Hot News MD
sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Conselho Internacional de Dança da Unesco cria comitê brasileiro para desenvolver projeto de dança e arte inclusiva no país


A cerimônia de apresentação do comitê, que ficará sob a responsabilidade da Companhia de Dança Humaniza, acontecerá no dia 27 de novembro, na UNISAL, em Campinas, São Paulo, com a presença de autoridades. A programação inclui a exibição de duas bailarinas cadeirantes, que receberão o certificado CID UNESCO – inédito no país.

O Conselho Internacional de Dança (CID), oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), criou um comitê brasileiro para apoiar o desenvolvimento do Projeto de Dança e Arte Inclusiva no país, promovendo a inclusão de pessoas com deficiências nas artes. Coordenado pela Companhia de Dança Humaniza, o CID UNESCO - Brasil terá sede em Campinas, interior de São Paulo. A cerimônia de apresentação dos membros do comitê acontecerá no dia 27 de novembro, na Faculdade UNISAL (Campinas), com a presença de autoridades. Como parte da programação, haverá a exibição de um espetáculo com duas bailarinas cadeirantes, que receberão o inédito certificado do CID UNESCO. Na ocasião, a Humaniza também divulgará o cronograma de eventos para promover a dança inclusiva no país.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
“Com o aval do CID Unesco, podemos encontrar meios de revelar talentos, de ajudar pessoas com deficiências e fazer um trabalho de relevância e repercussão social”,  esclarece Pablo Fernández, diretor do CID UNESCO – Brasil.

A necessidade humana de se expressar com o corpo data da pré-história e com o tempo foi assumindo diferentes formas e funções. “Hoje sabemos que a dança traz benefícios para a saúde física, reduzindo fatores de risco, como o diabetes e o acúmulo de colesterol no sangue, para a saúde mental, evitando a depressão e reforçando a autoestima, e também para a saúde social, estimulando a conexão”, diz Fernández.

Na avaliação do diretor, o CID UNESCO contribuirá para a divulgação da dança no Brasil, em suas diversas manifestações e funções sociais, em todas as regiões. Além disso, criará oportunidade para o compartilhamento de informações e abrirá espaço para discussões, servindo não só a instituições, mas também aos indivíduos. “A chancela é o caminho para a valorização da dança, para o reconhecimento e até o conhecimento dos diferentes tipos de dança, e dos públicos que podem alcançar benefícios por meio da dança”, complementa o diretor.

CID

Criado em 1973, em Paris, na França, o Conselho Internacional de Dança é oficialmente reconhecido pela UNESCO como uma organização internacional não governamental que representa todas as formas de dança, seja como arte, educação ou objeto de pesquisa. Formado por associações, federações, escolas, empresas e indivíduos, o CID está presente em mais de 150 países.

Humaniza

A Companhia de Dança Humaniza, ligada à Agência Internacional de Desenvolvimento Humanitário Humaniza, possui cerca de três décadas de atuação no Brasil. Em 2004, a companhia foi reconhecida com prêmio da Organização dos Estados Americanos (OEA).      

A Humaniza foi criada pelos artistas Keyla Ferrari e Vicente Pironti e por uma rede de colaboradores. O elenco é formado por bailarinos com e sem deficiências e mães especiais, mostrando que é possível se redescobrir por meio da dança, dos movimentos e do processo criativo. Além do trabalho artístico, a companhia envolve as famílias, que ajudam nas produções.

Fonte:

Pablo Fernández, diretor do CID UNESCO – Brasil. Formado em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM, pós-graduado em Marketing pela PUC-Rio e em Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá. Diretor Executivo do Grupo Sinergia.

Serviço:

Evento: Cerimônia de apresentação do Comitê Internacional de Dança no Brasil (CID UNESCO)
Data e hora: 27 de novembro, sexta-feira, às 19h30
Local: Faculdade UNISAL/Colégio Liceu Salesiano – Sala do Júri
Endereço: R. Baronesa Geraldo de Resende, 330 - Jd. Guanabara – Campinas-SP

Credenciamento de Imprensa:

O credenciamento de imprensa para a cobertura da cerimônia de apresentação poderá ser realizado até o dia 27 de novembro, às 18h, pelos e-mails anapaula@studiographico.com.br ou lucia@studiographico.com.br

Mais informações com Studio Graphico de Comunicação

Lúcia Scotero
(11) 9-6044-0061
(11) 5842-0829
lucia@studiographico.com.br

Ana Paula Alencar
(11) 9-4038-1178
(11) 4787-1322
anapaula@studiographico.com.br



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Conselho Internacional de Dança da Unesco cria comitê brasileiro para desenvolver projeto de dança e arte inclusiva no país Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance