Hot News MD
segunda-feira, 6 de julho de 2015

#ESPETÁCULOS - Esther Weitzman Cia de Dança apresenta "Jogo de Damas" na CAIXA CULTURAL Rio de Janeiro


ESTHER WEITZMAN COMPANHIA DE DANÇA APRESENTA SEU MAIS RECENTE ESPETÁCULO NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Jogo de Damas mostra a dança singular e o trabalho em grupo de oito bailarinas com experiências e formações variadas

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 8 a 11 de julho (quarta-feira a sábado), o espetáculo Jogo de Damas, da Esther Weitzman Companhia de Dança. No palco, oito intérpretes mulheres, com idades entre 23 e 53 anos, experiências e formações de dança variadas, desenvolvem o duplo sentido que dá nome à obra, sob a direção da coreógrafa Esther Weitzman.

As damas que formam o jogo são Cláudia Horta, Giselda Fernandes, Gisele Alvim, Mônnica Emilio, Manuela Weitzman, Patricia Riess, Renata Maciel e Roberta Repetto. Elas dançam em grupos ou realizam solos em um cenário vazio, embaladas pela música de Daniel Belquer. Criada especialmente para o espetáculo, a trilha sonora é interpretada pelos instrumentistas Isadora Medella, Breno Hirata, além do próprio Daniel.


Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca


"Jogo de Damas acontece a partir dos afetos criados entre as intérpretes, da conversa entre mulheres de diferentes gerações. E é entre o lúdico e o poético que a dança singular de cada bailarina desponta em meio ao trabalho do grupo", comenta Esther Weitzman, coreógrafa, professora, bailarina e preparadora corporal que criou a companhia de dança que leva seu nome, em 1999.

Sob sua direção, a companhia já realizou dez espetáculos, entre eles O que imagino sobre a morte (2009), com a participação especial de Toni Rodrigues e Paulo Marques, e Territórios (2006), que reunia oito intérpretes, entre eles os bailarinos convidados Alexandre Franco, Marcelo Lopes e Marcellus Ferreira.

Jogo de Damas é o trabalho mais recente da Companhia e estreou em julho de 2013, quando foi eleito uma das 10 melhores montagens daquele ano pelo jornal O Globo. O desenho de luz do premiado José Geraldo Furtado e o figurino, assinado por Gerah Diaz e André Camacho, composto por vestidos de modelos diferentes, em preto, cinza e branco, completam o ambiente do espetáculo.

Artistas:

Cláudia Horta - bailarina, já integrou diversas companhias de dança como as de Andréa Jabor, João Saldanha e Regina Miranda. Jogo de Damas é o primeiro trabalho dela com Esther Weitzman.

Giselda Fernandes - é bailarina, coreógrafa, produtora e professora. Com sua premiada companhia, Os Dois Cia de Dança, produz espetáculos para o palco e performances onde o corpo e o objeto se relacionam. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança desde 2013.

Gisele Alvim - é professora, bailarina profissional e coreógrafa desde 1997.  Fundou em 2010 o Gisele Alvim Espaço de Dança. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança desde 2013.

Mônnica Emilio - bailarina, atriz e professora, fez parte de diferentes companhias de dança, entre elas State Ballet of Missouri (KC/USA) e Companhia de Ballet do Theater Magdeburg (Alemanha). Desde 2011, integra a Esther Weitzman companhia de Dança.

Manuela Weitzman - é bailarina. Desde 2013, integra o grupo de Maracatu de Baque Virado Tambores de Olokun. Desde 2014, faz parte da Esther Weitzman Companhia de Dança.

Patricia Riess - é bailarina e professora especialista em Dança Criativa. Já atuou em várias escolas e academias, no Rio de Janeiro, assim como integrou companhias de dança como o Vacilou Dançou, Tanzhaus , Ana Vitória Dança Contemporânea. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança, desde 2013.

Renata Maciel - é bailarina, fisioterapeuta, instrutora de pilates. Trabalhou com os coreógrafos Lia Rodrigues e João Saldanha, entre outros.  Em 2013, foi convidada pela coreógrafa Esther Weitzman para o projeto Jogo de damas.

Roberta Repetto - bailarina e atriz, atua profissionalmente em teatro e dança, desde 1996. Participa da Esther Weitzman companhia de Dança desde 2005, criando e dançando nos espetáculos: Terras, Por Minha Parte e Jogo de Damas.

Sinopse: 

Em Jogo de Damas, da Esther Weitzman Companhia de Dança, oito intérpretes mulheres, entre 23 e 53 anos, com experiências e formações de dança variadas, apresentam um espetáculo lúdico, poético e perfazem entre si o duplo sentido que dá nome à obra. O espetáculo estreou em 2013 e vem desenvolvendo carreira de sucesso apresentando-se, desde então, em diversos festivais e mostras pelo país.



Ficha técnica:

Direção/Concepção/Coreografia: Esther Weitzman

Bailarinas-Criadoras: Cláudia Horta, Giselda Fernandes, Gisele Alvim, Mônnica Emilio, Manuela Weitzman, Patricia Riess, Renata Maciel e Roberta Repetto

Ensaiadora: Miriam Weitzman

Desenho de luz:  José Geraldo Furtado

Designer gráfico: Flavio Pereira

Figurino: Gerah Diaz e André Camacho

Fotos: Renato Mangolin

Som Cênico e Música Original: Daniel Belquer

Direção de produção: Marcelo Cabanas e Camila Martins

Produção: Bateia Cultura

Realização: Esther Weitzman Companhia de Dança (www.estherweitzman.com)

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Assessoria de Imprensa:

Claudia Oliveira – claudiamac.oliveira@gmail.com – (21) 2512-5742 | (21) 98799-5742

Serviço:

Jogo de Damas

Duração: 50 minutos

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: 8 a 11 de julho (quarta a sábado)

Horário: 19h

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA e pessoas que levarem alimentos não perecíveis pagam meia.

Lotação: 176 lugares (mais 4 para cadeirantes)

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Classificação indicativa: 10 anos

Acesso para pessoas com deficiência



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: #ESPETÁCULOS - Esther Weitzman Cia de Dança apresenta "Jogo de Damas" na CAIXA CULTURAL Rio de Janeiro Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance