Hot News MD
sábado, 20 de junho de 2015

Pós-graduação em Danças de Salão pioneira no Brasil atrai a Curitiba alunos de norte a sul do país


Curso que garantiu a capital paranaense o status de polo de estudo
e pesquisa em dança de salão está com matrículas abertas para a sexta turma

Estão abertas as inscrições para a sexta turma do curso de pós-graduação em Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Danças de Salão, da Universidade Tuiuti do Paraná, que já trouxe a Curitiba alunos vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Bahia, Roraima e Mato Grosso. O início das aulas está previsto para 7 de agosto de 2015.

Com duração de 20 meses e aulas em um final de semana por mês (sexta, sábado e domingo) o curso é voltado aos profissionais da dança, professores e pesquisadores formados em qualquer área, que trabalhem com as danças a dois. O objetivo é promover o estudo e a pesquisa teórico-práticos, buscando o aprimoramento da formação e qualificação dos profissionais, por meio de curso de Especialização lato sensu.

Este curso pioneiro foi criado em 2005 com base nas demandas do mercado por um novo profissional de dança de salão, arte que assim como as demais evoluiu, apresentando outras áreas de atuação, além do já tradicional papel do professor em sala de aula.  Hoje, eles podem ser empreendedores, seja como proprietários de uma escola, diretores de uma Cia de dança, ou administradores de suas próprias carreiras, por vezes internacionais.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

“Estamos vivendo um novo momento da dança de salão no Brasil. Hoje sabemos que é importante ter o conhecimento de anatomia e fisiologia, por exemplo, para saber a forma correta de ensinar os passos e movimentos. Isto evita danos à coluna, músculos e articulações dos alunos. Mas além da docência, existe possibilidade de atuação como coreógrafos, bailarinos e produtores culturais, entre outras. Só que pra atender a demanda do mercado é preciso estudo e preparação”, comenta Gracinha Araújo, coordenadora da pós e membro do Pró-Danças de Salão Curitiba, grupo que busca ressaltar a importância da qualificação profissional para atuação no mercado.

E para preparar estes alunos, na sala de aula da faculdade o conhecimento abrange bem mais do que história, ritmos e passos das danças a dois. Isto fica claro no quadro de professores, que além de nomes de destaque da dança de salão nacional, conta também com profissionais de áreas como medicina, psicologia, direito, administração e música, que agregam aos alunos conteúdo de grande relevância para a formação de profissionais completos.


O interesse na contratação de profissionais mais qualificados por empresas sólidas, como a Costa Cruzeiros, é uma prova de que a pós tem atendido a demanda de um novo mercado para os dançarinos, mais preocupado com a qualidade dos profissionais. A empresa, que há anos emprega o trabalho de dançarinos em seus cruzeiros marítimos, firmou parceria com a pós-graduação, garantindo aos formados a candidatura a uma vaga na equipe de personal dancers dos cruzeiros temáticos sem a necessidade de se submeterem aos testes seletivos.

Outro resultado originado do curso é a pesquisa que vem sendo desenvolvida na Universidade Tuiuti, inédita no Brasil, que utiliza a dança de salão como atividade física para o tratamento de pacientes com dores crônicas orofaciais. “As monografias dos alunos, além de resultarem em livros e palestras, dão origem a estudos muito interessantes, como este da dor crônica. Hoje, se a pessoa busca pesquisa voltada a dança de salão, é em Curitiba que ela vai encontrar”, ressalta Gracinha.

Ainda visando a qualificação profissional daqueles que atuam no mercado das danças a dois, este ano, paralelo ao início da sexta turma da pós, terá início a primeira turma do curso de extensão universitária “Capacitação para Profissional de Dança de Salão”, aberto aqueles que possuem ensino médio completo e com duração de cinco meses. O curso é divido em dois módulos independentes, mas complementares, e na grade curricular do Módulo 1 estão as disciplinas: História e Origem dos Ritmos, Musicalidade, Didática, Estrutura e Funcionamento para a prática da Dança de Salão e Noções de Anatomia.

SERVIÇO

Pós-graduação em Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Danças de Salão
Instituição: Universidade Tuiuti do Paraná
Local: Campus Barigui – Rua Sydnei Antônio Rangel dos Santos, 238 | Curitiba-PR
Previsão de início: 7 de agosto de 2015
Duração: 20 meses
Pré-requisitos: Terceiro grau completo
Informações: www.utp.edu.br | gracinha.araujopos@gmail.com
Telefones: (41) 9968-3585 | (41) 9968.3848

Curso de extensão universitária “Capacitação para Profissional de Dança de Salão”
Instituição: Universidade Tuiuti do Paraná
Local: Campus Barigui – Rua Sydnei Antônio Rangel dos Santos, 238 | Curitiba-PR
Previsão de início: 7 de agosto de 2015
Duração: 5 meses
Pré-requisitos: Ensino médio completo
Informações: www.utp.edu.br | gracinha.araujopos@gmail.com
Telefones: (41) 9968-3585 | (41) 9968.3848



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Pós-graduação em Danças de Salão pioneira no Brasil atrai a Curitiba alunos de norte a sul do país Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance