O poder da MULHER na SOCIEDADE e na DANÇA


A figura da mulher na sociedade já deixou de ser apenas um “Sexo Frágil”, passou a ter extrema importância dentro da sociedade atual, aparecendo cada vez mais como protagonistas, embora infelizmente ainda sofram em algumas situações com heranças históricas de anos atrás.

Com o passar do tempo, graças a lutas promovidas, como a do “Feminismo”, a mulher vem quebrando tabus e preconceitos na estrutura da sociedade atual, deixando de lado a imagem de ser apenas uma dona de casa de lado e assumindo cargos altamente remunerados em grandes empresas.

Apesar de superar essas barreiras ainda existem algumas diferenças no que se refere aos diferentes gêneros. A mulher dentro de muitas famílias, é a responsável pelas funções trabalhistas, mas também continua sendo a principal responsável com as funções domésticas. Se compararmos salários, o da mulher ainda é menor em relação ao homem, a diferença fica maior ainda se falarmos sobre as mulheres negras.

Na parte da política já foram superados vários desafios, como o fato de nunca ter havido uma presidente mulher no Brasil (Não vamos discutir aqui se ela foi boa ou não no cargo), mas se formos pegar os dados das eleições de 2014 por exemplo, pouco mais de apenas 9% dos candidatos eleitos nesse ano eram mulheres, um número ainda ridículo.

O fato positivo é que nos dias de hoje, graças as facilidade que a internet nos dá, diversas opiniões podem ser emitidas, diversos assuntos discutidos, várias informações a um clique de distância.

Se antes o negro, o gay, o nordestino e a mulher na sociedade não tinham o direito de adquirir novos conhecimentos, muito por culpa dos mais favorecidos esconderem ou não terem interesse em repassar conteúdos e informações, para continuarem a estar no controle da situação, hoje as coisas mudaram radicalmente.

Cada vez mais vemos mais facilidades, artigos e estudos com conteúdos extremamente relevantes e que uma pessoa com um celular simples pode acessar de qualquer lugar do planeta.

Mulheres nos Esportes:

O pensamento Machista de que “Esporte Não É Pra Mulher” vigorou por séculos, elas eram proibidas inclusive de assistir aos eventos esportivos na Grécia Antiga, sob a pena de morte, já que os atletas estavam nus durante as disputas.

Isso felizmente mudou, ainda não está perfeito mas as mulheres ganharam muito mais espaço dentro do cenário esportivo, Maria Lenk (Natação), Hortência (Basquete), Jaqueline e Sandra (Vôlei de Praia), Daiane dos Santos (Ginástica Artística), Rafaela Silva(Judô) e Marta (Futebol) são alguns exemplos de mulheres na sociedade que são vencedoras em suas histórias de vida

Mulheres em Profissões Consideradas Machistas

Quem disse que mulher tem nojo em sujar suas mãos? Quem disse que mulher não tem força nos braços? Quem disse que mulher quer viver a custa dos homens?

Sim, as mulheres estão invadindo profissões que eram dominadas apenas por homens há alguns anos atrás, como as de mecânicas, mestre de obras, caminhoneiras, motoristas de ônibus, empresárias, presidentas de repúblicas, entre outros.

Mulheres Que Dançam

A Dança é um tipo de atividade formidável, além de ser uma atividade física, ela pode mexer diretamente na auto estima de uma pessoa, é indiscutivelmente enorme os benefícios que a dança traz para a mulher.

A mulher que dança na sociedade atual é considerada mais sexy, mais confiante, podendo chegar até a intimidar muitos homens devido à postura adquirida nas aulas de dança.

Sabendo da transformação pessoal que a dança é capaz de exercer, muitas mulheres procuram a dança como alternativa para isso. Hoje cerca de 65% do público espalhado pelas escola de dança no Brasil é formado por mulheres, muitas delas relatam querer começar a dançar para poder distrair a mente de problemas relacionados a trabalho, família, relacionamentos e principalmente  como uma alternativa para alavancar a auto estima, melhorar o convívio social e querer se sentir mais sensual.

Inclusive as modalidades dançadas de modo individual, como a Dança do Ventre, atualmente são umas da mais procuradas por mulheres casadas e solteiras no Brasil, com o objetivo inclusive de ajudar a apimentar o relacionamento amoroso, ou a conquistar um namorado.

Alguns dos principais benefícios para quem dança são:

Corrige a postura
Modela o corpo
Eleva os seios
Diminui a barriga
Arredonda o quadril e os glúteos
Tonifica os músculos da coxa e da panturrilha
Dá flexibilidade
Aumenta a capacidade respiratória
Melhora o funcionamento do aparelho digestivo e dos rins
Auxilia no bem estar


Sobre Roger de Souza

É dançarino, coreógrafo e blogueiro. Autoditada e estudioso dessa arte, pretende dividir seu conhecimento, pesquisas e informações com todos os amantes do Mundo da Dança. Saiba mais sobre o Autor.