Hot News MD
terça-feira, 11 de outubro de 2011

Realese - Grand Prix Brasil em Paulínia


Festival de Dança de Joinville em Paulínia - Grand Prix Brasil
Tá chegando a hora. É nessa semana que Paulínia vai dançar e encantar!
A movimentação nos bastidores é grande para os últimos detalhes do primeiro Grand Prix de Dança do país: um evento inédito com a “assinatura cultural de Paulínia”. A cidade se prepara para receber, de 12 a 16 de outubro, o movimento diferente e colorido da dança. Além de proporcionar belos espetáculos, o evento possui um caráter social e de profissionalização especial, oferecendo aulas abertas a população, oficinas e palestras gratuitas, audições, oportunidades de bolsas, estágios e até possíveis contratações, direcionadas a jovens talentos e profissionais da área.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Junto com os grupos campeões de Joinville – que dançam na Mostra Competitiva e Meia Ponta (Infantil) –, estarão presentes nesta “festa”, vários outros trabalhos coreográficos de todo o país, participando dos Palcos Abertos por toda a cidade. Esses palcos acolheram ritmos diferentes, do jazz ao ballet clássico, com apresentações e aulas abertas diárias em diversos horários. Além de bailarinos, os cinco dias de evento irão também reunir: professores, diretores, coreógrafos, grandes nomes da dança nacional e internacional, no Theatro Municipal, nos cursos, oficinas, palestras, na Première Class, Feira da Sapatilha, nas audições e em diversas outras atividades. Paulínia vai ver e receber o “melhor da dança da atualidade” nos principais cantos da cidade.

Para conhecer mais detalhadamente o que será o Festival de Dança de Joinville em Paulínia – Grand Prix Brasil, confira os detalhes da programação de cada local:

Banner Downlad



THEATRO MUNICIPAL PAULO GRACINDO
Noite de Abertura - dia 12 de outubro – às 20h
“Giselle”, com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
O balé “Giselle” é uma obra mestra, que sintetiza de forma admirável, todas as aspirações técnicas e dramáticas do período romântico. É uma das principais peças de repertório das companhias clássicas até os dias de hoje. Quem irá interpretar esse magnífico espetáculo na abertura do Grand Prix é a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, que, há onze anos, tem sua única filial estrangeira em Joinville, Santa Catarina. Serão 95 bailarinos em cena, executando a montagem completa da obra.

Mostra Competitiva – Júnior, Sênior e Avançado - de 13 a 15 de outubro – às 19h
Apresentação dos grupos que conquistaram os primeiros lugares no 29º Festival de Joinville, nos gêneros balé clássico, balé clássico de repertório, jazz, sapateado, danças urbanas, danças populares e dança contemporânea. A grade completa com os nomes dos grupos e das coreografias você confere no site www.grandprixbrasil.art.br

Meia Ponta – Infantil - dia 15 de outubro – às 15h
Apresentação infantil (crianças de 10 a 12 anos) dos primeiros colocados do 29º Festival de Joinville, nos gêneros balé clássico, balé clássico de repertório, jazz, sapateado, danças urbanas e danças populares. A programação completa também encontra-se no site do evento.

Gala - Dia 16 de outubro – às 17h
“Carmen”, com a bailarina Cecília Kerche.
A Gala do Grand Prix Brasil abrirá com uma apresentação especial: o pas-de-deux de “Carmen”, com Cecília Kerche no papel principal, acompanhada do primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Francisco Timbó. Cecília é um dos maiores nomes da dança clássica do país, reconhecida mundialmente.
Na sequência, estarão se apresentando os oito melhores trabalhos classificados nas noites anteriores e serão divulgados, os vencedores que receberão o Grand Prix Brasil de Dança Infantil, Júnior, Sênior e Avançado.

ESTÚDIOS DE CINEMA
Audição Bolshoi – dia 13 de outubro – 10 horas e 13h30h
Além de abrilhantar a Noite de Abertura do Grand Prix Brasil, a Escola do Teatro Bolshoi também irá realizar sonhos. A possibilidade de integrar o elenco da Escola em 2012 será oferecida em uma audição. As inscrições podem ser feitas no site www.escolabolshoi.com.br, até 7 de outubro. A taxa é de R$ 10,00. O resultado será divulgado também no site da escola no dia 14 de outubro.

DRT – dia 14 de outubro – 14h
Neste dia acontece uma banca seletiva para obtenção do registro profissional, disponível para bailarinos e coreógrafos do Estado de São Paulo. A seleção será feita Maria Pia Finócchio, presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo e equipe. Inscrições pelo site www.grandprixbrasil.art.br.

Première Class – dia 15 de outubro – 14h
Um dos destaques do Grand Prix Brasil serão as Première Class, aulas exclusivas ministradas por professores internacionais, com o objetivo de avaliar bailarinos e distribuir bolsas de estudo e ou, convites, para companhias nacionais, de toda a Europa e Estados Unidos. Para participar das Première Class é preciso ficar atento. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas na secretaria do evento, a partir do primeiro dia do Festival.
Atenção: somente os participantes da Mostra Competitiva podem se inscrever. Entre os profissionais convidados, estarão presentes:
Marcelo Gama – coreógrafo e produtor cultural radicado na Alemanha .
Adam Sklute – coreógrafo e diretor artístico, representante de diversas companhias de dança da Europa e Estado Unidos
Mikhail Tchoupakov – professor e coreógrafo, representante do YAGP (Youth American Grand Prix), Cia. Deborah Colker e São Paulo Companhia de Dança.

PAVILHÃO DE EVENTOS
Feira da Sapatilha - de 12 a 15 de outubro – das 10 às 20h - 16 de outubro – das 10 às 18h
Venda de produtos relacionados à dança. Mais do que isso: ponto de encontro do Festival de Jonville em Paulínia, reunindo os amantes dança, diversão e agito.

Palco Aberto na Feira da Sapatilha– de 12 a 16 de outubro – das 11 às 18h
Dentro da Feira também haverá um Palco Aberto, com apresentações de dança gratuitas de todos os gêneros. No sábado à tarde, dia 15, Carlinhos de Jesus fará uma aula/show de samba para todos que estiveram por lá. 

Secretaria/Organização do Grand Prix– de 12 a 15 de outubro – das 8h às 20h
No Pavilhão também funcionará a recepção dos grupos e central de informações sobre cursos, alojamentos, apresentações de Palcos Abertos e demais atividades. A organização do Grand Prix – incluindo a assesoria de imprensa - estará concentrada neste local.

ESPAÇO CULTURA E ANTIGA PREFEITURA
Cursos – de 13 a 15 de outubro – horários diversos (ambos os locais)
Uma chance imperdível de se aperfeiçoar com os melhores professores do país será oferecida nos cursos do Grand Prix Brasil. Focado em três temas – Musical, Clássico e Ritmos – dez professores coordenarão cerca de 15 turmas em nove cursos. Ao todo, são 860 vagas disponíveis para os participantes. Entre a os professores estão Cininha de Paula, sobrinha do Chico Anysio e diretora da nova novela da Globo, Aquele Beijo, e a bailarina Cecília Kerche. Inscrições pelo site www.grandprixbrasil.art.br

Palestras – dias 13 e 14 de outubro – das 12h30 às 14 horas – (Espaço Cultura)
Além dos cursos oferecidos, serão realizadas duas palestras gratuitas: uma com o bailarino, coreógrafo e pesquisador do movimento, Marcelo Gama (dia 13) e outra com o crítico de dança Artur Xexéo (dia 14). Marcelo fará uma apresentação inédita no Brasil sobre a Akademie Schloss Solitude, da Alemanha. Xexéo falará sobre “A Dança no Cinema_O Caso Fred Astaire e Ginger Rogers.” As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, também pelo site: www.grandprixbrasil.art.br.

Alojamentos – de 12 a 16 de outubro – (Antiga Prefeitura)
Neste local ficarão alguns dos grupos de todo o país que participarão do Grand Prix Brasil. Os alojamentos serão oferecidos pela organização por preços simbólicos, garantindo a tranquilidade dos participantes.

PARQUE DA AMIZADE
Mostra Urbana - de 12 a 14 de outubro (oficinas) - às 19h - 15 e 16 de outubro (apresentações) – das 11h às 17h
A cultura urbana também tem vez no Grand Prix Brasil. Por isso, o Parque da Amizade receberá os amantes do Hip Hop na Mostra Urbana. Uma arte que se espalha e contagia pessoas de todas as idades. Neste encontro, alguns dos vencedores das batalhas de B. Boys, B. Girls, House Dance, MC’s, Locking e Popping do Festival de Joinville apresentarão o que há de melhor em seus estilos. A Mostra também contará com oficinas de Grafitti, DJ, MC e dança Hip Hop.

