Hot News MD
terça-feira, 3 de maio de 2016

Festival Atos de Fala dos dias 13 à 22 de Maio no Museu de Arte do Rio

Gentileza de um Gigante - Foto: Vera Marmelo

Festival Atos de Fala apresenta programação inovadora com palestras-intervenções, videos-ensaios, esculturas-arquivos e espetáculo internacional inédito no MAR e no Oi Futuro Ipanema. De 13 a 22 de maio, entrada franca

Em sua terceira edição, o Festival Atos de Fala, que acontece no Oi Futuro Ipanema, no MAR – Museu de Arte do Rio, investiga o mote  “Volta à Futuridade”. Os curadores Cristina Becker e Felipe Ribeiro convidaram artistas brasileiros e internacionais para especular nossas perspectivas de futuro em plataformas diversas.

Mundo da Dança nas Redes - Facebook | Twitter | Instagram | Youtube


No MAR, será apresentado o espetáculo inédito Supernatural, uma produção suíça dos artistas Simone Aughterlony, Antonija Livingstone & Hahn Rowe. Eles encenam um inquérito sobre a ecologia política das coisas e as percepções de gênero. “Seria este movimento uma pesquisa ou uma divertida prática de pós-pornô? Seja o que for, traz corpos e companheiros materiais em uma conversa para compreender que não há nenhuma diferença entre ser excitado, ser excitante e ser excitado com”, provocam os artistas.

No Oi Futuro Ipanema, a Galeria 1 será ocupada pelo video-ensaio Vida-Veste-Ruídos, criado especialmente para o Atos de Fala por Flávia Naves e Sebastian Wiedemann, e pela instalação sonora A Conversa Infinita‐Sala Escura, de Alexandre Veras. Já a Galeria 2 receberá as palestras-intervenções Gentileza de um Gigante - viagem a uma planície enrugada, de Gustavo Ciríaco, Jogo de Varetas, um Livro de Guerra, de Manoel Ricardo, e Ectoplasma, de Luísa Nóbrega. Após cada palestra-intervenção, o artista cria uma escultura-arquivo que ocupa e compõe a galeria a partir do dia 15 e vai se transformando até o último dia do festival.


Ajude nos a manter este Site ativo, faça uma DOAÇÃO


O festival terá também uma noite especial no clube social Turma Ok, a mais antiga casa LGBT em atividade do mundo, criada em 1961, na Lapa, com uma performance da diva Sharon Shisnayder.

Atos de Fala é um festival pioneiro animado pela força de ação política e poética das palavras. “As palavras estão constantemente criando nossos corpos, nossas formas de agir no mundo, e por isso pensamos numa plataforma que investigue artisticamente essa performance. O que nos interessa é como a representação cria mundos e não como ela o substitui. Neste sentido, o mote Volta à Futuridade nos ajuda bastante, pois ter o Futuro como um horizonte é uma maneira de trazer sua força para o presente, e me parece que esta é a grande disputa que vivemos nesse momento no país, mas certamente de maneira global. Estamos num momento em que nossas relações políticas e sociais passam decididamente por questões contrassexuais, ecológicas e mesmo o reconhecimento do inorgânico”, observa Felipe Ribeiro. “Nós estamos especialmente interessados em como a arte lida com essas ambivalências e em como agrupamos num festival ações que ao mesmo tempo experimentem outros modos de vida e nos suscitem afetos e questões sobre outros pontos de vista”, completa Cristina Becker.

Atos de Fala, uma iniciativa inédita alinhada às tendências artísticas mundiais, realizou a sua primeira edição em 2011 e, a segunda, em 2014, no intuito de consagrar as palestras-intervenções e os video-ensaios no cenário artístico nacional. As palestras-intervenções encontram uma dinâmica própria ainda pouco explorada no país, tanto pelos artistas quanto pela academia. Tendência mundial no campo da performance, elas são híbridos de obra e processo, onde o artista percebe que sua consciência do movimento, as maneiras e caminhos de se utilizar da tecnologia são potenciais elaborações teóricas. Outra plataforma presente no festival, os videos-ensaios são considerados o correspondente das palestras-intervenções no audiovisual. As esculturas­-arquivos são trabalhos historiográficos da palestra­-intervenção realizada no dia anterior. Cada artista pode intervir nos rastros de sua palestra-­intervenção, rearrumando­-os, adicionando materiais, inclusive de mídia, e até mesmo retirando outros que não importem à feitura da escultura­arquivo. A idéia é que esta peça remeta ao acontecimento do dia anterior (arquivo) mas seja uma peça autonoma na medida em que mesmo quem não esteve presente à palestra-intervenção possa apreciá-la (escultura).

Atos de Fala 2016 conta com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da Oi, e apoio do Goethe Institut Rio, Instituto Italiano di Cultura Rio, Consulado Geral da Suiça Rio, Oi Futuro e Oi Kabum!

Supernatural

Programação  AdF.16 

Oi Futuro Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 54, Ipanema, Rio de Janeiro – tel. 3131- 9333 – Entrada Franca

Galeria 1 (1º andar)

13 (sexta) a 22 (domingo) de maio, de terça a domingo, 13h às 21h, classificação etária: livre
- Vida-Veste-Ruídos, videoensaio de Flavia Naves e Sebastian Wiedemann.
Uma correspondência entre dois amigos. Uma performer envia uma carta pelo correio para um cineasta que só pode lhe responder com imagens e sons.
- A Conversa Infinita‐Sala Escura, instalação de Alexandre Veras.
Em travesseiros brancos colocados sobre a parede da galeria, nos quais estão acoplados aparelhos de áudio, são reproduzidas 80 conversas sobre o cansaço.

Galeria 2 (3º andar)

 14 de maio (sábado), 18h, classificação etária: 14 anos
Gentileza de um Gigante - viagem a uma planície enrugada, palestra-intervenção de Gustavo Ciríaco.

Concepção e direção: Gustavo Ciríaco.
Performance & colaboração: Natália Viroga & Gustavo Ciríaco. Desenho de luz: Santiago Tricot.
Cenografia: Juan Pablo Campistrous.
 Apoio: Programa Iberescena Criação Dramatúrgica e Coreográfica Em Residência 2016.



Um homem, uma mulher e o mudo recriado sobre uma superfície. A performance acontece a partir do manuseio de pequenas paisagens efêmeras, montadas em cena com a manipulaão de materias industriais. O domínio entre humano e natureza esbarra no inominável, no incapturável. O que a paisagem representa para a dimensão humana?

15 (domingo), 13h às 21h, classificação etária: livre
Escultura-Arquivo de Gustavo Ciríaco.

17 de maio (terça)
13h às 21h – Escultura-Arquivo de Gustavo Ciríaco, classificação etária: livre
18h – Jogo de varetas, um livro de guerra, palestra-intervenção de Manoel Ricardo, classificação etária: livre.
“Ler é fazer o corpo trabalhar” (Roland Barthes). Um convite ao público para participar de um jogo, com vários exercícios para o corpo e uma série de modos de ler. Jogo de varetas, um jogo de Guerra, será realizado em um círculo sem centro com 11 cadeiras, um foco de luz de bico. Público e propositor estarão em busca do foco de luz.

18 (quarta) e 19 de maio (quinta),
13h às 21h, classificação etária: livre
Esculturas-Arquivos de Gustavo Ciríaco e Manoel Ricardo.
15h – Ectoplasma, palestra-intervenção de Luísa Nóbrega, com participação de Helena Lessa e Julia Pombo, classificação etária: livre.
Uma performer-médium repete palavras pronunciadas por alguém do outro lado do oceano.

20, 21 e 22 de maio (sexta a domigo), 13h – 21h, classificação etária: livre
Esculturas-Arquivos de Gustavo Ciríaco, Manoel Ricardo e Luísa Nóbrega.


MAR – Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5, Centro - Rio de Janeiro – tel. 3031 2741.
20 (sexta), 19h, e 21 de maio (sábado), 18h, entrada franca (distribuição de senhas: 1h antes do início do espetácul0), classificação etária: 12 anos
Supernatural, de  Simone Aughterlony, Antonija Livingstone & Hahn Row
Observar o sobrenatural concede acesso a um corpo caleidoscópico compartilhado. Humanos e não humanos atuantes acampam em um terreno rosa quente sob um céu fluorescente grande e arregalado. Com machados, madeira, violino, eletrônicos e o corpo nu, Simone Aughterlony, Antonija Livingstone e Hahn Rowe encenam um inquérito sobre algumas questões vibrantes. Um debate quente sobre a ecologia política das coisas. Qual a diferença entre ser excitado, ser excitante e ser excitado­ com?

Criação & Performance: Simone Aughterlony, Antonija Livingstone, Hahn Rowe
Conceito: Simone Aughterlony. Som: Hahn Rowe
Conselho Dramatúrgico: Saša Bozic, Jorge León. Figurino: Antonija Livingstone, Judith Steinmann. Desenho de luz: Florian Bach. Diretor técnico: Ursula Degen
Gerência de Produção: Nicole Barras, Michael Nijs
Agradecimentos: Vladimir Miller, Anna Mülter, Lucie Tuma, Tobaron Waxman
Produção: Simone Aughterlony / Verein für allgemeines Wohl
Coprodução: Gessnerallee Zurich, HAU Hebbel am Ufer Berlin, Künstlerhaus Mousonturm Frankfurt, Theater Freiburg
Apoio: NATIONALES PERFORMANCE NETZ (NPN), fundo de coprodução para dança, financiado pelo Comissário de Cultura e Mídia do Governo Federal com base numa decisão do Bundestag alemão, Stadt Zürich Kultur, Kanton Zürich Fachstelle Kultur e Conselho de Artes Suiço Pro Helvetia.

Turma Ok

Rua dos Inválidos, 39, Centro – tel. 3177-0181
22 de maio (domingo), 20h, R$ 20,00, classificação etária: 18 anos
Shisnayder show, performance de Sharon Shisnayder.

ATOS DE FALA

Direção Geral: Cristina Becker e Felipe Ribeiro
Diretores Artísticos & Co-Curadores: Cristina Becker e Felipe Ribeiro
Produção Executiva: Patricia Bárbara
Diretoras de Produção: Renata Pimenta e Catarina Saraiva

www.atosdefala.com.br
https://www.facebook.com/Atos-de-Fala-148854745197312/?fref=ts
https://twitter.com/AtosdeFala

Patrocínio: Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Oi.

Apoio: Goethe Institut Rio, Instituto Italiano di Cultura Rio, Consulado Geral da Suiça Rio, Oi Futuro e Oi Kabum!

Parceria: MAR – Museu de Arte do Rio

Realização: Oi Futuro, Pig Soluções



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Festival Atos de Fala dos dias 13 à 22 de Maio no Museu de Arte do Rio Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance