Hot News MD
terça-feira, 27 de outubro de 2015

12º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo abre INSCRIÇÕES


12º FÓRUM INTERNACIONAL DE DANÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ABRE INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES FORMATIVAS

Os profissionais e os amantes das artes e da dança já podem se inscrever, gratuitamente, para participar dos workshops do FIDESP 2015,  que acontecerão na nova sede da Oficina Cultural Fred Navarro, em São José do Rio Preto/SP.

De 2 a 7 de novembro, acontece a 12ª edição do FIDESP - Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo. Este ano, o evento traz como tema “As Artes Integradas” e abordará, por meio de sua programação, o diálogo e a conexão das diversas artes com a dança.

O FIDESP 2015 é realizado pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, tem o apoio do SESC, de La Red de Promotores Culturais de Latinoaméria y el Caribe, da Prefeitura de Cedral, a Parceria da Poiesis, Oficinas Culturais, Governo do Estado de São Paulo e o patrocínio (desde 2009) da CAIXA, através do edital de apoio a festivais de dança e teatro e o Governo Federal.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Destinado a pensar a dança nas esferas da formação, criação e produção, o FIDESP propõe o fortalecimento da arte da dança, a discussão produtiva e o intercâmbio de conhecimentos por meio de espetáculos, mostras, debates e oficinas.

Nesta edição, além dos espetáculos de dança, a programação conta com diversas atividades formativas que terão a participação de artistas e companhias do Brasil e de outros países. Serão quatro workshops, uma roda de conversa, uma exposição fotográfica e uma mostra de videodança que acontecerão na Casa de Cultura Dinorath do Valle, nova sede da Oficina Cultural Fred Navarro, na Praça Cacilda Becker, s/n - Chácara Municipal, em São José do Rio Preto/SP.

Um dos destaques dessas atividades é o workshop “Fundamentos da Dança Teatro”, no dia 5 de novembro, das 10h às 12h, que será coordenado pelo Grupo Seda Danza Teatro, da Argentina. O objetivo da oficina é desenvolver sensibilidades e habilidades para que o bailarino-ator possa interpretar coreografias com consciência da sua presença cênica em relação ao espaço e ao corpo.

As inscrições para esta e as outras oficinas do 12º FIDESP podem ser feitas a partir desta quinta-feira (22/10). Para participar, os profissionais e os amantes das artes e da dança deverão se inscrever, gratuitamente, através do e-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br.    Mais informações pelo www.facebook.com/fidespbr

Confira abaixo a agenda das atividades formativas. A grade completa, com os horários e locais dos espetáculos de dança do FIDESP 2015, será divulgada no início da próxima semana.

ATIVIDADES FORMATIVAS DO FIDESP 2015:

► RODA DE CONVERSA: CONEXÃO FIDESP

Mediação: Marcelo Zamora
Data: 3 de novembro, terça-feira, das 15h às 17h
Público: bailarinos, diretores, produtores, gestores culturais e interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 2/11
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

Descrição: com a participação de artistas e representantes das companhias convidadas do FIDESP, esta roda de conversa com o público promove a troca de ideias e apresenta experiências que possam reverberar em produções, participação em festivais e criação de encontros relacionados à dança.

Marcelo Zamora - é o coordenador geral do FIDESP. Dirige a Virtual Companhia de Dança e atualmente preside La Red de Promotores Culturales de Latinoamérica y el Caribe.

► WORKSHOP: TÉCNICAS PARA DANÇA PERFORMÁTICA

Coordenação: Victoria P. Miranda
Data: 4 de novembro, quarta-feira, das 10h às 12h
Público: bailarinos e outros artistas com conhecimento intermediário na área, a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 3/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade no ato de dançar, a atividade propõe, de maneira totalmente prática, jogos e exercícios de deslocamento e coordenação, na busca de um sentido de ataque, rapidez e precisão de movimentos.

Victoria P. Miranda - estudou dança no estúdio de Merce Cunningham, em Nova York. Estudou também na Inglaterra (The Place) e na França (CNDC L'Esquisse Angers). Foi coreógrafa assistente de Carmen Werner na companhia espanhola Provisional Danza. Realizou apresentações e coordenou oficinas em diversos países da Europa, América Latina e Ásia. Trabalha como freelancer com diferentes companhias (Compagnie Linga, Cocoon Dance Company) e coreógrafos (Phillip Tallard, Eric Trotier, Jozef Frucek, Linda Kapetanea, entre outros).

► WORKSHOP DE INICIAÇÃO À VIDEODANÇA

Coordenação: Denise Matta
Data: de 4 a 6 de novembro, de quarta a sexta-feira, das 15h às 17h
Público: interessados na área a partir de 14 anos (o participante deverá trazer sua própria câmera de vídeo ou celular com recurso de gravação)
Inscrições: 22/10 a 3/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: muito mais que um registro de dança, a videodança se aproxima da videoarte e é uma expressão híbrida que reúne de modo intrínseco as linguagens do corpo e do audiovisual. O workshop apresenta as principais técnicas dessa arte que se desenvolve fora dos palcos e gera forte influência na dança contemporânea.

Denise Matta - bailarina clássica e contemporânea, Denise é formada na metodologia cubana de ballet. Também professora e coreógrafa, dirige a companhia de dança e teatro Abrindo Portas de Experimentação Cênica, cujo trabalho foi apresentado em diversas cidades brasileiras e em festivais do Chile, Espanha, Uruguai, Colômbia e Argentina. É diretora artística da IMA | RP – Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento a Céu Aberto, de Ribeirão Preto.

► WORKSHOP: FUNDAMENTOS DA DANÇA-TEATRO

Coordenação: Grupo Seda Danza Teatro
Data: 5 de novembro, quinta-feira, das 10h às 12h
Público: bailarinos e atores com conhecimento em dança, a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 4/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: evitando composições mecânicas, a atividade trabalha sequências de movimentos geradas por meio de sensações, ideias e situações dramáticas. O objetivo é desenvolver sensibilidades e habilidades para que o bailarino-ator possa interpretar coreografias com consciência da sua presença cênica em relação ao espaço e ao corpo.

O Grupo Seda Danza Teatro teve origem em San Jorge, cidade na província argentina de Santa Fé. Voltado à pesquisa em dança-teatro, o grupo acumula apresentações e participações em festivais internacionais (México, Panamá, Uruguai e Rússia). Sua mais recente produção, "Niebla" (2014), conquistou o programa de coprodução da cidade de Rosário e está no Catálogo Nacional de Produções de Teatro Argentino.

► WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Coordenação: Luiz Fernando Bongiovanni
Data: 6/11, sexta-feira, das 10h às 12h
Público: bailarinos com experiência na área contemporânea, a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 5/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: por meio de jogos e exercícios que estimulam o desenvolvimento da autonomia do participante, o workshop trabalhará pontos fundamentais da dança contemporânea, como consciência e organização corporal, espaço e tempo, e desestruturação.

Luiz Fernando Bongiovanni é intérprete, coreógrafo e diretor do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias. Criou coreografias para o Balé da Cidade de São Paulo, Balé do Teatro Guaíra, Balé do Teatro Castro Alves, Balé da Cidade de Niterói e São Paulo Companhia de Dança. Desenvolveu projetos formativos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Centro Cultural São Paulo, na Escola Municipal de Bailado e na Funarte.



► EXPOSIÇÃO: 12 X 12

Virtual Companhia de Dança
De 3 a 28 de novembro – terça a sexta-feira, das 10h às 20h | sábados, das 9h às 13h
Classificação: livre.
Aberto ao público.

Descrição: a exposição apresenta, em doze imagens, uma retrospectiva dos doze anos de trajetória da Virtual Cia. de Dança, de São José do Rio Preto. A Virtual tem a proposta de tornar a dança contemporânea acessível ao público, apostando num formato que destaca a plasticidade aliada a recursos tecnológicos. Com 16 obras no repertório, a companhia apresentou-se em 10 estados brasileiros e fez mais de 20 temporadas internacionais em seis países: Peru, Equador, México, Bolívia, Argentina e França.

► MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA


Coordenação: Denise Matta
De 3 a 6 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h
Classificação: livre
Aberto ao Público.

Descrição: ao longo do FIDESP serão exibidos, no saguão da Casa de Cultura Dinorath do Valle, os 30 trabalhos de videodança que fizeram parte da IMA | RP – Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento a Céu Aberto, realizada em 2014 em Ribeirão Preto. A coordenação da mostra é da bailarina e coreógrafa Denise Matta, diretora artística da IMA | RP.



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: 12º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo abre INSCRIÇÕES Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance