Hot News MD
quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dança de Rua " Feminina "

Esta postagem refere-se às presenças femininas na dança de rua, expressão que aparece como um dos elementos do movimento cultural hip hop. Atualmente, o hip hop tem se configurado como território predominantemente masculino nas suas manifestações, sendo atravessado por diferentes significados de corpos e gêneros, os quais se correlacionam com outras marcas culturais tornando complexas as relações humanas e, portanto, de poder, as quais funcionam de múltiplas formas na organização dos grupos sociais.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Nesse panorama a atuação dos corpos femininos é pensada dentro de uma rede de relações sociais e de poder, disputando e produzindo significados, inventando suas próprias táticas de inserção, de modo plural e dinâmico. Poderes não tão localizáveis (FOUCAULT,2007c), mas que estão dispersos, circulam nas práticas sociais, produzem e constituem sujeitos. Dessa forma, como objetivo, vamos mapear como são exercidas as diferentes presenças femininas nos grupos de dança de rua. Para desenvolvimento da pesquisa foi utilizado como caminho metodológico a etnografia urbana a partir de Magnani (2002), associada a elementos do método cartográfico (ROLNIK, 2006).

A postagem é conduzida pela inquietude de querer e desejar perceber como as mulheres têm se constituído eticamente enquanto presenças femininas nesses espaços de sociabilidades criados pela dança de rua.

Hannah Lima (Rio de Janeiro) - Hip Hop Feminino
Mulher - Suas especialidades.
O corpo feminino tem uma composição estética e de força diferentes da dos homens. Além da questão física o modo de ver o mundo e interagir com ela também é diferente. Todos sabemos que a "Dança de Rua" além de ser uma modalidade de dança, também é um estilo de vida. Estilo esse que no começo do seu movimento era ocupado em maior número por homens. Mas as mulheres como sempre foram a luta e conquistaram seu espaço no meio. Trazendo é lógico um tempero todo particular do universo feminino para dentro desse estilo de dança cativante e dinâmico.

Podemos ver grandes diferenças e ao mesmo tempo uma enorme mágica que envolve a presença feminina no mundo da Dança de Rua. São expressões e movimentos até mesmo coordenados e dançados juntos com os homens, mas o tempero esta lá. A variação de força, ritmo e colocação de sentimentos é sutil e percebida de maneira especial para quem tiver um olhar mais clínico. A mulher então contribui grandemente para enraizar ainda mais esse movimento urbano, nascido nas periferias e tomando conta dos palcos do mundo de forma singular e singela. Mas também de forma firme e já dando o recado que elas chegaram para ficar.
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Dança de Rua " Feminina " Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance