Você sabe como surgiu a dança Sertanejo Universitário?


Antes de falar de qualquer ritmo temos que estudar seu contexto cultural, levando em consideração as condições sociais, as tendências e gêneros musicais em alta na época de seu surgimento.

Contexto Cultural

O contexto cultural do Sertanejo partiu do Interior Paulista, Sul do país, Triângulo Mineiro, Sudeste Goiano e Mato Grosso, onde podemos ainda classificar o contexto cultural em 3 subgêneros:

1- Sertanejo caipira/raiz
2- Sertanejo romântico
3- Sertanejo universitário.

Música

A musica sertaneja sofreu modificações dentro do gênero musical que têm provocado confusões, discussões e debates sobre a forma artística de expressão do gênero. Entretanto se considerarmos os 3 subgêneros supracitados, podemos considerar que o sertanejo de raiz seria a música rural autêntica ou do homem rural autêntico enquanto o sertanejo universitário seria uma música feita, como “produto de consumo" nos grandes centros urbanos, inclusive em relação à linguagem e temas abordados em suas letras. Mas se transportarmos os subgêneros para a dança, concluiremos que o "Cowboy" tem uma ligação cultural rural e o dançarino da atualidade tem uma ligação cultural urbana influenciado por um modelo de "produto de consumo".

Dança

Já a dança veio em função do aparecimento de novas tendências no meio musical, e podemos afirmar que ela foi formuladas através de 3 grupos de pessoas, sendo respectivamente em ordem de influencia:

A- Cowboys (Dançarinos de Country – Line Dance: dança sem par e Two Step: dança com par)

B- Autodidatas do salão (Figura ativa nas baladas das regiões de Taboão e Embu onde se tornaram dançarino de expressão ganhando competições de sertanejo)

C- Professores de dança de salão (Profissionais em atividade nas escolas de dança que por necessidade da tendência do mercado começaram a criar metodologia para o gênero)

Assim como a musica, observa-se que o estilo de dança tem se propagado e sofrido mutações com maior intensidade em regiões da grande São Paulo, como nas cidades de Taboão da Serra, Embu, Cotia e ABC Paulista.

Atualidade

Hoje podemos classificar que o sertanejo pertence à dança de salão, pois são danças que tem como características o improviso que ocorre entre o par durante a dança. E o sertanejo teve influência direta em outros gêneros de dança de salão como o Bachata, Salsa, Samba Rock, Forró, Zouk e West coast swing.

Tendencia

Apesar das diversas opiniões sobre a mutação da musica e da dança sertaneja ao longo do tempo é importante que estejamos conectados como o mundo a nossa volta e com as tendências que são lançadas a cada dia, pois elas são nada mais que o reflexo das condições sociais / culturais do ambiente.

Pesquisa: Professor Junior Arruda /  Adaptação do texto: Professor Will Kbral

Fonte: Aula: "Sertanejo - Evolução, direção e tendência" Ministrada pelo professor Junior Arruda no "Sertanejo 360 Congress - 2016"


Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.