Hot News MD
sábado, 16 de julho de 2011

Espetáculo Guanyin de Mil Mãos

"Guanyin de Mil Mãos" – tradição budista em um espetáculo de dança.
Depois de sete anos de produção, a grandiosa dança Guanyin de Mil Mãos estreiou no Centro Nacional para Artes Apresentadas da China no início de 2011. A obra foi a mais recomendada da temporada de apresentações da Festa da Primavera deste ano, com grande expectativa de audiência.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
O Guanyin de Mil Mãos, também chamado de Guanyin de Mil Mãos e Mil Olhos, é um importante buda. Segundo doutrinas budistas, as mil mãos significam a proteção universal à vida e os mil olhos, que ficam nas palmas das mil mãos, observam a todo o mundo. A estátua de buda começou a ser amplamente ofertada pela população na dinastia Tang, há 1.300 anos. 

Na Festa de gala da Primavera realizada pela Televisão Central da China em 2005, a dança Guanyin de Mil Mãos foi apresentada. A obra, inspirada em uma estátua de buda, foi criada pelo famoso coreógrafo chinês, Zhang Jigang, e interpretada pelo Grupo Artístico de Portadores de Deficiências da China. Na dança, 21 moças e moços surdos imitaram os diferentes gestos do Guanyin, sobretudo com os braços e as mãos. A dança, a música exótica e, especialmente, o desempenho desses portadores de deficiência, fascinou os telespectadores.

O coreógrafo Zhang Jigang é um dos criadores e realizadores artísticos mais renomados da China. Ele foi o diretor-geral da coreografia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing de 2008. Ele também produziu muitas outras obras de dança, elogiadas pela crítica, tanto no país, quanto no exterior. 

Com o sucesso da apresentação na festa de gala, Zhang Jigang iniciou a criação e desenvolvimento de um espetáculo com o Guanyin de Mil Mãos como atração principal. Com seis anos de esforços, saiu espetáculo do Guanyin de Mil Mãos, que representa um grande avanço comparado com a dança original. Ao se recordar do processo de criação, Zhang Jiguang disse que nada foi fácil nos últimos anos e que, por várias vezes, quase abandonou o projeto. Ele nunca se sentiu tão pressionado como dessa vez. Em vez das pressões externas, a pressão veio de seu próprio coração, porque queria ser bem sucedido.



Este vídeo no You Tube é de uma dança executada pela China Disabled People's Performing Art Troupe. Foi essa companhia de dança que em 2004, fez o encerramento dos Jogos Para-Olímpicos. Um detalhe é que todos integrantes sofrem de deficiência auditiva e executam esse grandioso espetáculo visual baseando-se somente nos sinais dos orientadores nos 4 cantos do cenário. O nome original dessa dança chinesa é Dança de Guan Yin, que vem a ser o Bodhisattva da Compaixão, também referenciado como a Deusa Budista da Misericórdia.

Seu nome é uma abreviação de Guan Shi Yin, onde Guan significa observar, ver ou monitorar, Shi significa o mundo e Yin significa os sons, principalmente os sons daqueles que sofrem. Por isso Guan Yin é considerado o ser cheio de compaixão que olha e ampara as pessoas que pedem auxílio nesse mundo.


São suas essas palavras: Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração mil mãos virão naturalmente em seu auxílio. Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração você terá mil mãos para auxiliar outros.
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Espetáculo Guanyin de Mil Mãos Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance