Hot News MD
sábado, 30 de janeiro de 2016

Dança Urbana - Estilos de movimento do Breaking


Aprenda tudo sobre todos os tipos e estilos de danças urbanas. Aqui temos todas as informações necessárias para ajudar a você desenvolver essa modalidade de dança nascida no coração das metrópoles de todo o mundo.

Mundo da Dança nas Redes - Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

 O site/blog Mundo da Dança é um portal de notícias e pesquisas de Tudo Sobre Todas as Danças. Seguindo este preceito as Danças Urbanas também tem seu espaço nobre entre todos nós dançarinos do mundo todo.

Ajude nos a manter este Site ativo, faça uma DOAÇÃO

ESTILOS VERTICAIS: (Top Rock)

Indian Step ou Top Rock Basico: É aquele passo comum que todo B-Boy faz de Top Rock com um passo para cada lado marcando a batida mais forte.

Up Rock ou Brooklyn Rock: É um estilo desenvolvido pelos “Rockers” do Brooklyn e cena mais comum vista é quando dois Rockers, se enfrentam usando gestos que parecem agressões um contra o outro com o objetivo de tirar seu oponente do ritmo (batida) que esta sendo seguido. Criado entre 1967 / 1969 por com o objetivo de tirar seu oponente do ritmo (batida) que esta sendo seguido.

Charlie Rock: Estilo inspirado em Charleston, mas adaptado a parecer Funkeado pelos B-Boys e Rockers.

Latin Rock: Um estilo feito por latinos com um toque de Salsa.

Python Style (estilo Jibóia): Estilo criado por Ken Swift que imitava os movimentos de um filme de Kung Fu.

Truck (caminhão): É um estilo criado nos anos 70 e ensinado a Rock Steady Crew por um famoso MS do Cold Crush 4 chamado “Almighty K Gee”. Esse Top Rock envolve movimentos que parecem como se estivéssemos dirigindo um caminhão enquanto fazemos o Top Rock com movimentos de um lado para o outro e dando a impressão de um pulo prolongado.

Boyoing (Top Rock): É um estilo “impostor” de Top Rock.

Peace (PAZ) e Power Freeze: Sim! Top Rockers também possuem freezes. Esse freeze é feito com uma mão no chão e as pernas extendidas e separadas ou com os joelhos levemente flexionados e a outra mão fazendo ou um sinal de paz, ou um sinal de força com os punhos cerrados. Você deve “embaralhar” os pés causando uma ilusão de arraste dos pés.

JERKS (Brooklyn style): Rotações das mãos enquanto se dança com os pés e jogadas (sacudidas) de corpo. Feito durante as transições de uma música pra outra.

SLEEPERS (Brooklyn Style): Feito de maneira similar ao Baby Freeze, cruzando, chutando e trançando as pernas durante os movimentos.

FOOTWORK.
CC Long: Atualmente conhecido como 6 step (six step), que é um nome que a Rock Steady Crew atribuiu a esse estilo de Footwork que leva 6 passos pra completar uma volta.

4 STEP (four step): Footwork que leva 4 passos pra completar um volta.
Boyoing Um estilo “impostor” de Footwork feito pelos B-Boys do meio da década de 70. É mais feito por Frosty Freeze da Rock Steady Crew.

ELBO Rock: Footwork usando os cotovelos ao invés das mãos.
The Russian (o russo): Estilo de footwork baseado na dança russa que se dança agachado chutando o ar, mas aqui ele é feito com um movimento de um lado para o outro e com as mãos tocando o solo entre cada oscilação. È mais feito por Ken Swift, Wicket, Flo Master, Crazy Legs.

Knee Rock: Estilo de footwork do final dos anos 70 que usa os joelhos ao invés dos pés como forma de enfeite (especialmente o 6 step e o 4 step).

3 Step Baby Swipe: Estilo de footwork feito em 3 passos, porém com cada um deles marcados de maneira forte, como um corte, uma pancada. Criado entre o fim da década de 70 e o começo da década de 80. Feito mais por Ken Swift (seria o footwork rock steady).

Double Leg Kicks: Footwork feito imitando o movimento de Sammy Davi JR que no meio de seu estilo de footwork chutava o ar, pra cima com as duas pernas simultaneamente enquanto trocava de uma mão para a outra (chutar as duas pernas e ficar com uma mão no chão).

Spyder Style: (Não deve ser confundido com o movimento no qual se traz as duas pernas por cima dos ombros). O estilo Spyder (aranha) era feito no fim dos anos 70. É um estilo no qual você fica em 4 apoios com o corpo de frente para o solo e faz-se um movimento que dá um “efeito de aranha”(usualmente feito como um estilo de transição entre dois estilos diferentes de footwork). Mais feito por Mr Wiggles, B-Boy Steve(LV), Floor Rock.

Cork Spin: O cork Spin (giro rolha) é um movimento feito em parafuso para cima durante o footwork.

Sweep Swipes: Footwork feito fazendo golpes como se estivéssemos varrendo, criado por Icey Ice.

Criss Cross Shuffle (pisoteio cruzado Criss): Feito como um famoso movimento vertical Disco, onde você está fazendo um CC Long e depois continuando a rotação do footwork você “criss cross” seus pés… feito por Baby Love (no filme Beat Street).

Front Sweep Back Sweep: Inovado por POW WOW do Soul sonic Force, combinando um “front sweep” (pisoteio de frente) de um só pé com o outro pé “marcando” o solo durante o footwork.

Back Rock: Estilo de Footwork feito com as costas.
Power Footwork: Estilo criado por Icey Ice no começo dos anos 80 que pega o Footwork básico (CC Style) e lhe dá uma impressão de poder para preparação de um Power Move.

Traveling Footwork: Um estilo que viaja, se desloca, sobre o solo sobre os braços e as pernas (4 apoios) com o corpo virado pra cima dando o efeito de um caranguejo, siri, ou seja, indo para o lado rastejando primeiro com as pernas e depois com as mãos.

Spyderman Footwork (footwork homem aranha): Estilo criado por Mr Wiggles e inspirado numa cominação de Crazy Legs. Ele involve o movimento de uma aranha (não o estilo) colocar suas mãos abaixo de suas pernas e por dentro enquanto se faz o footwork dando o efeito de um Looping Style.

FREEZES:

Baby Freeze (original): Caindo no solo de lado chutando o dedão ou dando birra.

Baby Freeze: Pressão balançando sobre as mãos com uma perna no joelho da outra (às vezes feito com ambas às pernas abrindo e fechando como tesouras).

Chair Freeze: O Chair freeze é similar ao Baby freeze, mas no Chair freeze a perna de trás (baixo) toca o solo e a outra perna fica cruzada as parte superior da perna de trás.
Hollow Back: (conhecido como escorpião no Brasil, ponte sem tocar o solo) Introduzido no B-Boying por Kid freeze, e aperfeiçoado por Kid Float no começo dos anos 80. É uma parada de mão com seus pés caindo pra trás até quase tocar o solo.
Air Baby: É a posição do Baby freeze, mas balançando sobre as mãos como numa parada de mão, mas com um dos cotovelos no joelho (e algumas vezes em uma só mão) era chamado de “dady bear”.

Ninja Freeze: È um freeze que vem de um movimento de rápida torção, que aterrissa em uma posição de Ninja. Quem freqüentemente faz esse freeze é Icey Ice, Next One.

Plank Freeze: É um Baby freeze, só que com as pernas extendidas (criado por Ken Swift).

Hi Plank: É um freeze de parada de mão feita somente com uma mão, e com a outra mão na testa ou qualquer outro lugar (inspirado no Plank freeze… criado por Flo Máster e Quick Step).

One Hank Crutch / Flo Freeze: Inspirado no famoso freeze de capoeira (queda de rins), difere pelos movimentos de tesoura e pelo fato do joelho tocar o cotovelo devendo ficar estático por 2 segundos.

ESTILOS:

Foundation (bases) Inicio dos anos 70: Esse original estilo de B-Boying não é muito parecido com o que fazemos atualmente. Esse estilo ainda permanece nas nossas gerações, mesmo tendo sido criado pela geração de B-Boys do inicio dos anos 70. No início dos anos 70 a base: Top Rock, Footwork e Freezes não eram o que se considerava B-Boying. Quem mais fazia era The Nigga Twins, DST.
Foundation (bases) Meio da década de 70:O que conhecemos como B-Boying hoje foi criado por essa geração, Rock Steady crew foi uma dos últimos grupos a manter esse estilo na sua mais pura forma.

TEXT (texto): Estilo de B-Boying que envolve juntar muitos pequenos movimentos e footwork pra criar uma grande combinação (criada por Ken Swift, mas inspirado nos B-Boys que ele cresceu assistindo como SPY e GREGO).

