Encerramento da 27˚ Edição do Seminário Internacional de Dança será neste domingo (23)


Com apresentações de coreógrafos estrangeiros, a gala que encerra as atividades do evento será aberta ao público no SESC de Ceilândia

Brasília, 18 de julho de 2017 - Um espetáculo de dança gratuito e aberto ao público, no SESC de Ceilândia, encerra as atividades do XXVII Seminário Internacional de Dança de Brasília. Depois de duas semanas de imersão no universo da modalidade artística, chega ao fim o maior evento do setor em Brasília. O Seminário reuniu professores nacionais e internacionais e bailarinos de todo o país. Ao todo, foram mais de 200 alunos a procura de conhecimento e profissionalização.


Mundo da Dança nas Redes - Facebook | Twitter | Instagram | Youtube


A noite de encerramento estará dividida em dois momentos: uma cerimônia de premiação para os vencedores do concurso internacional e as apresentações de dança. Estas começam com o balé do renomado coreógrafo alemão Uwe Scholz. O corpo de baile é formado por alunos do próprio Seminário que integram a Dance 2000, companhia temporária oficial do evento. Eles foram selecionados durante uma audição e ensaiados por Roser Munoz, docente do Centre de Dansa de Catalunya, na Espanha.

Em seguida, é a vez de valorizar a cultura brasileira. O brasileiro e Diretor Artístico da Companhia de dança canadense, Lamondance, Davi Rodrigues apresenta o balé Kauã, inspirado na cultura Tupi Guarani. “Kauã, na língua tupi-guarani, significa um ‘grande falcão’. Reflete a realidade da rica cultura brasileira indígena que desaparece todos os dias e, infelizmente, em um futuro próximo, se tornará uma lenda”, explica Davi. O bailarino, nascido e criado em Samambaia, retorna aos palcos do Seminário após dez anos. Em 2007, ele ganhou uma das bolsas para estudar no Canadá e lá concretizou a carreira artística.

Além das apresentações, no decorrer da noite, haverá um momento de reconhecimento: a premiação dos vencedores do concurso internacional. Na atividade, os bailarinos são estimulados a competir em diversas categorias de acordo com as modalidades, os estilos, as faixas etárias ou os níveis de técnicas.

Os alunos que mais se destacam são reconhecidos com participação em eventos internacionais, bolsas de estudos, estágios e contratos oferecidos por prestigiosas instituições parceiras de ensino no exterior. Nestes 26 anos de realização do evento, alunos se tornaram reconhecidos internacionalmente nas principais escolas de dança do mundo, como a Ópera de Viena, a Ópera de Zurique, o Ballet de Stuttgart, o Hannover (Alemanha), o Ballet du Capitole (Toulouse), o Jeune Ballet de France (Paris), entre outros.
O Seminário
Desde 1991, o Seminário é organizado pela bailarina Gisèle Santoro. O evento traz cultura, arte, eventos sociais e estimula o turismo em Brasília. “Sou uma apaixonada pela dança e quero levá-la para todos os públicos”, diz Gisèle. Para aqueles que não são bailarinos, mas, assim como Gisèle, veem a beleza da dança e seus benefícios, uma programação aberta ao público foi planejada para extrapolar as salas do Teatro Nacional Claudio Santoro.

O Seminário é uma realização da Secretaria de Cultura do DF, em parceria com a Associação dos Bailarinos Profissionais do Distrito Federal e a Associação Cultural Claudio Santoro. Os patrocinadores são: O Boticário e o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Entre os apoiadores culturais destacam-se a Secretaria de Turismo do DF, a Embaixada da Alemanha, a Casa Thomas Jefferson, o shopping Conjunto Nacional e a Capezio. Em reconhecimento a sua importância, em 2005, o evento passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do DF e do Conselho Internacional da Dança da UNESCO.

Serviço

Gala de Encerramento do XXVII Seminário Internacional de Dança de Brasília
Data e Local: 23 de Julho, às 19h
Local de realização: SESC Ceilândia
Classificação indicativa livre
Entrada gratuita, teatro sujeito à lotação


  • Site: http://www.dancebrasil.art.br 
  • Facebook: https://www.facebook.com/dancebrasil.art
  • Instagram: https://www.instagram.com/dancebrasil.art.br/



Compartilhe Google Plus

Sobre Roger Dance

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.