Hot News MD
domingo, 3 de fevereiro de 2013

Alimentação saudável nas viagens de Dança


Quando os(as) dançarinos(as) estão em uma turnê de espetáculos. Muitas vezes encaram horas de estrada com ônibus ou até mesmo vôos demorados. De qualquer forma a viagem muitas vezes é longa e estressante. E para amenizar isso devemos tomar um cuidado maior na alimentação. Isto porque é ela que vai dar o equilíbrio, energia e sustentação para nossa performance durante a apresentação do espetáculo que esta por vir.

Pensando nisso o Blog Mundo da Dança trás até vocês alguma dicas de boa alimentação durante uma viagem. Isso é importante porque devemos manter o equilíbrio do metabolismo corporal, assim como mantemos os exercícios físicos, a limpeza de coreografia e tudo mais que é necessário para uma perfeita desenvoltura durante a performance da apresentação do espetáculo de dança.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Afinal de contas o que mais queremos é dar o melhor de nós em cima dos palcos da vida. E poder dançar com saúde e satisfação. Então vamos as dicas de alimentação.



Faça refeições regulares e evite os excessos 

O desfaçamento horário altera o ritmo normal do organismo. Consumir três refeições por dia, em intervalos regulares, ajuda a manter os níveis de energia constantes. O pequeno-almoço é uma refeição muito importante, uma vez que repõe a energias após o jejum de uma noite inteira de sono. Esta refeição também fornece os nutrientes essenciais, que nos permitem pensar e enfrentar qualquer tipo de situação que nos apareça pela frente. Um bom pequeno-almoço é o primeiro passo para começar um bom dia.

Quando viajamos, o sono pode ser dificultado pelo desfasamento horário e por se estar num ambiente diferente. Os tipos de alimentos que são consumidos podem afetar o padrão de sono. Os alimentos necessitam de tempo para serem digeridos, por isso se você comer imediatamente antes de ir para a cama, o corpo ainda estará fazendo a digestão quando adormecemos, e consequentemente o descanso será dificultado. Se a refeição for muito rica em gordura, esta demora muito tempo a sair do estômago e a ser eliminada da corrente sanguínea, o que faz com que a digestão dessa refeição seja mais demorada do que a digestão de frutas, vegetais ou hidratos de carbono.

Hidrate-se 

Beber líquidos suficientes é importante, especialmente durante e depois do voo ou viagem na estrada. Uma desidratação ligeira pode afetar a função mental. Além disso, a desidratação causada durante um voo (por exemplo) é um fator de risco para a trombose venosa profunda. A pressão da cabine durante o voo causa uma perda de água do organismo. Beber álcool no lugar da água ou sumos de fruta enquanto se voa piora a desidratação causada. O mesmo se aplica ao café e ao chá. Se não puder beber durante o voo, deve assegurar-se que se beba bastante água ou sumos de fruta após aterrissar, para se reidratar adequadamente. Já durante a viagem em estradas a hidratação também é tão quanto mais importante. Na verdade o corpo necessita bastante de água para um bom equilíbrio.


Conselhos para quando viaja 

Comer de forma saudável é igual a comer em casa ou em viagem, no entanto, para encontrar os alimentos corretos é mais difícil em ambientes diferentes. Contudo, seguindo certas orientações simples poderá ajudar a manter-se em forma:

  1. Consuma alimentos variados. Comer alimentos variados facilita uma ingestão de nutrientes equilibrada. Se consumir porções de tamanho razoável, é fácil comer o que se gosta sem eliminar nada da sua alimentação.
  2. Faça escolhas saudáveis. Modere a ingestão de gordura, especialmente de gordura saturada, tal como de açúcar, sódio e bebidas alcoolicas. Consuma fruta e vegetais em abundância, de forma a atingir 5 porções diárias, e também cereais (ricos em fibra). Tenha em consideração a higiene dos alimentos para onde quer que vá, especialmente se for para destinos turísticos, como a Ásia, África e América Latina (cozinhe, tire a pele ou deite fora!).
  3. Não salte o pequeno-almoço. O pequeno-almoço é mais do que uma chávena de café ou um copo de sumo. Comer de manhã proporciona a energia necessária para iniciar o dia e mantém-nos sem fome ao longo do dia, o que nos ajuda a evitar excessos.
  4. Não omita refeições e tente comer de forma ligeira à noite. Tente não estar mais de 4 a 5 horas sem comer. Se chega à hora da refeição com fome, será pouco provável que consiga fazer escolhas saudáveis e irá comer de forma excessiva. Um aporte de energia constante faz-nos manter alerta. Além disso, não comer durante todo o dia e terminar o dia com refeições grandes e pesadas, interfere com a digestão e perturba o sono. Tente seguir os horários habituais na medida do possível.
  5. Desfasamento horário. Para reduzir ao mínimo este desfasamento, que perturba o ritmo natural do organismo, mude a hora do seu relógio no início do voo ou estrada e ajuste as refeições aos horários da zona onde está. Durma durante a viagem se for noite no seu destino ou mantenha-se acordado caso contrário.
  6. Tente comer uma refeição saudável e leve, antes da viagem, como salada, fruta fresca, sopa de legumes ou galinha cozinhada.
  7. Voar pode promover a desidratação, por isso beba água em abundância e sumos com baixas calorias (beber um copo de água por hora durante o voo protege da desidratação e do desfasamento horário).
  8. Modere as bebidas ricas em cafeína e não as use como substituto de refeição. A cafeína é um estimulante ligeiro e um elevado consumo desta contribui para a desidratação e perturbação do sono.



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Alimentação saudável nas viagens de Dança Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance