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domingo, 28 de outubro de 2012

Caminhada, Corrida e Resistência na Dança.


Por que tanta gente corre? O que é que empurra milhares de pessoas a participar de provas e maratonas? O que os motiva tanto? Você ao menos caminha? E correr? A corrida nos permite alcançarmos um estágio especial no conhecimento de nosso próprio corpo. Num mundo competitivo, repleto de esforço, tensão e competição, correr é como um calmante natural. E um dos esportes mais agradáveis que você pode praticar. Para sua saúde e para sua mente.


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Mas os primeiros dias requerem força de vontade para suportar fadigas, porém de modo algum deve ser um castigo. Seu corpo reage automaticamente ao cansaço e não perde tempo em lhe dizer como se sente. Preste atenção. Não tente fazê-lo trabalhar mais do que pode até que adquira certa resistência. É também é um dos mais saudáveis e compatíveis tipos de atividade que se pode fazer. Porém apenas correr não é suficiente para manter um peso constante. Perder quilos e conservar o novo peso depende do equilíbrio adequado entre o ganho de calorias e o gasto de energia ou, em outras palavras, entre o alimento consumido e a atividade física. Todas as calorias que são consumidas, mesmo depois de realizar exercícios como dançar, caminhar, correr, pedalar, ou mesmo pentear o cabelo, são armazenadas no corpo em forma de gordura. Deste modo, quanto menos atividade você fizer, maior será a possibilidade de acumular gorduras
e peso.

Corrida é uma sequencia da caminhada e para que ela possa ser executada de uma forma confortável, econômica e ao mesmo tempo eficiente. Ela faz com que você percorra determinada distância em um menor tempo possível, deve haver uma ação sincronizada (automatizada) dos gestos de seu corpo. E claro aceleração moderada. Com o avanço da medicina esportiva e tecnologia, ao longo dos anos foram desenvolvidos vários métodos de treinamento, aos quais definimos como exercícios de qualidade, e sua função é a de proporcionar ao praticante qualidades físicas essenciais, como resistência, força, velocidade, flexibilidade e agilidade. Ajuda e aumenta também a resistência aeróbia, a mais importante de todas as qualidades físicas para que você possa percorrer longas distâncias sem se cansar e que lhe dará uma condição de diferença em sua dança. Você pode achar até que não, mas com certeza esta lhe dará sim.

Mas não ache que será fácil. Você terá que vencer algumas barreiras ou mesmo etapas de treinamento. Lembrando sempre de início, meio e fim. A principal delas é desenvolver a paciência para poder progredir aos poucos, sem causar desconforto ao seu organismo. As corridas de longa distância são realizadas de forma contínua de uma há várias horas, em ritmo confortável (lento), onde se corre em equilíbrio de oxigênio. É claro que este não é nosso caso. Nosso caso é a dança. Mas quando falamos em PREPARAÇÃO FÍSICA PARA BAILARINOS E BAILARINAS devemos nos ater a todas as formas que conhecemos e dispomos de nosso arsenal de trabalho.

Nosso corpo necessita de variação de ações para poder chegar em pleno auge de forma balanceada, equilibrada e variada. Não ache que só fazendo uma aula técnica você conseguirá a resistência necessária para sua dança. Ao menos tente caminhar mais. E depois tente dar uma corridinha com o tempo. E com certeza você verá uma melhora significativa em seu desempenho. E lembrem-se: Uma dança com perfeição,
É uma dança com uma boa preparação.

Artigo retirado da Revista Virtual Dança Brasil -> http://www.dancabrasil.com.br/
José Luiz Orçatti Gioia - Diretor e preparador físico da Cia de dança GIOIA RARA
joseluiz@dancabrasil.com.br
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Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

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