Uma entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no Theatro Municipal apresentou o Festival de Dança de Joinville em Paulínia - Grand Prix Brasil.
O evento é uma parceria entre a Organização Social Festival de Dança de Joinville e a Secretaria de Cultura de Paulínia. O festival, que vai reunir os vencedores na cidade catarinense, acontece entre os dias 12 e 16 de outubro.
O evento é uma parceria entre a Organização Social Festival de Dança de Joinville e a Secretaria de Cultura de Paulínia. O festival, que vai reunir os vencedores na cidade catarinense, acontece entre os dias 12 e 16 de outubro.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_dança
Grand Prix Brasil
Vão vir à Paulínia os primeiros, segundos e terceiros lugares de todas as categorias que participarem da 29ª edição do Festival de Dança de Joinville. Aqui, eles vão se reapresentar por três dias e serão avaliados por uma outra comissão que vai escolher "o melhor dos melhores". "A avaliação será diferente, com corpo de jurados diferente. Joinville é Joinville", afirma Ely Diniz Filho, presidente da Organização Social que cuida do festival. "A coordenação será a quatro mãos", completa, indicando que o evento em Paulínia será comandado pelas duas cidades. Em Paulínia, a representante será Fernanda Chamma, bailarina e diretora artística do projeto Paulínia Ao Vivo. "É um prazer trabalhar com um secretário e equipe que batalham para que as coisas aconteçam, que fazem isso com um carinho muito grande. Tenho total liberdade aqui na cidade", afirma Fernanda.
Para o secretário de Cultura de Paulínia, Emerson Alves, o Grand Prix promete. "Vai ser o maior evento de dança em Paulínia", disse, empolgado. O dinheiro para a realização do evento será todo da iniciativa privada. Espera-se a vinda de centenas de pessoas entre dançarinos e turistas nos cinco dias de evento. Além das apresentações no Theatro Municipal, vão ser espalhados pela cidade vários Palcos Abertos, como acontece em Santa Catarina. Não há ainda uma definição de quem vai se apresentar nestes palcos e nem onde estarão localizados, mas se sabe que as companhias de dança que vão vir para a competição também podem se apresentar ao público.
Além das premiações em dinheiro (os valores ainda não foram definidos), vários olheiros vão estar na cidade buscando novos talentos, tanto nas ruas quanto no próprio Theatro Municipal. "Queremos que enxerguem Paulínia como um local de seleção", comenta Victor Aronis, diretor executivo do Festival. Se esta experiência der certo, a intenção da organização é criar uma espécie de "seletiva" em Paulínia, com vaga garantida ao vencedor para o Festival em Joinville. "É o desejo de todos nós", brincou Fernanda.
Workshops e Cursos de dança
