Hot News MD
quinta-feira, 4 de junho de 2015

São Paulo Companhia de Dança - CORPO NO MUNDO - Temporada 2015


Em 2015 a São Paulo Companhia de Dança apresentará obras que vão do clássico ao contemporâneo, em séries marcadas pela diversidade e pelo ineditismo. Com cinco diferentes programas, a São Paulo fará quatro estreias e duas remontagens de grandes nomes do universo da dança, além de peças de sucesso que compõem o repertório da companhia.

A ideia que organiza essa temporada parte das influências e dos modos de pensar o mundo em movimento, se deixando permear pelos distintos olhares dos criadores. Embora existam pontos comuns que são da natureza humana em qualquer lugar, a maneira como o corpo se dá para o mundo na Espanha, em alguma medida, é diferente da Índia, da África, do Brasil, ou da Alemanha. E isso é algo que se reconhece de forma mais imediata quando estamos fora da nossa cultura. Não existe um corpo que não seja a expressão da sua cultura e de toda uma história social, que de uma forma ou de outra se traduz em gesto, expressão, movimento.


Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Há também a cultura da própria Companhia, que ao longo dos anos traz camadas de informações que se somam às experiências vividas de cada um dos artistas, seja da sua própria história, seja do diálogo que estabeleceu com cada criador que esteve ou está por aqui. E as culturas que absorvemos ao viver algum tempo em distintas partes do mundo.

A São Paulo tem circulado por diferentes lugares e muitas pessoas contribuem para o nosso repertório. Neste trânsito de ideias, movimentos e singularidades, construímos nossa identidade.



A brasileira Marcia Haydée criará Dom Quixote, um balé clássico a caráter, inspirado na novela do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Marcia é uma estrela da dança brasileira com consagração internacional. Dançou no Balé do Marquês de Cuevas, e no Stuttgart Ballet foi uma das grandes estrelas de John Cranko. Após a morte de Cranko, dirigiu a companhia por vinte anos e atualmente é diretora do Ballet de Santiago, no Chile. O argentino Mauricio Wainrot, diretor do Ballet Contemporáneo del Teatro Saint Martín, fará uma criação especial para a São Paulo. Faremos tambem uma noite especial com três obras, de diferentes fases, da carreira do coreógrafo tcheco Jirí Kylián: estrearemos Indigo Rose (1998) e reapresentaremos Petite Mort (1991) e Sechs Tänze (1986). Kylián é o coreógrafo que marcou a história do Netherlands Dance Theatre, criando obras de alcance internacional, ao dirigir a companhia por 23 anos. Dançaremos Workwithinwork (1998) de William Forsythe, segunda obra desse artista remontada para a Companhia com estreia na Temporada de Assinaturas 2015.


O coreógrafo brasileiro Clébio Oliveira criará para o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros 2015. Clébio vive em Berlim desde 2008 onde desenvolve trabalhos de dança contemporânea. A SPCD ainda estreará outra criação de Binho Pacheco, jovem coreógrafo que também foi bailarino da Companhia.

Nos caminhos trilhados pela Companhia e seus artistas convidados – estado de São Paulo, Brasil, Argentina, Chile, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Tchecoslováquia - temos um mapa afetivo que marca a trajetória desses criadores que fazem parte da nossa história.

Para fechar o ano a São Paulo oferece um programa especial no Theatro São Pedro, que você pode comprar além da temporada: uma noite de música ao vivo e dança. A orquestra do Theatro São Pedro, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, tocará para a Companhia dançar a Suíte de La Sylphide, o Grand Pas de Deux de O Cisne Negro, Le Spectre de La Rose e Petite Mort.

Junte-se à SPCD em mais uma temporada de espetáculos!
 
Inês Bogéa
Diretora artística da SPCD

Fonte: São Paulo Companhia de Dança



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: São Paulo Companhia de Dança - CORPO NO MUNDO - Temporada 2015 Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance