalho

O grande mercado na área é constituído de academias e companhias de dança, mas estão surgindo boas oportunidades no ensino médio e fundamental. A nova Lei de Diretrizes e Bases amplia a gama de atividades na disciplina de educação artística. Antes voltada para as artes plásticas, agora pode oferecer aos estudantes aulas de dança e teatro. Outro setor que também apresenta oportunidades é o de ação social, uma área muito forte hoje. Empresas e instituições estão contratando profissionais para desenvolver projetos sociais ligados à dança em comunidades pobres. Em peças teatrais ou musicais na TV, as produções costumam chamar bailarinos para atuar como preparador corporal de atores e dançarinos.


Curiosidades

A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo. Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum. A dança contemporânea surgiu como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.


Série: Como ganhar Dinheiro na Dança
Compartilhe Google Plus

Sobre Roger Dance

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.