Palco Aberto – dias 15 e 16 de outubro – das 11 às 17h
Como parte da programação da Mostra Urbana também haverá um Palco Aberto, com apresentações de dança gratuitas. O coreógrafo do programa TV Xuxa, Fly, estará por lá agitando a galera que curte dança de rua.

PRAÇAS SÃO JOSÉ E MONTE ALEGRE IV
Palco Aberto – de 12 a 15 de outubro - das 18 às 19h, dia 16 das 10 às 11h - (São José)
A Praça São José faz parte dos quatro locais de Palcos Abertos que oferecem apresentações de vários estilos, gratuitamente.

Palco Aberto – de 12 a 15 de outubro – das 17h às 18h30 - (Monte Alegre IV)
Moradores e comunidade em geral podem aproveitar o fim de tarde na Praça Monte Alegre IV para se divertir e apreciar espetáculos de quallidade, em vários gêneros de dança.

SAIBA MAIS
Premiações especiais
Os grupos e bailarinos que conquistarem o Grand Prix Brasil de Dança irão receber vaga e todas as despesas pagas para participar do Festival de Jonville 2012. Durante todo o Prix, os participantes da Mostra Competitiva poderão receber indicações para bolsas de estudo, summers,
convites para Festivais e contratações para companhias nacionais e internacionais, entre outros. Diretores e produtores de grandes eventos e Cias estarão realizando um intercâmbio cultural inédito no país, com o objetivo de abrir novas frentes de trabalho e estudo para bailarinos, professores e coreógrafos. Confira as oportunidades oferecidas.

 Marcelo Gama – Akademie Schloss Solitud. Residência para coreógrafos contemporâneos.
 Adam Sklute – Jacob’s pillow summer 2012; Ballet West Academy – Summer 2012; ABT (Ballet); Hubbard Street (Contemporâneo); Gus Giordano (JAZZ); Pacific Northwest Ballet School Summer Program (in Seattle); Jazz Dance Conference in Pittsburg.
 Mikhail Tchoupakov – Bolshoi Academy USA – Summer Intensive; José Carreno - Summer Intensive; The Rock School for Dance Education - Summer Intensive; Washington Ballet - Summer Intensive.
 São Paulo Companhia de Dança.
 Cia. Deborah Colker, entre outras.

Venda de ingressos
Os ingressos para as apresentações do Grand Prix Brasil no Theatro Municipal Paulo Gracindo estão à venda nos seguintes locais.:

Bilheteria do Theatro Paulo Gracindo (em Paulínia – terça a domingo, das 13h às 19h. O Theatro fica na Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551 – Brasil 500.

Fnac Campinas - Shopping Dom Pedro - de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados das 12h às 18h. *Aceita todos os cartões. Avenida Guilherme Campos, 500 – Campinas.

Tabacaria Raniere - Shopping Galeria - segunda a sábado, das 10h às 20h. *Aceita somente dinheiro. Rodovia Dom Pedro I ( km 131,5) - Campinas

Oficina do Estudante - segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 15h. *Aceita somente dinheiro. Av. Brasil, 601 – Jd. Guanabara - Campinas


Valores
Noite de Abertura e Gala: Plateia: R$ 80,00
Nível I: R$ 60,00
Nível II: R$ 40,00
Mostra Competitiva e Meia Ponta: Plateia: R$ 40,00
Nível I: R$ 30,00
Nível II: R$ 20,00
Descontos
50% de desconto para idosos, estudantes e moradores de Paulínia.
20% para cliente Porto Seguro.

Obs.: os comprovantes de residência e de ser cliente Porto Seguro devem ser apresentados junto com o ingresso, no dia do espetáculo.

Para mais informações, confira o Grand Prix na internet:

Assessoria de Comunicação Festival de Dança de Joinville em Paulínia
Grand Prix Brasil
Tel.: (47) 3423-1010 / 9658-6514

author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Realese - Grand Prix Brasil em Paulínia Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance