Hot News MD
domingo, 6 de janeiro de 2013

Aprenda a Dançar Break


O breakdance, também conhecido como B-boying, é uma dança criada em 1973 no distrito do Bronx, em Nova York. Podendo ser praticada por meninos (B-boys) ou meninas (B-girls), é uma dança extremamente divertida, mas muito difícil de ser executada.

O B-boy começa aprendendo as fundações do break, criadas pelos primeiros breakdancers, e depois disso, poderá adicionar o que quiser à sua dança.

O break é uma ferramenta de autoexpressão, gerando arte visual e muita diversão. O vídeo lhe ajudará a acompanhar as etapas deste artigo, pois os movimentos são melhor demonstrados por imagens que por palavras.

Siga o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Passos

  • Aprenda a terminologia básica. Uma das primeiras coisas que qualquer B-boy deve aprender é a diferença entre “breakdancing” e “B-boying”. B-boying foi o primeiro termo usado para descrever a dança; normalmente é o termo utilizado dentro da comunidade. A mídia em geral chama a dança de “breakdancing”, um termo criado por um repórter na época em que a dança estava começando a ganhar reconhecimento.

A dança é chamada de B-boying independente de se você é homem ou mulher. Mas, ao descrever os indivíduos especificamente, há os termos B-boy (homem) e B-girl (mulher). Todos os breakdancers tem um apelido, como B-boy Darkness, B-boy Cloud, B-boy Plur, etc. Você não deve dar muita importância a isso no começo, e sim quando você já estiver tentando ganhar reconhecimento de quem você é e do seu estilo.
Aprenda os movimentos básicos. Esta é uma etapa muito importante para que você se torne um bom breakdancer e não deve ser ignorada de forma alguma. Treinar bem os movimentos básicos permitirá que você se torne um breakdancer muito melhor do que se você fosse direto aos movimentos mais difíceis e impressionantes.

  • Aprenda a fazer o top rock, a parte da dança que é executada de pé. É aqui que você começa a se soltar e a se deixar curtir o som da música.

“Se você não fizer o top rock antes de ir pro chão e começar o footwork, você não é um B-boy de verdade.” – Popmaster Fabel (Rock Steady Crew)

Os movimentos fundamentais do top rock são: o basic top rock, o indian step e algumas variações de um homem correndo.

  • Aprenda a executar os drops e os go-downs.Com estes movimentos, você descerá do top rock para o chão para executar o trabalho com os pés (footwork). Os quatro drops básicos são: o kneedrop, o sweep, o corkscrew e os suicides (giros de meia-volta).


  • Aprenda o footwork (também conhecido como downrocks). São os movimentos mais conhecidos do break; é o momento em que você desce para o chão (normalmente apoiado nas mãos e/ou nos pés) executando muitos passos difíceis. Esta provavelmente é a parte mais criativa da dança.

Como um iniciante, você deve começar aprendendo o 6-step, o 3-step e o helicopter. Quando você já os tiver aperfeiçoado, passe para os movimentos mais técnicos.

  • Aprenda a fazer os freezes. Os freezes são a forma tradicional de terminar o seu throwdown (throwdown é o nome dado ao momento em que você desce ao chão para fazer sua performance). Os freezes básicos que você deve aprender no início são: o baby freeze, o turtle, o shoulder e o side chair.

Esses são os freezes mais importantes e é essencial que você os aprenda o mais cedo possível, pois muitos outros movimentos são feitos à partir deles.

A seguir você terá dicas importantes para o seu aprendizado. A Dança Breaking por ser uma dança bastante sistematizada, ela permite-nos que sejamos bem organizados nos treinos para obtivermos um bom resultado. Então siga as instruções no tutorial capítulo por capítulo. O nível de dificuldade vai aumentando de acordo com cada capítulo, não tente pular as instruções.


Dicas

Divirta-se e expresse-se. Não há nenhum motivo para aprender uma dança se você não estiver a aproveitando; se você não gosta de dançar, procure outra forma de se expressar.
Assista a maior quantidade de vídeos que puder. Quanto mais vídeos de break você assistir, mais estilos e movimentos você irá conhecer.
Crie seu próprio estilo. Não dance de forma robótica e não deixe de se expressar.
Registre os movimentos que você criou e aprendeu em um caderno. Isso o ajudará muito a longo prazo, pois como há uma infinidade de movimentos possíveis, você poderá esquecê-los se não gravá-los de alguma forma.
Cuidado com a sua segurança. Compre pelo menos um par de joelheiras ou cotoveleiras para usar durante o aprendizado (especialmente joelheiras).


Fonte: Blog Dança de Rua
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Aprenda a Dançar Break Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance