Hot News MD
domingo, 25 de novembro de 2012

D.R.T. - Você quer ser um profissional na Dança?



Outro dia mesmo estávamos comemorando o dia do profissional da dança. Uma data realmente importante para o reconhecimento dessa arte que toma ares de profissão e que através disso os dançarinos e bailarinos podem viver de dançar. Então dessa forma retomando esse assunto hoje vamos falar do D.R.T para profissionalização dos artistas da dança. É errado dizer: "quero (ou tenho) DRT!".Você quer (ou tem) um registro profissional.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Ter um DRT, como a maioria diz, significa ser registrado profissionalmente, ter sua profissão regulamentada na sua carteira de trabalho. Resumindo: teoricamente, se você "tem" um DRT, significa que você é ator ou Bailarino profissional e que está preparado para atuar na área. A diretoria do Sindicato dos Profissionais da Dança tem realizado, com certa frequência, as bancas examinadoras para habilitar profissionais ao registro, no Ministério do Trabalho, condição fundamental para o exercício da profissão.

Veja também a série: Como ganhar dinheiro dançando.

O atestado de capacitação profissional só é fornecido aqueles/aquelas que comprovem, efetivamente, estarem aptos para o desempenho das funções. Sem o atestado ninguém pode pleitear o registro na DRT, pois a lei 6.533/78, que regulamentou a profissão, em seu art. 7°, tem III, atribui ao sindicato a responsabilidade de conferir o conhecimento profissional do interessado.

A Dança, assim como outras profissões que cresceram informalmente, não têm seu próprio Conselho Regional e sim um Sindicato. (Os advogados têm a Ordem dos Advogados, os educadores Físicos têm o Conselho Regional de Educação Física...etc....), então para atores, bailarinos, músicos, artistas de circo, entre outros, a coisa funciona assim: O futuro profissional se dirige ao Sindicato e faz um teste na banca avaliadora, composta por profissionais da sua área. Se ele “passar" recebe um atestado do Sindicado que vai apresentar na Delegacia Regional do Trabalho.

Aguarda uns dias e retira sua carteira de trabalho com a etiqueta do D.R.T. Mas será que a coisa é simples assim?
Apenas bailarinas com D.R.T. podem trabalhar profissionalmente e receber salário e/ou cachê, quem não tem o registro não é legalmente reconhecido como profissional isso é um fato indiscutível, se isso funciona ou não na prática, é outro caso, é falta de comprometimento e visão social. Qualquer trabalho sério que você for fazer como bailarina, vai precisar do D.R.T. e não tem teoria isolada ou crença pessoal que resolva isso.
Para dar aulas em escolas sérias, para dar aulas em escolas de Educação ou projetos e instituições governamentais, para dar aulas em empresas, para trabalhar em uma Cia. de Dança patrocinada e dentro das leis de incentivo...
Enfim, se você quer atuar no mercado profissional que não vivem na informalidade, vai precisar dele.

IMPORTANTE:

D.R.T. não diz se uma bailarina é boa ou não, mas é essencial para a evolução de sua carreira.
Então faça sua inscrição no Sindicato De Dança Do Seu Estado. O currículo passará por análise e se for aprovado você será convocado perante uma banca examinadora para uma apresentação de um Solo ou Pas de Deux (duo ou dueto) de qualquer modalidade com duração de 3 minutos.

 Os atestados de capacitação expedidos pelo Sindicato para a Delegacia Regional do Trabalho poderão ser como:
- Bailarinos Provisórios: válidos por um ano (que deverá repetir a prova dentro do prazo apara a aquisição do Título Permanente).
- Bailarinos com DRT permanente.
- Coreógrafos.
- Maítre de Ballet.

OBS: Você não precisa ter uma faculdade para ser profissional de Dança ou tirar o DRT, só precisa  comprovar que é um bailarino profissional. É fácil não tem mistério, se você já Dança e estuda sua modalidade há anos, se é um profissional qualificado, sabe o que esta realmente fazendo poderá tirar seu DRT.
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: D.R.T. - Você quer ser um profissional na Dança? Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance