Hot News MD
sábado, 13 de agosto de 2011

A correlação da Dança e Educação Física

Depois de tanto andar pelo universo da dança sempre chego a  conclusão de que a mesma está intimamente ligada a tudo que se relaciona a vida social e histórica na evolução cultural da humanidade enquanto sociedade organizada. O ser humano é o único ser vivo capaz de passar toda a carga cultural que o alimenta para as gerações futuras, somando os conhecimentos através das várias experiências vividas. E a dança com certeza é uma das que mais contribuem para esse aprendizado cultural. Vamos então falar um pouco mais da dança e de como ela trabalha lado a lado com muitas outras questões que envolvem o ser humano, tais como a educação física.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

CORRELAÇÃO ENTRE A DANÇA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
A dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos criando uma harmonia própria. Desta forma podemos afirmar a correlação em dança e Educação física onde ambas trabalham o corpo de forma que proporciona um melhor desenvolvimento motoro corporal, e um melhor conhecimento do próprio corpo.
Na educação física e na dança existem alguns benefícios em comum como: aumento de flexibilidade, fortalecimento da musculatura, prevenção de problemas posturais, sem contar os efeitos psicossocial, já que possibilita um aumento do convívio social, podendo ajudar a desinibir, além de relaxar, dentre outros. 
Muitos profissionais terapeutas utilizam desta junção, Educação física e dança, como terapia para restabelecimento de seus pacientes, mesmo antes da doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas.

IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
A dança tem um importantíssimo papel na Educação Física, tendo em vista que trabalha os movimentos do corpo humano, de modo sistêmico e metodológico, não apenas utilizando-se de meros movimentos sem sentido. Nos movimentos da dança o indivíduo trabalha o corpo e a mente e ainda aumenta sua resistência à fadiga. Os resultados com a prática são maravilhosos pois, deixam o corpo “sarado”, uma vez que trabalha vários músculos do corpo, melhoram o humor, aproxima mais as pessoas e, além de tudo isso, também pode ser meio de divertimento para algumas delas.


RELAÇÃO ENTRE RITMO E MOVIMENTO
Podemos constatar que a relação entre ritmo e movimento é notório, pois sabemos que na dança o movimento é a ação do corpo de forma ordenada, podendo expressar sentimentos como: alegrias, tristezas, vida e morte, para celebrar o amor, a guerra e a paz; principalmente como forma de expressão de emoções, desejos e interesses de uma sociedade sem pronunciar uma palavra, apenas com a expressão corporal. E na dança esta movimentação depende do ritmo para acontecer, independentemente do ritmo estilo musical.

author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: A correlação da Dança e Educação Física Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance