DançAção transforma Sorocaba em capital da dança entre os dias 26 a 30 de junho


Festival chega a 4ª edição e espera reunir público de mais de 10 mil pessoas em cinco dias de programação

Com expectativa de público de mais de 10 mil pessoas em cinco dias de programação, o Festival de Dança de Sorocaba – DançAção chega a sua 4ª edição entre 26 a 30 de junho e deve transformar Sorocaba em capital da dança, com mais de 200 coreografias de gêneros variados espalhadas pela cidade. Promovido pela Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD), com apoio da Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult), o festival terá programação no Teatro Municipal Teotônio Villela (TMTV), no Sesc Sorocaba, no Shopping Cidade, Creche Especial Maria Claro e Lar São Vicente de Paulo.

Ao todo, o DançAção recebeu neste ano inscrições de mais de 60 grupos de Sorocaba e região, além de outras cidades do Estado de São Paulo e de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, que apresentarão mais de 240 coreografias de gêneros como Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado, Danças Árabes, Danças de Salão, Danças Urbanas e Dança Popular, nas mostras Avaliativa, Competitiva e Aberta. Além dos grupos inscritos, seis companhias de dança de destaque na cena nacional se apresentam em Sorocaba durante o DançAção.

Mostras

As mostras Competitiva e Avaliativa serão realizadas de 26 a 29 de junho, de quarta a sábado, no palco do TMTV, com apresentações de coreografias que serão avaliadas por um corpo de jurados renomados e especializados em cada modalidade. Apenas os grupos participantes da mostra Competitiva concorrem aos prêmios oferecidos pelo Festival, que vão de troféus para os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada modalidade até prêmios especiais em dinheiro para Melhor Bailarina, Melhor Bailarino, Melhor Coreógrafo (a) e Melhor Apresentação de cada modalidade, entre todos os subgêneros e categorias. Nos dias das mostras competitivas também se apresentam as companhias convidadas, nos dias 26, 27 e 29, no TMTV; e, no dia 29, no Sesc Sorocaba.

Já a mostra Aberta será realizada de 28 a 30 de junho, de sexta a domingo, e levará coreografias a palcos abertos espalhados pela cidade. Segundo a gestora do projeto DançAção, Graça Giradi, a Mostra Aberta é uma oportunidade para quem não conseguir acompanhar as etapas competitivas no TMTV. “Já estamos na 4ª edição desse importante evento que visa valorizar os dançarinos e bailarinos da nossa cidade e região. Além disso, todas as pessoas poderão conhecer a dança como linguagem artística, proporcionando experiências estéticas que contribuirão para que se tornem mais sensíveis e críticas”, ressalta.

Os ingressos para o festival custam R$ 20,00 por noite e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.festivaldancacao.com.br; na Academia Athenas, na Rua Amazonas, 39, no Centro; ou na loja Sonho de Bailarina, na Rua Antônio Perez Hernandez, 125, Box 9, no Mercadão Campolim. Também haverá venda de ingressos na bilheteria do TMTV, nos dias do festival, ao preço de R$ 40,00. As apresentações no Sesc Sorocaba e nos locais da Mostra Aberta são todas gratuitas.

Confira a programação completa:

Mostras Avaliativa e Competitiva
Dias 26 a 29 de junho – a partir das 18h no TMTV.

Apresentações Cias Convidadas

·         Dia 26, quarta – a partir das 18h no TMTV

Abertura 1ª parte: Balé da Cidade de Santos – “Malandragem”.
Abertura 2ª parte: Faces Ocultas Cia de Dança – “Elis: Viver é melhor que sonhar”

·         Dia 27, quinta – a partir das 18h no TMTV

Abertura 1ª parte: Cia de Dança de Cubatão – “...E por falar em amor!”

·         Dia 29, sábado – a partir das 18h no TMTV

Abertura 1ª parte: Cia Kika Sampaio – “Caminhos”
Abertura 2ª parte: Apresentação de danças árabes com a bailarina Mahira Hasan

·         Dia 29, sábado – às 20h no  Teatro do Sesc Sorocaba

Cia Oito Nova Dança – “Juruá”

Mostra Aberta

Grupos inscritos realizam apresentações abertas de gêneros como Ballet, Jazz, Sapateado, Danças Árabes, Dança de Salão, Danças Urbanas e Dança Popular. As apresentações são todas gratuitas e acontecem nos seguintes horários e locais:

Creche Especial Maria Claro

Dia 28 (sexta) - das 13h às 15h

Lar São Vicente de Paulo

Dia 28 (sexta) - das 15h às 17h

Shopping Cidade (na praça de Eventos)

Dia 28 (sexta) - das 15h às 17h e das 19h às 21h
Dia 29 (sábado) - das 15h às 17h e das 19h às 21h
Dia 30 (domingo) - das 15h às 17h

SESC SOROCABA (na área de Convivência)

Dia 28 (sexta) – das 17h30 às 19h30
Dia 29 (sábado) – das 17h30 às 19h30

SERVIÇO:

4º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção
De 26 a 30 de junho em diversos espaços
Informações: www.festivaldancaacao.com.br, Facebook Festival DançAção ou  Instagram @festivaldancacao.


Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.