Hot News MD
quinta-feira, 2 de abril de 2015

#WORKSHOPS - Laboratório de Dramaturgia do Gesto


O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal do IMPAR- Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, de Joinville (SC), promove nos dias 27 e 28 de março (sexta e sábado), na Casa da Cultura Fausto Rocha Jr., um Laboratório de Dramaturgia do Gesto com a coreógrafa Suely Machado, diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte (MG).

A atividade conta com 20 vagas gratuitas e carga horária de 12h, sendo direcionada a bailarinos e atores. A proposta do IMPAR com este projeto é realizar um trabalho de pesquisa e vivência artística inédita em Joinville, na qual bailarinos e atores trabalharão juntos num laboratório de dramaturgia, dividindo experiências e proporcionando trocas de saberes. Ao final da atividade, ainda no sábado, dia 27, às 17h30, os participantes do Laboratório também experimentarão um processo de intervenção cênica a ser realizado no ambiente da Casa da Cultura, tradicional espaço das artes
cênicas da cidade.


Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca


A intervenção pretende ocupar espaços internos e externos da Casa, proporcionando aos participantes diferentes formas de relacionamento entre corpo, espaço e dramaturgia. A apresentação será aberta
ao público, tendo como intenção provocar novos olhares sob este território cultural, que abriga escolas, projetos e diferentes expressões artísticas.

A escolha da oficineira Suely Machado para este trabalho se deu pela relação que ela mantém com Joinville, como integrante da curadoria artística do Festival de Dança de Joinville (2008/2009) e também jurada e professora do evento em diversas edições; por sua reconhecida atuação no
campo do teatro, como pesquisadora e professora de preparação corporal de atores; e ainda pela sua atuação como coreógrafa e diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte, que tem em seu repertório espetáculos de dança com forte carga teatral e também peças e projetos que desenvolvidos para espaços públicos não convencionais.

O projeto do Laboratório foi contemplado pelo Edital do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura da Fundação Cultural de Joinville, na categoria Experimentação Artística. Conta também com o apoio do Instituto Festival de Dança de Joinville, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Hotel IBIS Joinville (Accor Hoteis), Clic Propaganda, Chico Maurente
Fotografia, Mídia Quatro Filmes e RW Contadores. Informações e inscrições
pelo email impar@impar.art.br .


CRONOGRAMA

Sexta
18h30: Recepção e credenciamento dos alunos 19h às 22h: Laboratório (primeira fase – carga horária 3h)

Sábado
8h30 às 12h30: Laboratório (segunda fase – carga horária 4 horas)
12h30 ás 13h30: Intervalo – lanche coletivo e momento para trocas de experiência
13h30 às 17h30 – Laboratório (terceira fase – carga horária 4 horas)
17h30 às 18h30 – Intervenção cênica e roda de conversa (quarta fase/aberta ao público – carga horária 1 hora)


METODOLOGIA

Primeira fase:
Atividades de aquecimento e consciência corporal. Aula prática de dramaturgia do gesto.
Segunda fase:
Pesquisa das possibilidades de interação entre “corpo e espaço”. Estudo e definição dos espaços e formas de interação cênica e dramatúrgica.
Quarta fase:
Realização da intervenção cênica. Roda de conversa.


CONTEÚDO E REFERÊNCIAS CONCEITUAIS
A proposta deste laboratório é explorar as possibilidades corporais extra cotidianas na expressão cênica, baseando-se em um processo metodológico intuitivo de técnicas corporais, inspirado em BodyMind Center, Holfing e Eutonia, para trabalhar:

O corpo no espaço;
Consciência da cena;
O sentido do movimento;
Sensação gestual (olhar, tato, apoios e quedas);
Jogos lúdicos de cena.


SOBRE SUELY MACHADO
É mineira, graduou-se em Psicologia pela PUC – MG, com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade. Bailarina e coreógrafa formada em Dança Moderna, participou de cursos com expoentes da dança nacional e internacional. Encontrou inspiração artística na família reunida em torno do piano e do violão e também em professores e artistas, como Isabel Santa Rosa, Jairo Sette, Bettina Bellomo, Pina Bausch, Les Ballets C de la B e Aderbal Freire Filho.

Fundadora e diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato e do 1º Ato Centro de Dança (1982), dirige também o projeto “Dançando na Escola” na Escola Estadual D. Augusta desde 1998 e em 2010 criou o EACC (Espaço de Acervo e Criação Compartilhada). Presidiu a Associação Mineira de Dança Artística e Acadêmica - UNIDANÇA, durante 16 anos e integra o Projeto “Caminho das
Artes” na cidade de Nova Lima/MG que reúne artistas e grupos de expressão na cena cultural mineira e brasileira.

É representante de Minas Gerais na Associação de Produtores do Mercosul; foi integrante da comissão de seleção da Bolsa Vitae no período 2003/04; jurada em diversas categorias do Festival de Dança de Joinville/SC em 2006, 2007, 2011 e 2012 e curadora artístico do evento no biênio 2008/2009. Tem atuado como jurada técnica no quadro “Dança dos Famosos” do Programa do Faustão na Rede Globo de Televisão em 2011, 2012 e 2013.

No teatro trabalhou com os diretores Aderbal Freire-Filho na preparação corporal dos atores na peça “Cãocoisa e a coisa homem” (2003) e com Carlos Gradim, coreografando e fazendo a preparação corporal do elenco no musical “Os Saltimbancos” (2010), e em Horácio, com direção de Carlos Gradim (2013).

Fez também a direção de shows musicais como: “Algum Alguém”, e “Doces Cariocas” com Lula Ribeiro e Pierre Aderne.

Ministra os workshops Preparação Cênica e Dança Contemporânea, Oficina Criação do Gesto e Oficina Preparação Corporal para Atores em diversas cidades brasileiras e também no exterior; e atualmente desenvolve um trabalho para professores e gestores da Rede Pública de Vitória/ES a convite da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.




author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: #WORKSHOPS - Laboratório de Dramaturgia do Gesto Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance