Hot News MD
quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Dança e a Fusão das Culturas.

A dança é universal e transcende as culturas de todos os povos em todas as regiões do mundo. Interessante saber que podemos colaborar com outros estilos e tendências. Somando-se as várias vertentes e culturas, vindas de todos os lados da história humana. A dança é uma ferramenta extremamente forte para se quebrar barreiras e criar aceitação no meio social. Trabalhos maravilhosos se tem feito através da dança como mecanismo de inclusão social e divulgação das culturas. Usa-se a dança para praticamente tudo.

A dança gospel por exemplo é um estilo exclusivo para o louvor, mas que tem atraído jovens dançarinos para o meio gospel. Acabando por se tornar uma ferramenta de evangelização bastante eficaz. Esse estilo esta absorvendo todas as tendências dançantes e modalidades de dança existentes. Hoje já se tem Ballet, Jazz, Hip Hop, Street Dance, Axé e outras várias linhas de trabalho sendo absorvida pelo gospel.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Vez em outra nos deparamos com misturas inéditas e até mesmo muito criativas e interessantes. O Ballet por exemplo se misturando com o Samba. O Hip Hop se misturando com Danças Orientais Milenares. A dança de Rua mesmo como um Pára raio de muitos estilos, inclusive de esportes e lutas, tais como a Ginástica Olímpica e a Capoeira. Vemos também o Ballet sendo usados por Ginastas para melhorarem sua posturas e desenvolvimento.
Danças folclóricas servindo de material de pesquisa e desenvolvimento para trabalhos de composição coreográfica.




Neste vídeo abaixo você acompanha uma fusão entre dança árabe feminina e flamenco. Sei que este tipo de fusão não é novidade. Giros flamencos, sapateados, posturas, muita coisa já é usada pelas dançarinas de dança árabe. No entanto, eu nunca havia visto alguém se utilizar de uma vestimenta tradicional do flamenco, conhecida pela dificuldade técnica: a bata de cola.
A bata de cola é uma saia ou vestido com cauda, cujos babados começam na altura dos joelhos de modo que haja espaço suficiente para o movimento das pernas. São usadas, no flamenco, em bailes como Soleá, Alegrias e Caracoles.
Dançar com uma bata de cola requer muita destreza. Afinal, existem momentos onde a bata precisa sair do caminho, e isto é feito com o auxílio de um dos pés, em um movimento semelhante a um chute. Outras vezes, a saia precisa ser sustentada.




author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: A Dança e a Fusão das Culturas. Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance