Quando os(as) dançarinos(as) estão em uma turnê de espetáculos. Muitas vezes encaram horas de estrada com ônibus ou até mesmo vôos demorados. De qualquer forma a viagem muitas vezes é longa e estressante. E para amenizar isso devemos tomar um cuidado maior na alimentação. Isto porque é ela que vai dar o equilíbrio, energia e sustentação para nossa performance durante a apresentação do espetáculo que esta por vir.
Pensando nisso o Blog Mundo da Dança trás até vocês alguma dicas de boa alimentação durante uma viagem. Isso é importante porque devemos manter o equilíbrio do metabolismo corporal, assim como mantemos os exercícios físicos, a limpeza de coreografia e tudo mais que é necessário para uma perfeita desenvoltura durante a performance da apresentação do espetáculo de dança.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Afinal de contas o que mais queremos é dar o melhor de nós em cima dos palcos da vida. E poder dançar com saúde e satisfação. Então vamos as dicas de alimentação.
Faça refeições regulares e evite os excessos
O desfaçamento horário altera o ritmo normal do organismo. Consumir três refeições por dia, em intervalos regulares, ajuda a manter os níveis de energia constantes. O pequeno-almoço é uma refeição muito importante, uma vez que repõe a energias após o jejum de uma noite inteira de sono. Esta refeição também fornece os nutrientes essenciais, que nos permitem pensar e enfrentar qualquer tipo de situação que nos apareça pela frente. Um bom pequeno-almoço é o primeiro passo para começar um bom dia.
Quando viajamos, o sono pode ser dificultado pelo desfasamento horário e por se estar num ambiente diferente. Os tipos de alimentos que são consumidos podem afetar o padrão de sono. Os alimentos necessitam de tempo para serem digeridos, por isso se você comer imediatamente antes de ir para a cama, o corpo ainda estará fazendo a digestão quando adormecemos, e consequentemente o descanso será dificultado. Se a refeição for muito rica em gordura, esta demora muito tempo a sair do estômago e a ser eliminada da corrente sanguínea, o que faz com que a digestão dessa refeição seja mais demorada do que a digestão de frutas, vegetais ou hidratos de carbono.
Hidrate-se
Beber líquidos suficientes é importante, especialmente durante e depois do voo ou viagem na estrada. Uma desidratação ligeira pode afetar a função mental. Além disso, a desidratação causada durante um voo (por exemplo) é um fator de risco para a trombose venosa profunda. A pressão da cabine durante o voo causa uma perda de água do organismo. Beber álcool no lugar da água ou sumos de fruta enquanto se voa piora a desidratação causada. O mesmo se aplica ao café e ao chá. Se não puder beber durante o voo, deve assegurar-se que se beba bastante água ou sumos de fruta após aterrissar, para se reidratar adequadamente. Já durante a viagem em estradas a hidratação também é tão quanto mais importante. Na verdade o corpo necessita bastante de água para um bom equilíbrio.
Conselhos para quando viaja
Comer de forma saudável é igual a comer em casa ou em viagem, no entanto, para encontrar os alimentos corretos é mais difícil em ambientes diferentes. Contudo, seguindo certas orientações simples poderá ajudar a manter-se em forma:
- Consuma alimentos variados. Comer alimentos variados facilita uma ingestão de nutrientes equilibrada. Se consumir porções de tamanho razoável, é fácil comer o que se gosta sem eliminar nada da sua alimentação.
- Faça escolhas saudáveis. Modere a ingestão de gordura, especialmente de gordura saturada, tal como de açúcar, sódio e bebidas alcoolicas. Consuma fruta e vegetais em abundância, de forma a atingir 5 porções diárias, e também cereais (ricos em fibra). Tenha em consideração a higiene dos alimentos para onde quer que vá, especialmente se for para destinos turísticos, como a Ásia, África e América Latina (cozinhe, tire a pele ou deite fora!).
- Não salte o pequeno-almoço. O pequeno-almoço é mais do que uma chávena de café ou um copo de sumo. Comer de manhã proporciona a energia necessária para iniciar o dia e mantém-nos sem fome ao longo do dia, o que nos ajuda a evitar excessos.
- Não omita refeições e tente comer de forma ligeira à noite. Tente não estar mais de 4 a 5 horas sem comer. Se chega à hora da refeição com fome, será pouco provável que consiga fazer escolhas saudáveis e irá comer de forma excessiva. Um aporte de energia constante faz-nos manter alerta. Além disso, não comer durante todo o dia e terminar o dia com refeições grandes e pesadas, interfere com a digestão e perturba o sono. Tente seguir os horários habituais na medida do possível.
- Desfasamento horário. Para reduzir ao mínimo este desfasamento, que perturba o ritmo natural do organismo, mude a hora do seu relógio no início do voo ou estrada e ajuste as refeições aos horários da zona onde está. Durma durante a viagem se for noite no seu destino ou mantenha-se acordado caso contrário.
- Tente comer uma refeição saudável e leve, antes da viagem, como salada, fruta fresca, sopa de legumes ou galinha cozinhada.
- Voar pode promover a desidratação, por isso beba água em abundância e sumos com baixas calorias (beber um copo de água por hora durante o voo protege da desidratação e do desfasamento horário).
- Modere as bebidas ricas em cafeína e não as use como substituto de refeição. A cafeína é um estimulante ligeiro e um elevado consumo desta contribui para a desidratação e perturbação do sono.