Hot News MD
domingo, 14 de abril de 2013

Dança Eletrônica (Série) - Todos os Estilos

Navegando pela internet vi a necessidade de se produzir um material mais específico sobre a Dança Eletrônica, pois a mesma se encontra bastante carente de material. Como não poderia deixar de ser estou inaugurando mais uma SÉRIE aqui no Blog Mundo da Dança. Dessa vez vamos falar das Danças Eletrônicas e suas várias vertentes. Tínhamos um excelente site que falava dessa modalidade específica que é a Dança Eletrônica, escrito pelo Marcelo Souza. Mas recentemente descobri que seu site esta fora do ar e dessa forma impossibilitando aos amantes da dança e leitores pesquisar sobre o assunto de maneira organizada.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Bom, então vamos lá, escrever minha postagem de introdução da Dança Eletrônica e que também servirá de índice para a Série: Dança Eletrônica - Todos os Estilos.

Como surgiu a Dança Eletrônica?

A dança sempre esteve intimamente ligada a música. Dessa forma vários estilos de dança pelo mundo a fora surgiram junto com estilos musicais que se completam. Muitas vezes as Dança surgiu primeiro e depois foi-se criado um estilo musical para acompanhar a dança. Outras vezes o que aconteceu foi justamento o contrário. Surgiram a música primeiro e  depois o estilo de dança para complementar a música.

No caso da Dança Eletrônica foi justamente isso que aconteceu. Com o advento de novos equipamentos eletrônicos os DJ ficaram cada vez mais criativos. Veja o que dizem sobre o assunto na Wikipédia.


Música electrónica (português europeu) ou eletrônica (português brasileiro) (AO 1990: eletrónica/eletrônica) é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrônicos,tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação. Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um gênero musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Actualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.

Originalmente relutada por ter sua tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua estética, só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundial, com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik.

OBS.: É importante salientar que, por definição, música eletrônica é toda música criada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos. Entretanto, a partir da grande popularização da música eletrônica dançante a partir da década de 1980, esta passou a ser conhecida pelo público geral pela denominação simples de música eletrônica, o que prevalece até hoje.
Vamos aqui no Mundo da Dança trazer então a luz do conhecimento todos os estilos possíveis derivados dessa vertente que toma conta das "Danceterias" de hoje. Continuem por aqui acompanhando as futuras matérias dessa Série: Dança Eletrônica - Todos os Estilos.

Indice:





author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Dança Eletrônica (Série) - Todos os Estilos Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance