Hot News MD
sábado, 9 de janeiro de 2016

Figuras da Dança ganha programação no Instituto Itaú Cultural

Figuras da dança itau cultural

Exibições de documentários de personalidades da dança do Brasil com a presença dos artistas, gravação de um documentário ao vivo e participação da plateia integram a programação em janeiro.

Entre os dias 12 e 15 de janeiro, a São Paulo Companhia de Dança e o Instituto Itaú Cultural promovem diferentes atividades em torno da série de documentários Figuras da Dança, projeto da São Paulo Companhia de Dança patrocinado pelo Itaú Cultural. Os eventos são gratuitos e contarão com intérprete de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). O público que comparecer aos quatro encontros recebe o DVD Figuras da Dança 2015 como material de mediação e difusão da arte da memória da dança brasileira.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

A abertura da programação é no dia 12 de janeiro, com a gravação do depoimento público do diretor de teatro, iluminador, cenógrafo e figurista José Possi Neto, que será entrevistado ao vivo por Inês Bogéa, diretora da série. Interlocutores participam da conversa relembrando passagens da vida do convidado que pode ser vista em imagens projetadas durante a entrevista. Ao final, a plateia poderá fazer perguntas ao entrevistado. O documentário Figuras da Dança – José Possi Neto tem lançamento previsto para o final de 2016.

Já entre os dias 13 e 15, o Instituto Itaú Cultural recebe o Figuras da Dança Comentado, atividade na qual Inês Bogéa conversa com o artista convidado sobre diferentes temas, entre eles o processo de gravação do documentário, que será assistido pela plateia e as suas memórias. Ao final, o público tem a oportunidade de fazer comentários e perguntas. No dia 13 será a vez de Nora Esteves, e no dia 14, de Maria Pia Finócchio, ambas retratadas no Figuras da Dança 2015.

Para encerrar a programação e também as atividades da “Ocupação Grupo Corpo”, produzida pelo Instituto Itaú Cultural para celebrar os 40 anos da companhia de dança mineira, o diretor artístico do Corpo, Paulo Pederneiras, que teve sua história retratada no Figuras da Dança em 2014, conversa com Inês no dia 15 de janeiro.

SOBRE AS PERSONALIDADES

José Possi Neto (1947)

É diretor de teatro, iluminador, cenógrafo e figurista. Respeitado no meio artístico, é um dos profissionais mais requisitados da área. Dirige importantes espetáculos de dança, shows, peças de teatro e musicais. Paulistano, concluiu sua formação em dramaturgia e crítica na Escola de Comunicações e Artes da USP, em 1970. Foi diretor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde dirigiu montagens experimentais. Iniciou seu trabalho na dança em 1980, dirigindo Marilena Ansaldi num espetáculo inspirado na personagem Geni, da música de Chico Buarque. A partir daí, dedicou-se a espetáculos de dança-teatro em realizações inquietantes como Um Sopro de Vida, de 1979, e Picasso e Eu, em 1982, também com Marilena Ansaldi; Tratar com Murdock, coreografia de Victor Navarro, em 1981; e A Dama das Camélias, com o Balé da Cidade de São Paulo – grupo que dirigiu em 1983 -, entre outros. Ganhou o prêmio APCA de Melhor Diretor de Dança por Um Sopro de Vida (1979).

Nora Esteves (1948)

Nasceu em Porto Alegre e começou a dançar aos oito anos, no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova. Na sequência, cursou a Escola de Danças Clássicas Maria Olenewa. Aos 14, foi aprovada no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde, aos 17 anos, tornou-se primeira-bailarina. Ao longo de sua carreira, dançou em renomadas companhias como o Joffrey Ballet, em Nova York, Thêatre Populaire de Reims, Les Ballets de Marseille, Ballet Thêatre Contemporain e Ballet Thêatre Français, todos na França. Também trabalhou com diversos coreógrafos como Jérome Robbins, Gerald Arpino, Robert Joffrey, Willian Dollar, Oscar Arraiz, George Skibine e outros. Sua carreira é marcada pelo forte laço com o Brasil e com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde até hoje ministra aulas. Atualmente, também exerce função pedagógica no Centro de Movimento e na Companhia de Dança Deborah Colker.

Maria Pia Finócchio (1940)

Seu ideal sempre foi lutar pelos direitos da classe dos bailarinos e, ao mesmo tempo, popularizar a dança no Brasil. Sua carreira pode ser dividida em diferentes partes: sua entrada na Escola Experimental de Dança Clássica, posteriormente conhecida como Escola Municipal de Bailado (EMB), em São Paulo; a trajetória como primeira-bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo, os programas de televisão que apresentou e dirigiu no Brasil e no exterior, sua atuação como embaixatriz do Turismo, a articulação política à frente da Coordenadoria das Unidades de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura, e seu modo de olhar para a dança frente a presidência do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (Sindidança).

Paulo Pederneiras (1951)

Diretor artístico do Grupo Corpo de Belo Horizonte, é diretor, iluminador e cenógrafo. Assina projetos museográficos de iluminação de óperas e intervenções no Brasil e exterior. Iniciou-se no mundo das artes como iluminador no Grupo Trans-Forma, de Marilene Martins, em Belo Horizonte, e posteriormente, em conjunto com seus irmãos, um grupo de amigos e o apoio dos pais – que cedem a casa onde moram. Tem a iniciativa de fundar um grupo de dança, surgindo assim, o Grupo Corpo. Desde o início, atua como diretor-geral e artístico do Corpo e assina diversos projetos de iluminação e cenografia, que em conjunto com as coreografias de Rodrigo Pederneiras, resultam em uma singularidade artística e brasileira.

SERVIÇO

Gravação Depoimento Público Figuras da Dança | José Possi Neto
Data: 12 de janeiro de 2016, às 20h

Figuras da Dança Comentado | Nora Esteves
Data: 13 de janeiro de 2016, às 20h

Figuras da Dança Comentado | Maria Pia Finócchio
Data: 14 de janeiro de 2016, às 20h

Figuras da Dança Comentado | Paulo Pederneiras
Data: 15 de janeiro de 2016, às 20h

Entrada Gratuita | Os eventos contarão com intérprete de LIBRAS
Local: Instituto Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo/SP)
Informações: (11) 2168-1777 ou (11) 3224-1380 nos sites:
www.spcd.com.br ou www.itaucultural.org.br



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Figuras da Dança ganha programação no Instituto Itaú Cultural Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance