Hot News MD
domingo, 14 de agosto de 2016

Cia. Sansacroma apresenta “Outras portas, outras pontes”


Cia. Sansacroma apresenta “Outras portas, outras pontes” nesta quarta-feira, no CEU Uirapuru
Espetáculo acontece na próxima quinta-feira, 10 de agosto, às 19h30, no CEU Uirapuru, com entrada franca

Na próxima quarta-feira, dia 10 de agosto, às 19h30, a Cia. Sansacroma apresenta o espetáculo “Outras portas, outras pontes”, criado para comemorar os dez anos da companhia, em 2012, e os cem anos do bairro do Capão Redondo, onde a Sansacroma nasceu. Desta vez, o espetáculo volta em cartaz de forma itinerante. E na quarta-feira (10) será apresentado no CEU Uirapuru, na zona oeste da capital.

Mundo da Dança nas Redes - Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

O espetáculo “Outras portas, outras pontes” propõe um olhar sobre o apartheid “gentil” existente no Brasil, quando negros operários são tratados como sub-cidadãos e os espaços físicos geram separações de classes numa cidade miscigenada. No segundo momento, a dança e o texto mostram quando a consciência desta separação se torna indignação e é transformada em materialidade poética, explorando questões como herança cultural e identidade do brasileiro.

“Outras portas, outras pontes” tem direção artística de Gal Martins (Prêmio Denilto Gomes 2013 na categoria Difusão da Dança, concedido pela Cooperativa Paulista de Dança), direção coreográfica de Yaskara Manzini, e trilha sonora composta pelo multi-instrumentista Cláudio Miranda, da banda Poesia Samba Soul e os músicos Zinho Trindade e MC Gaspar.

Ajude nos a manter este Site ativo, faça uma DOAÇÃO

Itinerância surge da necessidade de traçar trajetória


O espetáculo, antes concentrado nas ruas do Capão Redondo, extremo sul da cidade, tornou-se itinerante pela própria essência da peça, onde seu processo criativo abrange desde o resgate da ancestralidade africano-nordestina até o olhar sensível sobre as questões político-estéticas que permeiam a cultura periférica, dialogando diretamente com a pesquisa estética atual que a Cia vem desenvolvendo há cerca de dois anos, que Gal Martins nomeia de: “Dança da Indignação”.

Nesse processo, as indignações identificadas partiram principalmente dos espaços urbanos e comuns aos próprios bailarinos, moradores de regiões periféricas da cidade, lugares onde emergem causas e bandeiras sociais, políticas e poéticas. Segundo Martins, é na rua que essas indignações brotam, e onde as pessoas têm a possibilidade de gritar e expurgá-las.

A itinerância do espetáculo surge da necessidade de traçar uma trajetória dramatúrgica da história do bairro do Capão Redondo, mas principalmente como essa história dissipa e dialoga com a questão do apartheid social, fazendo assim uma relação com o apartheid da África do Sul, local e situação de onde surge a lenda do pássaro que dá nome à Cia. – Sansakroma -, uma espécie de gavião que protegia as crianças sul africanas nos massacres provocados pelo Apartheid.
 
Sobre a Cia. Sansacroma – Criada em 2002 pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins a Cia. Sansacroma tem se dedicado a desenvolver trabalhos baseados no hibridismo característico às criações coreográficas na contemporaneidade. Sua produção artística focaliza temas pertinentes à sociedade atual, no modo em que chegam e afetam a todos diretamente, seja no cotidiano das ruas, nas relações sociais e interpessoais, na mídia ou na própria arte. A Dança da Indignação, conceito criado pela artista, norteia a pesquisa de linguagem estética da companhia, que pretende reverberar no ato dançante as indignações coletivas, numa abordagem política-poética que aponta para as intersecções entre arte e vida. Tendo feito uma escolha singular ao atuar diretamente na periferia sul de São Paulo, este território influencia diretamente o seu processo artístico. O ponto de partida das criações são as poéticas do corpo negro, que circulam na população dessa região, a qual a companhia chama de indigenordestinafricana.

SERVIÇO:
Espetáculo “Outras portas, outras pontes”
Cia. Sansacroma
Direção: Gal Martins
Apresentação dia 10 de agosto de 2016, às 19h30,
CEU Uirapuru - Endereço: R. Nazir Miguel, 849 - Raposo Tavares, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3782-3143
Entrada franca
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60 minutos

FICHA TÉCNICA:
Direção e Concepção: Gal Martins
Intérpretes Criadores: Djalma Moura, Verônica Santos, Flip Couto, Ciça Coutinho e Érico Santos
Figurinos e Adereços: Mariana Farcetta
Trilha Sonora: Cláudio Miranda
Operador de Som: Piu Dominó
Ensaiador: Djalma Moura
Direção de Produção: Selene Marinho
Assistente de Produção: Dandara Gomes
Assessoria de Imprensa: Marcelo Dalla Pria
Aproximação com o Público: Ciça Coutinho e Dandara Gomes



author

Sobre o Autor:

Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes da Dança. Saiba mais sobre o Autor. Siga no Twitter: @mundo_danca

Assine e receba nossos posts em seu e-mail!

E-book Dança Gospel - Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que precisa saber para Dançar, Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento: Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Saiba como e ainda ganhe um Brinde!
Item Reviewed: Cia. Sansacroma apresenta “Outras portas, outras pontes” Rating: 5 Reviewed By: Roger Dance