Hot News MD
segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Alexandre Baltazar inaugura Psychedelic Jungle


Exposição na Galeria Homegrown

Nomeada a partir do disco homônimo da banda The Cramps, a exposição, que acontece na Galeria Homegrown no dia 02, quinta, é a materialização bruta dos inputs diários da vida de um cidadão comum nas grandes cidades, de assistir televisão e pegar um ônibus a sacar dinheiro no banco. Como a onipresença do sistema em nossas vidas nos fazem reféns de uma cultura de massa de valores pré-fabricados, pensamento médio superficial e sentimentos automatizados.

O conceito de Psychedelic Jungle é abrangente e a coerência das obras acaba morando na convivência social que Baltazar e seu pai, o ex-surfista Cesar Baltazar, o Ferrugem, tiveram durante a produção. Sempre ligados a movimentos de contra-cultura, seja na arte ou na música, o caminho natural e espontâneo foi seguido desde o início. Apesar de Alexandre Baltazar não considerar que esta seja uma exposição temática.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca


Serão expostas cinco pranchas de surf, 100% feitas à mão, com conceitos desenvolvidos pelo artista, mas todas shapeadas manualmente por seu pai. "As pranchas fazem parte de um mundo alternativo do surf, com idéias e propostas paralelas ao mainstream do esporte, focadas mais no prazer de estar surfando e menos na competitividade. Mas com funcionalidade e satisfação garantidas dentro d'água" afirma Baltazar, o filho.

Também fazem parte pinturas, provavelmente nanquins em papel de algodão, seguindo o padrão de seus últimos trabalhos.

"O mais importante é a interpretação de cada um sobre os trabalhos. São essas interpretações que nos fazem chegar a conclusões que nem mesmo a gente tinha pensando antes. Mas o nosso sentimento é o de mostrar que existe vida fora da cultura de massa e que ser um ponto fora da curva pode ser legal " finaliza


Alexandre Baltazar segundo Maria Clara Mazini, da Galeria Graphos

"É através da ilustração, da colagem feita a partir de imagens retiradas de revistas antigas e da pintura em nanquim que Alexandre Baltazar explora com ironia e crueza as sutilezas cotidianas da vida pós-moderna. Com traços percorridos por linhas imperfeitas, cria imagens geralmente em preto e branco que remetem a movimentos contraculturais; do visual despretencioso dos zines à aparência provocativa da cultura punk, passando pelo antirracionalismo dadaísta, seu trabalho é voltado para a busca de uma estética não fabricada. Utilizando inúmeras referências da indústria cultural, questiona e ressignifica seus valores com humor, dando corpo a personagens tão familiares quanto estranhos e a cenas igualmente acostumadas e incômodas."


Serviço:

Psychedelic Jungle
Data abertura: 02 (quinta feira), das 18h às 22h
Período de exposição: 02 a 27 de setembro.
Horário de visitação: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 12h às 18h
Endereço: Rua Maria Quitéria, 68 - Ipanema - RJ
Telefone: (21) 2513 2160
Entrada Gratuita/ Classificação livre
Assessoria de imprensa: Julia Ryff - juliaryff@gmail.com
Contato: galeria@hg68.com.br



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Alexandre Baltazar inaugura Psychedelic Jungle Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance