Hot News MD
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Jogos Eletrônicos de Dança

A dança é fator tão intrínseco na sociedade mundial. Que se encontra em todos os seguimentos possíveis da nossa vida. A dança esta nos casamentos, nos bailes, na igreja, na televisão, nos filmes e em outros vários lugares. Hoje vamos provar que essa teoria é válida mostrando a atração que a dança tem nos jogos eletrônicos. Na verdade os jogos eletrônicos englobam de tudo. Desde guerras até mesmo aventuras e tudo que possa ser usado para distrair um pouco o ser humano. Bacana que na dança podemos até mesmo se movimentar através de um simulador e com isso praticar um pouco de exercício físico.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Games de dança divertem – e ajudam a emagrecer

Especialistas atestam eficácia de títulos na queima de calorias. Mas apontam cuidados necessários a jogadores que querem rebolar diante da TV (Divulgação/Ubisoft)

Sensores de movimento – como Kinect, Move e o controle do Wii – contribuíram para a popularização dos videogames, que saíram do quarto das crianças para ocupar lugar de destaque nas salas de estar. Além disso, criaram um novo nicho: o dos "jogos saudáveis". Além dos games de esportes, que obviamente incentivam a prática de exercícios físicos, outro filão que vem ganhando adeptos é o de simuladores de dança. O título mais popular do gênero é a franquia Just Dance, da Ubisoft, que já está em sua terceira edição. Segundo relatório anual da Entertainment Software Association, baseado em dados da The NPD Group, o Just Dance 2 foi o sétimo jogo mais vendido nos Estados Unidos em 2010. Juntas, as três edições do título já atingiram a marca de 25 milhões de unidades vendidas.

Lista: Jogos para quem quer perder peso brincando

De olho no mercado de games, que deve faturar 72 bilhões de dólares até 2015, os estúdios têm apostado nos simuladores de dança e fechado acordos milionários com as gravadoras que detêm os direitos autorais de campeões de audiência como Lady Gaga, Rihanna, Black Eyed Peas e Katy Perry. Com músicas atuais e conteúdo extra disponível para download, os títulos se renovam ano a ano e passam de coadjuvantes a protagonistas nas festas de família.


Segundo o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estudos recentes sugerem que games do gênero podem de fato auxiliar no emagrecimento. "Esses jogos queimam calorias e podem contribuir para a perda de peso", diz. "Há, é claro, uma variação na intensidade da queima, de acordo com a intensidade e ritmo do exercício. Mas a dança ajuda muito nesse processo." O benefício proveniente da prática de rebolar diante da telinha, contudo, não deve ser comparado ao obtido por atividades como natação ou outras modalidades. "Os jogos eletrônicos contribuem para a manutenção da saúde, mas não substituem a academia", diz o médico.

As coreografias desenvolvidas por dançarinos profissionais exigem força do jogador. Para aguentar o ritmo e ter fôlego para dançar uma música inteira é importante avaliar o que a sequência de movimentos demanda. O ortopedista Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, chama a atenção para alguns cuidados importantes que o usuário deve tomar antes de imitar a Jennifer Lopez em frente à TV. "É preciso fazer alongamento antes e depois de jogar: trata-se de uma atividade aeróbica", diz. Ravaglia também reforça a necessidade de usar tênis e roupas adequadas, a fim de evitar lesões.


author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Jogos Eletrônicos de Dança Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance