12º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo abre INSCRIÇÕES


12º FÓRUM INTERNACIONAL DE DANÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ABRE INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES FORMATIVAS

Os profissionais e os amantes das artes e da dança já podem se inscrever, gratuitamente, para participar dos workshops do FIDESP 2015,  que acontecerão na nova sede da Oficina Cultural Fred Navarro, em São José do Rio Preto/SP.

De 2 a 7 de novembro, acontece a 12ª edição do FIDESP - Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo. Este ano, o evento traz como tema “As Artes Integradas” e abordará, por meio de sua programação, o diálogo e a conexão das diversas artes com a dança.

O FIDESP 2015 é realizado pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança e a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, tem o apoio do SESC, de La Red de Promotores Culturais de Latinoaméria y el Caribe, da Prefeitura de Cedral, a Parceria da Poiesis, Oficinas Culturais, Governo do Estado de São Paulo e o patrocínio (desde 2009) da CAIXA, através do edital de apoio a festivais de dança e teatro e o Governo Federal.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Destinado a pensar a dança nas esferas da formação, criação e produção, o FIDESP propõe o fortalecimento da arte da dança, a discussão produtiva e o intercâmbio de conhecimentos por meio de espetáculos, mostras, debates e oficinas.

Nesta edição, além dos espetáculos de dança, a programação conta com diversas atividades formativas que terão a participação de artistas e companhias do Brasil e de outros países. Serão quatro workshops, uma roda de conversa, uma exposição fotográfica e uma mostra de videodança que acontecerão na Casa de Cultura Dinorath do Valle, nova sede da Oficina Cultural Fred Navarro, na Praça Cacilda Becker, s/n - Chácara Municipal, em São José do Rio Preto/SP.

Um dos destaques dessas atividades é o workshop “Fundamentos da Dança Teatro”, no dia 5 de novembro, das 10h às 12h, que será coordenado pelo Grupo Seda Danza Teatro, da Argentina. O objetivo da oficina é desenvolver sensibilidades e habilidades para que o bailarino-ator possa interpretar coreografias com consciência da sua presença cênica em relação ao espaço e ao corpo.

As inscrições para esta e as outras oficinas do 12º FIDESP podem ser feitas a partir desta quinta-feira (22/10). Para participar, os profissionais e os amantes das artes e da dança deverão se inscrever, gratuitamente, através do e-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br.    Mais informações pelo www.facebook.com/fidespbr

Confira abaixo a agenda das atividades formativas. A grade completa, com os horários e locais dos espetáculos de dança do FIDESP 2015, será divulgada no início da próxima semana.

ATIVIDADES FORMATIVAS DO FIDESP 2015:

► RODA DE CONVERSA: CONEXÃO FIDESP

Mediação: Marcelo Zamora
Data: 3 de novembro, terça-feira, das 15h às 17h
Público: bailarinos, diretores, produtores, gestores culturais e interessados a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 2/11
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

Descrição: com a participação de artistas e representantes das companhias convidadas do FIDESP, esta roda de conversa com o público promove a troca de ideias e apresenta experiências que possam reverberar em produções, participação em festivais e criação de encontros relacionados à dança.

Marcelo Zamora - é o coordenador geral do FIDESP. Dirige a Virtual Companhia de Dança e atualmente preside La Red de Promotores Culturales de Latinoamérica y el Caribe.

► WORKSHOP: TÉCNICAS PARA DANÇA PERFORMÁTICA

Coordenação: Victoria P. Miranda
Data: 4 de novembro, quarta-feira, das 10h às 12h
Público: bailarinos e outros artistas com conhecimento intermediário na área, a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 3/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade no ato de dançar, a atividade propõe, de maneira totalmente prática, jogos e exercícios de deslocamento e coordenação, na busca de um sentido de ataque, rapidez e precisão de movimentos.

Victoria P. Miranda - estudou dança no estúdio de Merce Cunningham, em Nova York. Estudou também na Inglaterra (The Place) e na França (CNDC L'Esquisse Angers). Foi coreógrafa assistente de Carmen Werner na companhia espanhola Provisional Danza. Realizou apresentações e coordenou oficinas em diversos países da Europa, América Latina e Ásia. Trabalha como freelancer com diferentes companhias (Compagnie Linga, Cocoon Dance Company) e coreógrafos (Phillip Tallard, Eric Trotier, Jozef Frucek, Linda Kapetanea, entre outros).

► WORKSHOP DE INICIAÇÃO À VIDEODANÇA

Coordenação: Denise Matta
Data: de 4 a 6 de novembro, de quarta a sexta-feira, das 15h às 17h
Público: interessados na área a partir de 14 anos (o participante deverá trazer sua própria câmera de vídeo ou celular com recurso de gravação)
Inscrições: 22/10 a 3/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: muito mais que um registro de dança, a videodança se aproxima da videoarte e é uma expressão híbrida que reúne de modo intrínseco as linguagens do corpo e do audiovisual. O workshop apresenta as principais técnicas dessa arte que se desenvolve fora dos palcos e gera forte influência na dança contemporânea.

Denise Matta - bailarina clássica e contemporânea, Denise é formada na metodologia cubana de ballet. Também professora e coreógrafa, dirige a companhia de dança e teatro Abrindo Portas de Experimentação Cênica, cujo trabalho foi apresentado em diversas cidades brasileiras e em festivais do Chile, Espanha, Uruguai, Colômbia e Argentina. É diretora artística da IMA | RP – Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento a Céu Aberto, de Ribeirão Preto.

► WORKSHOP: FUNDAMENTOS DA DANÇA-TEATRO

Coordenação: Grupo Seda Danza Teatro
Data: 5 de novembro, quinta-feira, das 10h às 12h
Público: bailarinos e atores com conhecimento em dança, a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 4/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: evitando composições mecânicas, a atividade trabalha sequências de movimentos geradas por meio de sensações, ideias e situações dramáticas. O objetivo é desenvolver sensibilidades e habilidades para que o bailarino-ator possa interpretar coreografias com consciência da sua presença cênica em relação ao espaço e ao corpo.

O Grupo Seda Danza Teatro teve origem em San Jorge, cidade na província argentina de Santa Fé. Voltado à pesquisa em dança-teatro, o grupo acumula apresentações e participações em festivais internacionais (México, Panamá, Uruguai e Rússia). Sua mais recente produção, "Niebla" (2014), conquistou o programa de coprodução da cidade de Rosário e está no Catálogo Nacional de Produções de Teatro Argentino.

► WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Coordenação: Luiz Fernando Bongiovanni
Data: 6/11, sexta-feira, das 10h às 12h
Público: bailarinos com experiência na área contemporânea, a partir de 14 anos
Inscrições: 22/10 a 5/11
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

Descrição: por meio de jogos e exercícios que estimulam o desenvolvimento da autonomia do participante, o workshop trabalhará pontos fundamentais da dança contemporânea, como consciência e organização corporal, espaço e tempo, e desestruturação.

Luiz Fernando Bongiovanni é intérprete, coreógrafo e diretor do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias. Criou coreografias para o Balé da Cidade de São Paulo, Balé do Teatro Guaíra, Balé do Teatro Castro Alves, Balé da Cidade de Niterói e São Paulo Companhia de Dança. Desenvolveu projetos formativos na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Centro Cultural São Paulo, na Escola Municipal de Bailado e na Funarte.



► EXPOSIÇÃO: 12 X 12

Virtual Companhia de Dança
De 3 a 28 de novembro – terça a sexta-feira, das 10h às 20h | sábados, das 9h às 13h
Classificação: livre.
Aberto ao público.

Descrição: a exposição apresenta, em doze imagens, uma retrospectiva dos doze anos de trajetória da Virtual Cia. de Dança, de São José do Rio Preto. A Virtual tem a proposta de tornar a dança contemporânea acessível ao público, apostando num formato que destaca a plasticidade aliada a recursos tecnológicos. Com 16 obras no repertório, a companhia apresentou-se em 10 estados brasileiros e fez mais de 20 temporadas internacionais em seis países: Peru, Equador, México, Bolívia, Argentina e França.

► MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA


Coordenação: Denise Matta
De 3 a 6 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h
Classificação: livre
Aberto ao Público.

Descrição: ao longo do FIDESP serão exibidos, no saguão da Casa de Cultura Dinorath do Valle, os 30 trabalhos de videodança que fizeram parte da IMA | RP – Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento a Céu Aberto, realizada em 2014 em Ribeirão Preto. A coordenação da mostra é da bailarina e coreógrafa Denise Matta, diretora artística da IMA | RP.



Compartilhe Google Plus

Sobre Roger Dance

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.