4ª Oficina de Dança do método DANCEABILITY em SP


NÚCLEO DANÇA ABERTA RECEBE INSCRIÇÕES DE 7 A 23 DE AGOSTO PARA A 4ª OFICINA DE DANÇA DO MÉTODO DANCEABILITY EM SP

Atividade, gratuita, contemplará cerca de 130 pessoas com ou sem deficiência. Aulas ocorrerão na Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 12/9 a 9/11. Método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com e sem deficiência, o DanceAbility terá sua 4ª Oficina realizada pelo Núcleo Dança Aberta entre os dias 12 de setembro e 9 de novembro, com aulas às terças e quintas, das 14h30 às 17h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro), em São Paulo.

A atividade, gratuita, é indicada para crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos. Dois grupos serão compostos para as aulas: o chamado Grupo I - Núcleo Didático será formado por pessoas interessadas em ter um contato mais profundo com a filosofia e o método DanceAbility. Seus integrantes participam de todos os encontros da oficina e, no segundo encontro semanal (às quintas-feiras), juntam-se ao chamado Grupo II. Este se destina a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, integrantes de ONGs, instituições e grupos inclusivos esportivos e artísticos, com participação somente às quintas-feiras e formação constantemente renovada.

O Grupo I – Núcleo Didático contemplará pessoas com ou sem deficiência, com interesses nas áreas de educação, terapia fisioterapia, liderança comunitária, artes e na abordagem didática. Em edições anteriores, reuniu artistas, professores da rede pública, terapeutas de diversas especialidades, arquitetos, pessoas envolvidas com a acessibilidade em museus e diversos profissionais de outras áreas que se tornaram aptos a usar a informação como multiplicadores.

Para participar da seleção pública deste Núcleo Didático, com 15 vagas disponíveis, os interessados poderão se inscrever entre os dias 7 e 23 de agosto. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.nucleodancaberta.com ou com envio de dados pessoais, currículo resumido e uma carta de interesse para contato@nucleodancaaberta.com.

Após uma pré-seleção, os candidatos qualificados passaram por entrevistas. A lista dos
selecionados será divulgada online no dia 7 de setembro. Já o Grupo II contará com várias turmas convidadas diretamente pela produção, semanalmente, cada uma pontuando uma diversidade diferente. Isso permite que a metodologia do DanceAbility seja utilizada com variações interessantes.

Informações podem ser obtidas através dos mesmos site e e-mail, ou ainda em contato direto com a produção da Oficina, pelo telefone (11) 99401-8419. O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao local de trabalho e assistência para locomoção.

A OFICINA

Definidos os participantes, o primeiro encontro semanal (terças-feiras) trará apenas o Núcleo Didático, com o intuito de abordar aspectos teóricos e práticos do método. O Grupo II se junta à turma no segundo encontro (quintas-feiras), para a prática do DanceAbility em aula aberta, com
acompanhamento de músicos.

Assim, durante dois meses, pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador. A proposta consiste em trabalhar a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua
própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

O encerramento se dará com uma improvisação dos participantes do Núcleo Didático, aberta gratuitamente ao público. “Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade”, avalia Neca Zarvos, coordenadora pedagógica do Núcleo.

É importante ressaltar que a atividade não forma professores de DanceAbility: essa certificação só é obtida nos cursos que o criador do método, o coreógrafo norte-americano Alito Alessi, ministra ao redor do mundo. A Oficina conta com os patrocínios da White Martins e EDP, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, além do apoio da Oficina
Cultural Oswald de Andrade.

NÚCLEO DANÇA ABERTA

É formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge. Foi fundado em 2007 por Neca, que há mais de 15 anos realiza trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility, incluindo a produção da primeira vinda ao Brasil de seu criador, Alito Alessi, em 1997, para a realização de workshops e apresentações de sua companhia, a Joint Forces Dance Company. Desde então, a promoção de atividades ligadas ao método tem sido uma constante em sua história. Além de aulas e participações em festivais, os principais projetos do Núcleo foram DanceAbility Brasil 2007 (que marcou o retorno de Alito para uma série de workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research); a realização de três edições da Oficina DanceAbility, em 2008, 2012 e 2014, respectivamente; o Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas, em 2014; e a Circulação do Núcleo Dança Aberta, levando palestras e oficinas de DanceAbility para dez cidades paulistas, em 2016.

“Nestes dez anos realizamos projetos que materializam nosso ideal de possibilitar encontros entre pessoas, respeitando e valorizando nossas diferenças. Buscamos reproduzir, mesmo que em escala limitada, um território acessível, que possibilite realmente a formação de grupos com diversidade – que entendemos como física, cultura, profissional, social, etária e também de características da mente –, onde todos tem possibilidade de escolha e autonomia”, comenta Priscila Jorge.

NÚCLEO DANÇA ABERTA 4ª OFICINA DANCEABILITY

INSCRIÇÕES GRATUITAS: De 7 a 23 de agosto de 2017.
OFICINA: De 12 de setembro a 9 de novembro de 2017.
Mais informações: www.nucleodancaaberta.com
contato@nucleodancaaberta.com | 11 99401-8419.


Compartilhe Google Plus

Sobre Roger Dance

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.