Hot News MD
quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Globo promove festival internacional de violoncelos de 1º a 11 de agosto no Rio


Unir música clássica e responsabilidade social, essa é a proposta do Rio International Cello Encounter, promovido pela Globo, entre os dias 1º a 11 de agosto no Rio de Janeiro, Região dos Lagos e Volta Redonda. Em sua 19ª edição, o festival internacional de violoncelos deve atrair um público de aproximadamente 15 mil pessoas. Para isso, vai contar com uma programação totalmente gratuita com mais de 30 apresentações, workshops e masterclasses, que são aulas de música para iniciantes com os melhores profissionais da área. A abertura do festival será no dia 1º de agosto, ao meio-dia, com uma apresentação que mistura música clássica e dança na estação ‘Carioca’ do metrô.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Ações sociais também fazem parte do evento conhecido por motivar a integração por meio da música. No Complexo da Maré, por exemplo, artistas plásticos vão ensinar cerca de 70 jovens sobre a importância de transformar a musicalidade em arte, usando trabalhos com estêncil. Para tornar o processo de criação mais divertido, apresentações com violoncelistas acontecerão ao longo do curso, que acontece no dia 9 de agosto, às 10h. As obras criadas pelos alunos serão vendidas pelos artistas e o dinheiro arrecadado será destinado a projetos sociais do Rio Cello.

Já as Orquestras de Cordas de Sururu de Niterói e de Volta Redonda e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, ao longo do evento, passarão por workshops com músicos do festival, como forma de estimular e desenvolver o potencial artístico dos integrantes. Outro destaque será a apresentação do Grupo Rota, companhia de dança de São Gonçalo (RJ), que trabalha com quarto bailarinos cadeirantes e 14 não-cadeirantes. Para o festival, o Grupo interpretará o espetáculo ‘Nocturne’ nos dias 2 e 3 de agosto, às 19h, na Caixa Cultural, Centro do Rio.

Em uma iniciativa inédita no país, o Rio Cello realiza o 1° Concurso Internacional de Violoncelos, que revelará talentos brasileiros e estrangeiros da nova safra de violoncelistas. O concurso, que já está com suas inscrições encerradas, tem competidores entre 13 e 30 anos. Os participantes irão apresentar, entre outras obras, ‘All is not chaos’ de David Ashbridge (estreia mundial) composta especialmente para a competição e serão julgados por cinco artistas de renome internacional. A grande final está marcada para o dia 9 de agosto, às 20h, no Espaço Tom Jobim (Jardim Botânico). Todas as etapas do concurso serão abertas ao público.

O calendário de eventos ainda conta com uma homenagem ao maestro Nelson Nilo Hack, no dia 4 de agosto, às 16h, na Igreja da Cinelândia, e um concerto com seleção de músicas norueguesas, no dia 11, às 11h, no Parque Lage. O Rio Cello foi criado no ano de 1994, em homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, e é considerado um dos maiores festivais de música clássica do Brasil.

SERVIÇO

19º Rio International Cello Encounter

1º a 11 de agosto de 2013

Entrada Gratuita (exceto no concerto beneficente)

Livre para todos os públicos

Informações: (21) 2235-0208 / riocello@riocello.com

Veja a programação completa em / www.riocello.com



Mais informações:

Textual http://www.textual.com.br

Graziella Cardeal

Renata van Boekel renatavanboekel@textual.com.br

Tels: (21) 3206-6233
author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Globo promove festival internacional de violoncelos de 1º a 11 de agosto no Rio Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance