Hot News MD
terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro: últimas apresentações


Evento em homenagem aos 450 anos da cidade tem mais de 30 shows gratuitos na programação

O Festival Internacional de Circo do Rio em homenagem aos 450 anos da cidade se encerra no próximo fim de semana com mais de 30 shows gratuitos em diversos espaços da cidade. Com o tema "Eu Rio", inspirado no sorriso e na alegria do carioca, o evento que começou na última sexta-feira (27/11) reúne mais de 30 renomadas companhias, com um total de 300 artistas de toda parte do Brasil e de países como Dinamarca, França, Espanha, Alemanha, Chile e Argentina. Organizado pelo Circo Crescer e Viver, com o patrocínio da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura, o festival oferece mais de 90 espetáculos gratuitos, em 40 locais diferentes - como arenas, lonas, teatros, parques e escolas - contemplando bairros de Norte a Sul da cidade, incluindo 20 comunidades.

Júnior Perim diretor geral do festival comemora o sucesso e a consolidação do evento: "Em três dias, realizamos 34 apresentações de 15 companhias, em 18 diferentes locais, por todas as regiões do Rio de Janeiro. A resposta do público, especialmente em espaços públicos, tem sido de acolhimento e muita alegria. Isso prova a força do circo no imaginário popular carioca e de que estamos no caminho certo de, com o festival, contribuir para estimular e fortalecer a produção circense carioca".
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
O grande destaque do encerramento é a companhia argentina Barlovento, que apresenta a montagem de mesmo nome, sábado e domingo (05 e 06/12) na Lona do Crescer e Viver, na Praça Onze. Numa mistura de dramaturgia e circo, com ingredientes de humor, dança e acrobacias, o espetáculo mostra a história de quatro tripulantes que dividem o mesmo barco e que, apesar de terem nacionalidades distintas e, por isso, não falarem a mesma língua, se entendem dentro de uma busca pelo mesmo destino.

Na Praça Mauá, área contemplada pelas obras de revitalização da Zona Portuária, o público se surpreenderá com as apresentações de "Vizinhos", da cia paulista Artinerant´s: um jogo de cenas acrobáticas, retratando situações insólitas vividas pelo casal de artistas, onde nada é o que parecer ser: um sofá engole o homem e se transforma em trampolim para que ele se solte, o varal de roupas se transofrma em arame no qual a mulher se equilibra, num constante flerte com o surrealismo. Sábado e domingo, às 18h. Na quinta-feira (03/12), o grupo se apresenta também no Campo de Santana, às 16h, e sexta (04/12), na Lona do Crescer e Viver, às 20h.

A Fundição Progresso também recebe programação da Mostra de Comicidade que faz parte do festival. Na sexta-feira tem "Trueque", com a companhia de Pernambuco Animée - As Levianas; e domingo tem espetáculo que mistura show de rock e humor com o grupo carioca Punk Rock Circus.

Para as crianças, uma boa pedida é o espetáculo "Os Mequetrefe", com os palhaços da cia paulista Parlapatões, de sexta a domingo no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea. A programação completa e classificação indicativa de cada espetáculo podem ser conferidas no site: www.festivaldecirco.com.br

Edições anteriores

O 1º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro já nasceu grandioso: o maior da América Latina, com 22 companhias nacionais e internacionais, reunindo um total de mais de 200 artistas. De 21 de junho a 1º de julho de 2012, o evento atraiu um público de mais de 90 mil pessoas, em apresentações nas 22 comunidades então recém-pacificadas da cidade e também na Praça XI e na Quinta da Boa Vista. Nascida com motivação inclusiva, a primeira edição do evento contou com importante participação de lideranças e trabalhadores locais, que resultou em geração de renda e emprego nas comunidades beneficiadas, além da democratização do acesso à cultura. Para o sucesso da empreitada, algumas parcerias foram fundamentais como o Observatório de Favelas, o Agência de Redes para a Juventude e o Sebrae.
Em 2014, sob o tema "Imagine circo em todo canto da cidade", o 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro ganhou proporções ainda maiores, tornando-se o maior evento do gênero no mundo, atraindo mais de 250 mil pessoas. Entre os dias 8 e 18 de maio, mais de 400 artistas de companhias nacionais e internacionais transformaram o Rio num grande picadeiro, com cerca de 200 apresentações em mais de 60 locais, alcançando todos os bairros e 46 comunidades da cidade. Mais de 11 mil postos de trabalho foram gerados de forma direta e indireta para possibilitar a realização do evento.

Circo Crescer e Viver

O Circo Crescer e Viver é um circo que junta arte e transformação social em seu picadeiro. Uma organização que, em mais de dez anos de atividade ininterrupta, iniciou seu trabalho com circo social, expandiu seus projetos e atividades e transformou-se em uma das mais expressivas instituições do circo brasileiro. Desenvolvendo ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses, o Circo Crescer e Viver é hoje um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva do circo, assumindo uma posição de vanguarda na renovação estética e na atualização criativa das artes circenses no Brasil.

Através de uma metodologia própria, o Circo Crescer e Viver atua com a visão de se tornar referência na construção de conhecimentos e práticas inovadoras, especialmente, no campo da formação para as artes circenses. Portanto, circo social, no Circo Crescer e Viver, vai além de uma ferramenta educativa para trabalhar com jovens em situação de vulnerabilidade, e assume papéis artístico e culturais, tomando para si os desafios de: investigar e desenvolver novos parâmetros e paradigmas estéticos para o circo; gerar inovação metodológica de formação para as artes circenses; e criar mecanismos capazes de articular a transversalidade das dimensões simbólicas, de cidadania e econômica das artes e da cultura do circo.

SERVIÇO:

Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro
Data: De 26 de outubro a 6 de dezembro de 2015
Entrada gratuita (mediante retirada de senha com 1 hora de antecedência)
Programação completa em www.festivaldecirco.com.br




author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro: últimas apresentações Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance