Rumos Cia Experimental retrata migração nordestina no Centro de Referência da Dança


O Cartografia do Possível do Centro de Referência da Dança apresenta nesta sexta e sábado (dias 15 e 16/6), às 19h, “Ô Saudade...”, trabalho coreográfico da Rumos Cia Experimental, contemplado em 2015 pelo VAI – Programa para Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura.

“Ô Saudade...” traz em seu enredo a migração nordestina; evidencia a figura do nordestino, que abandona sua terrapara buscarnovos caminhos e possibilidades, a despedida apaziguada pela esperança e o sentimento de saudade causado pelo distanciamento.

Tendo como ponto de partida o livro “Um Nordewste em São Paulo”, do escritor Paulo Fontes, que aborda a trajetória do povo nordestino em direção às grandes cidades do país, potencializada na década de 30, quando passou a ser oficialmente estimulada, a Cia buscou ouvir depoimentos de nordestinos que residem em São Paulo e um em especial, de Roberto Farias, que relata as lembranças de um almoço em família em sua terra natal - “... mesmo 31 anos longe, pude sentir o calor de Aracaju, o cheiro e o sabor da comida, ouvir as conversas e sentir a alegria de estarmos juntos...” –, foi fundamental para a criação.

Com concepção e direção de Carlos Veloso e Edson Burgos, que também integram o elenco, “Ô saudade...” conta ainda com os bailarinos Ana Lígia Costa, Beatriz Barros, Maria Clara Mirra, Thamiris Braun e Vinicius Baptista.  Camila Consoni responde pela técnica geral e Valdenir Dias de Souza assina o figurino.


Compartilhe Google Plus

Sobre Roger Dance

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.