Abstract (abstrato): Versão não ortodoxa do estilo TEXT com a adoção dos Power Move (criada por Remind). Mais visto em B-Boys como Remind, Crumbs, Vietnam etc…

Power / Gimnastic: Esse estilo foi originalmente feito como dança, utilizando tipos de movimentos de ginástica fundidos com Breakin. Porém feitos como dança e não como esporte cheio de tricks (brincadeiras, zuação, etc). Qualquer coisa que precise de força é incluída no estilo “power” (criado por B-Boys como Track 2, Icey Ice, german, Float, Kid Freeze). Observamos esse estilo em B-Boys como Wicket, Ivan, Iron Monkey.

Threads: Estilo que imita a passagem da linha no buraco de uma agulha, porém feito com as partes do corpo (inovado por Mr Wiggles no começo da década de 80). Tem-se nomes como Gizmo, Vengeance, Crumbs.

ALGUNS SPIN MOVIES

Spin Movie é todo movimento de “giro”, todo movimento giratório que um B-Boy faz. Confundido com o Power Movie, esse movimento giratório deve ser executado de maneira correta, ou seja, dançada de acordo com os fundamentos da dança. Os Power Movies são movimentos de grande impacto e não de giro continuo como os spins.

NOMES DE ALGUNS SPIN MOVIES:


Handglide: Deslizamento lateral, è um Baby Freeze mas girando sobre a mão.

Crickets: É o mesmo que o Handglide mas você deve saltar quando faz o Cricket, é conhecida como “picada ou tartagura”.

Jackhammers: É o masmo que o Cricket mas com uma só mão. É conhecida como “picada com uma mão”.

Sideglide: (deslizamento lateral) é o mesmo que o Handglide mas agora, ao invés do seu cotovelo estar no seu abdômen, ele esta na lateral do seu corpo e seu corpo todo gira na lateral e não com o peito voltado para o chão como antes.

Elbowglide: (deslizamento com o cotovelo) o mesmo que o Handglide mas agora sua mão esta no abdômen e seu cotovelo esta no chão. Você gira sobre o cotovelo agora e não sobre a mão.

Fistglide: (deslizamento com o punho) agora você gira mas com o punho e não com a palma da mão.

Headglide: (deslizamento com a cabeça) o mesmo que o Handglide mas agora você não esta mais com seu corpo na horizontal, seu corpo agora esta inclinado e sua cabeça esta raspando mesmo no chão, é um movimento com mais dificuldade pois é preciso encontrar seu ponto de equilíbrio deixando sua base ( mão) mais próxima na cabeça.

Donut: O mesmo que o Headglide mas agora sim seu corpo esta mesmo na vertical e não inclinado como antes.

Back Spin: Giro de costas.

Wind Mills: Moinho de vento.

Genies – moinho de vento com os braços atravessados no tórax.

Nutcrackers – moinho com as mãos no “saco” (americano).

Airplanes – moinho com seu braço direito esticado para fora e para o lado tão alto quanto você puder.

Barrels – moinho com os braços arredondados na sua frente (como se estivesse carregando um barril).

Sumos – moinho agarrando os joelhos.

Supermans – moinho com o tórax, onde os braços ficam para a frente ou para o lado (moinho de peito).

Eggbeaters – moinho com as mãos no quadril.

Confusions – moinho com a mão na orelha e o cotovelo ao lado no chão. (Vietnã faz com um cotovelo).

Body Glides – mesmo que Superman.

Baby Wind Mills – moinho com as pernas encolhidas e cruzadas nos tornozelos sem o uso das mãos.

Coffins – mesma coisa que o Baby Wind Mills mas sem cruzar as pernas nos tornozelos. São apenas as pernas encolhidas.

Tombstones – moinho com as pernas fechadas e em formato de “L” sem o uso das mãos (bastante feito por “Bampy” – Suicidal Life Style), esse movimento foi criado por Babak, o flying monkey.

Camnomballs – moinho com formato de uma bala de canhão com os braços abraçando os joelhos, como se fosse pular numa piscina.

Eggbeater Babies – moinho baby com a mão no quadril, inventado por Inferno.

Double Wind Mills – enquanto faz o moinho sem as mãos, levante suas costas e faça uma volta inteira com a cabeça (mistura de moinho com halos).

Body Flairs – superman saltando / Body Glide.

Swips: Conhecido como “rotor” no Brasil. Seu corpo roda no ar através de um chute e uma porção do corpo sobre o apoio de uma mão.

Head Spin: Giro de cabeça.

Flare: movimento giratório com as pernas abertas igual da ginástica olímpica “cavalo de pau”.

Knee Spin: Giro de joelho. Você apóia seu peso em um joelho ao chão e gira com sua outra perna esticada para a lateral.

Tags: Dança Urbana, Break Dance, Dança de Rua



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Dança Urbana - Estilos de movimento do Breaking Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance