Hot News MD
domingo, 23 de outubro de 2011

Encerramento do Festival de Dança de Joinville em Paulínia – Grand Prix Brasil


Encerra com sucesso a primeira edição do Festival de Dança de Joinville em Paulínia – Grand Prix Brasil

A magia contagiante da dança, que toma conta de Joinville, também fez sucesso em Paulínia. A primeira edição do Grand Prix Brasil encerrou neste domingo, dia 16, com a apresentação dos 25 indicados ao título – com a premiação de quatro deles –, e uma participação especial de Cecília Kerche, dançando um pas-de-deux de “Carmen”, ao lado do primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Francisco Timbó. Além do palco do Theatro Municipal Paulo Gracindo, o Grand Prix invadiu outros espaços de Paulínia, levando dança para as praças, oferecendo uma Feira da Sapatilha, cursos, palestras e várias outras atividades, reunindo cerca de 1.300 participantes. Como parte deste entretenimento gratuito à comunidade, artistas como os coreógrafos Fly (Rede Globo) e Carlinhos de Jesus fizeram apresentações e interagiram com o público.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Mas o grande diferencial e principal objetivo do Festival de Dança de Joinville em Paulínia, o Grand Prix Brasil, é a profissionalização do bailarino. Prova disso foi a realização da Première Class, aula em formato de audição, onde companhias nacionais e internacionais ofereceram 29 bolsas e estágios para 22 bailarinos, além de uma temporada de apresentações em Paulínia. Representantes destas companhias também avaliaram todas as noites competitivas, onde os grupos dançaram por categoria: Infantil, Júnior, Sênior e Avançada, num total de 104 coreografias inscritas. Lembrando que todas elas passaram obrigatoriamente por Joinville, tendo conquistado os primeiros lugares.


“A profissionalização é realmente o principal caráter deste Festival. Pra cá vêm grupos muito selecionados, os melhores. Eles estão ávidos por este aperfeiçoamento profissional e por uma sequência em suas carreiras”, destaca Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville. Vale lembrar que se inscreveram para Joinville este ano 2.235 coreografias. Destas, 270 foram selecionadas e 104 premiadas, as que vieram para Paulínia, representando 5% do total inicial. Ely aproveita para reforçar que o Grand Prix Brasil será um círculo virtuoso positivo neste sentido. “A experiência dos grupos de Joinville vem pra cá e daqui pode dar grandes saltos.”

Dentro desta proposta de aperfeiçoamento e, principalmente, profissionalização, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também realizou uma audição durante o Grand Prix, onde 10 candidatos – de um total de 114 inscritos – foram selecionados para integrar o elenco da Escola em 2012. Como parte da programação do Festival, também foi feita outra audição, desta vez para a obtenção do DRT (registro profissional) de bailarino e coreógrafo moradores de São Paulo – tendo sido fornecido 33 registros.


Esta primeira edição do Grand Prix Brasil teve um saldo bastante positivo, segundo a organização. “A estrutura que encontramos em Paulínia realmente atendeu as expectativas e o evento surpreendeu positivamente a todos. Imaginamos uma demanda pequena, enxuta ela foi maior do que a prevista”, fala Ely. A movimentação da economia também refletiu positivamente, com a excelente ocupação de hotéis, bares e restaurantes, além da geração de 170 empregos diretos e indiretos. Sem contar a boa receptividade do público, que compareceu em grande número ao Theatro Paulo Gracindo.

A banca de jurados também foi destaque no Grand Prix Brasil. “Tivemos profissionais diversificados, não só da área específica da dança. Tivemos diretores de teatro e televisão, atores e professores de musicais, jornalistas críticos de dança, enfim, uma banca eclética, mas muito especializada na dança como entretenimento também”, explica Fernanda Chamma, diretora artística do Grand Prix Brasil.

Com todos estes resultados, a parceria entre o Instituto Festival de Dança de Joinville e a prefeitura de Paulínia – via Secretaria de Cultura – está mantida. Portanto, o Grand Prix Brasil volta em 2012, sempre buscando novidades.

Visite a página especial do Blog Mundo da Dança no Grand Prix Brasil: Clique Aqui
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Encerramento do Festival de Dança de Joinville em Paulínia – Grand Prix Brasil Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance