Hot News MD
quinta-feira, 18 de julho de 2013

Começa hoje o projeto Semanas de Dança no CCSP


SEMANAS DE DANÇA

Múltiplos corpos ocupam o mundo! Na edição deste ano, o Semanas de Dança acontece de 16 de julho a 25 de agosto e se consolida com repertório ampliado. Durante os meses de julho e agosto será apresentado um panorama da dança paulista. O projeto ainda recebe companhias de outros estados. No total serão 18 grupos em 66 apresentações divididas entre a Sala Jardel Filho, o Espaço Cênico Ademar Guerra e os espaços de convivência do Centro Cultural São Paulo.

“Serão, seis semanas de encontros entre gerações distintas de artistas (ainda que creia que artistas sejam seres atemporais!), compartilhando e somando (seus?) públicos e espaços (físicos e conceituais) e criando novas perspectivas, olhares e tantas outras histórias dos(nos) corpos e da(na) própria dança.” Letícia Cocciolito, curadora de dança.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

GENTE CIRCULANDO PARA VER DANÇA

A ocupação e a participação do público crescem a cada edição. Na estreia do projeto, em 2010, o CCSP recebeu cerca de 13 mil espectadores. Em 2011, como a temporada foi reduzida, a frequência foi de aproximadamente 10 mil pessoas. A curadora diz que “quem vem pela primeira vez volta, por ser gratuito e pela possibilidade de experimentar vários espetáculos e companhias. O público do CCSP é diferenciado por poder entrar e sair a qualquer momento.

A proposta é essa, um caos.” “O corpo é um instrumento por onde o mundo passa”, segundo Cocciolito. E esse mundo é tão diversificado que o projeto Semanas de Dança abarca o Pílulas de Cultura – um espaço de fortalecimento e difusão das manifestações relacionadas à cultura afro-brasileira, em parceria com o CCSP até novembro. Neste mês, profissionais da área de dança serão convidados para apresentar a cultura negra contemporânea.

NOVAS PERSPECTIVAS, OLHARES E HISTÓRIAS

Na primeira semana de programação a bailarina Zélia Monteiro se une ao tradicional Balé da Cidade de São Paulo e aos grupos de break e k-pop que habitam regularmente os espaços do CCSP, formando a Ocupação em mostra. Em apenas uma semana estarão reunidas e misturadas diversas gerações de artistas da história da dança. O Balé da Cidade – que teve início nos anos 1960 para dar continuidade à dança clássica da Escola Municipal de Bailado e que desde 1970 mantém o conceito de formar um público voltado à arte contemporânea – apresenta três espetáculos de seu repertório: LAC, Frágil e T.A.T.O.

Zélia Monteiro, que possui uma forte relação com o CCSP, traz nesta Mostra Três danças passageiras com as proposições dos artistas Isabel Tica Lemos, Marta Soares e Cristian Duarte. Da carreira dessa artista, vale a pena recuperar um de seus momentos importantes, que foi a participação no grupo de dança Marzipan, criado em 1982 por Ione da Costa, com a proposta de pesquisar o movimento e a dança num trabalho mais íntimo com o teatro. Em maio de 1983, Zélia Monteiro apresentou no Centro Cultural Seis histórias de amor, com esse grupo. Ocupação em mostra insere os grupos de break e k-pop que se apropriam de maneira democrática dos espaços da instituição. Eles foram convidados para mostrar suas performances oficialmente. Esta é uma primeira tentativa de ocupação em mostra em parceria com a Divisão de Ação Cultural e Educativa. O objetivo é misturar espontaneamente grupos que agora conquistam a oportunidade de estar lado a lado com os grandes nomes da dança. Os alunos da Oficina OH2 (que se encerra no dia 28/6), com o professor Ivo Alcântara, também juntam-se aos grupos nesta Mostra.


MOVIMENTOS DE CORPOS DIFERENTES

Novos corpos, novas expressões compõem a programação da segunda semana. Mãe e filha, Janice Vieira e Andréia Nhur, promovem um encontro de corpos de gerações, ideologias, sonhos e ações diferentes. A mãe viveu e dançou de maneira engajada os anos 1960/70 e a filha nasceu nos anos 1980. No espetáculo Forma de ver, o coreógrafo Marcos Abranches também traz corpos diferenciados em cena. Ele e a dançarina Ale Bono Vox são pessoas com deficiência e tentam mostrar que é possível um corpo deficiente integrar à dança contemporânea. “O público se confunde. Será que ele é deficiente ou está representando um personagem?”, comenta Abranches. A Cia. Giradanças, de Natal (RN), estará em cartaz na última semana do Projeto com duas coreografias que abordam como conviver naturalmente com o diferente. Importantes coreógrafos descobrem novos pensamentos e possibilidades de trabalho. EXPERIMENTAÇÃO DA LINGUAGEM Ocupar a cidade é a proposta do grupo Tríade, que realizará intervenções resultantes de um laboratório com o público a partir da questão “Como ocupo a cidade?”. Sendo o Centro Cultural um grande impulsionador de criações para site specific, isto é, trabalhos feitos para espaços específicos do prédio, que tem como ponto forte sua arquitetura, outros artistas experimentarão esse tipo de processo criativo, como Paula Pi, Silenciosas + G’taime, Cia. Perdida, Pele Coletiva de Criação e Rodrigo Andreolli, que estará presente em toda a temporada para buscar referências e compor o projeto Novos Coreógrafos: Novas Criações Site Specific. Semanas de Dança existe desde meados dos anos 1990, mas foi em 2010 que recebeu um novo formato, quando a então curadora de dança do CCSP, Alexandra Itacarambi, reuniu vários espetáculos (formando uma temporada de dança) dando mais estrutura ao evento. Assim, ganhou força e visibilidade e hoje é considerada uma das maiores mostras de dança de São Paulo. “O projeto se consolidou como um festival de dança na cidade, no qual público e artistas esperam por este momento”, comenta Letícia Cocciolito.

Galeria de Fotos: https://picasaweb.google.com/ccspsite/SemanasDeDanca

PROGRAMAÇÃO LAC, Frágil e T.A.T.O (programa triplo)

Com Balé da Cidade de São Paulo Direção:

Iracity Cardoso Sala Jardel Filho
De 17 a 20 de julho Quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo Três danças passageiras Com Zélia Monteiro.

Espaço cênico Ademar Guerra:

De 16 a 18 de julho Terça a quinta, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo.

Ocupação em mostra Foyer:

De 19 a 21 de julho Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos.

Performances

Performances dos grupos de dança que ocupam informalmente os diversos espaços alternativos do CCSP:
Dia 19/07
Performance dos grupos de Break Dia 20/07
Performance do grupo da oficina do Ivo de Alcantara Dia 21/07
Performance K-Pop Minhas cavidades orbitais Com Maurício de Oliveira & Siameses Sala Jardel Filho De 24 a 28 de julho Quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo

Espaço cênico Ademar Guerra

Vis a vis Com Grupo Pró-posição
De 23 a 25 de julho Terça a quinta, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo

Praça das Bibliotecas

Forma de Ver Com Cia. Vidança
De 26 a 28 de julho Sexta, sábado e domingo, às 20:30
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos

Sala Adoniran Barbosa

Projeto: Pílulas de Cultura 2013
Dia 28 de julho Domingo, das 16h às 20h
Parceria: Instituto Feira Preta e Rede Kultafro
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo.

Sala Jardel Filho

Frágil desconforto Com Marina Salgado e Bruna Petito
De 31 de julho a 4 de agosto Quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo.

Sala de ensaio 1

Oficina de dança Com Marina Salgado e Bruna Petito
Dia 30 de julho Terça, das 19h às 22h (Sem necessidade de inscrição.)
Afro Margin Com Eliana de Santana
Ocorrências Com Wellington Duarte

Espaço cênico Ademar Guerra

De 30 de julho a 1 de agosto Terça a quinta, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo.

Tríade Móbile Com Núcleo Tríade Itinerante pelos espaços do CCSP De 2 a 4 de agosto Sexta a domingo, às 17h
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos.

Laboratório – Fórum Tríade Móbile Com Núcleo Tríade Diversos espaços do CCSP
Dias 27 e 28 de julho Sábado e domingo, das 15h às 20h
As inscrições para o Laboratório serão entre os dias 2 e 21 de julho no site do CCSP (www.centrocultural.sp.gov.br).

São 20 vagas destinadas a artistas-pesquisadores da relação corpo-cidade, estudantes de artes, arquitetura e interessados em geral. A partir de 14 anos (menores de idade precisarão de autorização de pais ou responsáveis). A seleção será por ordem de inscrição e a lista de selecionados será divulgada no dia 23/7, no site do CCSP.

Projeto Pele do Lugar:

Corpo e Cidade Com Coletivo Pele Coletiva de Criação Itinerante pelos espaços do CCSP De 2 a 4 de agosto Sexta a domingo, às 20h
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos.

Sala de ensaio 1

Oficina O corpo paisagem Com Ivola Demange (França)
Dia 6 de agosto Terça, das 18h às 21h (Sem necessidade de inscrição.)

Feche os olhos para olhar Com desCompanhia de dança Espaço Ademar Guerra
De 6 a 8 de agosto Terça a quinta, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas horas antes do início do espetáculo.

Colóquio Olhares – Diálogos/Dança Com Marcia Tiburi e Thereza Rocha Sala de debates
Dia 6 de agosto Terça, às 21h
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos.

Sala Jardel Filho

Projeto Propulsão/o que faz viver – SEGUINTE Com key zetta e cia.
De 7 a 11 de agosto De quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo.

Mirantes – coreografia para uma paisagem Modos:
performo eu + performa você + vídeo De 9 a 11 de agosto Modo performa você: das 15h às 17h
Modo performo eu às 18h (40 pessoas)

Espaço Cênico Ademar Guerra

Nigredo Com Maurício de Oliveira & Siameses
De 13 a 18 de agosto Terça a quinta, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo.

Sala de ensaio 1

Oficina Mauricio de Oliveira & Siameses
Dia 20 de agosto Terça, às 19h (Sem necessidade de inscrição) Pessoal e intransferível Com Silenciosas + G’taime Sala Jardel Filho
De 14 a 18 de agosto Quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo.

BADERNA 23
Com Núcleo Luis Ferron Espaços alternativos do CCSP De 15 a 25 de agosto Quarta a domingo, em diversos horários
Entrada franca – sem necessidade de retirada de ingressos.

Peças curtas para desesquecer: uma série coreográfica da Companhia Perdida Com Cia. Perdida Espaço Cênico Ademar Guerra
De 20 a 22 de agosto Terça a quinta, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo

Sala Jardel Filho

Proibido Elefantes (21 a 23 de agosto)
Sobre todas as coisas (24 e 25 de agosto) Com Companhia Gira Dança  Quarta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Entrada franca - bilheteria: retirada de ingressos a partir de duas antes do início do espetáculo

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Informações ao público: 11 3397-4002
http://www.centrocultural.sp.gov.br/
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Começa hoje o projeto Semanas de Dança no CCSP Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance